Saiba importância das métricas e monitoramento das mídias sociais
Podemos começar assim: as métricas e monitoramento das mídias sociais são vitais para você e seu negócio.
Para sermos sinceros, são mais do que vitais. São essenciais.
Elas garantem que as suas estratégias de marketing digital façam sentido e funcionem como o planejado, mostrando o que você está alcançado e conquistando com suas ações.
Mas calma, iremos explicar por etapas. Siga com a leitura!
Métricas e monitoramento das mídias sociais: o que são?
Para que você consiga entender perfeitamente o que significam, vamos defini-las individualmente.
Começando pelas métricas, elas são:
- Um conjunto de dados, informações, gráficos, números e regras que servem para a medição do seus resultados nas mídias sociais.
As métricas são muito interessantes para as suas atividades, especialmente para que você possa realizar o monitoramento:
- A análise dos resultados por meio das métricas obtidas. Dessa forma, você consegue entender o que está e não está funcionando em suas estratégias nas mídias sociais.
Quando você faz um bom monitoramento das métricas em mídias sociais, você fortalece seu planejamento e molda suas ações de forma que elas sejam certeiras para a obtenção de resultados reais.
Métricas de vaidade x métricas reais
O marketing digital está cheio de pegadinhas para quem realmente não conhece suas estratégias e formas de mensuração. Uma dessas pegadinhas, por exemplo, são as métricas de vaidade.
Elas são nada mais, nada menos, que informações que não mostram nenhum resultado efetivo. De nada adianta, por exemplo, você ter 150 mil seguidores nas redes sociais, mas apenas 2% deles serem ativos e engajados com a sua marca, né? Falamos mais disso nesse blog post aqui.
Portanto, dentre os inúmeros tipos de métricas (e existem muitas), você deve ficar atento principalmente a:
- Alcance;
- Volume;
- Cliques;
- Taxa de conversão;
- ROI – Return Over Investiment;
- Entre outros.
Mas preste atenção: tudo varia muito de estratégia para estratégia. Se o seu objetivo é conseguir curtidas, então elas podem ser uma boa métrica para você – ainda que likes não expõe resultados reais em muitos casos.
Por isso, larga a vaidade e monitore as métricas reais!
Por que o monitoramento das métricas é tão importante?
Ter consciência de realizar um bom monitoramento, analisando métricas reais, é importantíssimo.
- Garante que você tenha um panorama de todas as suas estratégias;
- Permite encontrar oportunidades para maiores e melhores resultados;
- Ajuda a controlar e evitar crises nas redes sociais;
- Auxilia a identificar aquilo que funciona, assim como o que deve ser repensado.
Por isso, quando você montar um planejamento para atuar nas mídias sociais, fique atento não somente na elaboração de conteúdo, mas no acompanhamento dos resultados. Uma bom estrategista de marketing digital não pode deixar isso de lado!
Caso você tenha dúvidas sobre o assunto ou quer obter resultados reais nas suas mídias sociais, você pode contar com a Voy. É só nos chamar para uma conversa clicando aqui.
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Sinta-se livre para contribuir!