Defina os KPIs do seu negócio e seja ainda mais assertivo

Defina os KPIs do seu negócio e seja ainda mais assertivo ao avaliar suas estratégias

Os Keys Performance Indicators (KPIs) são indicadores quantitativos que medem o desempenho dos principais processos internos das empresas, possibilitando o acompanhamento e gerenciamento das estratégias.

De maneira geral, podemos dizer que os KPIs são muito importantes para avaliar pontos essenciais aos negócios e mensurar o quão perto ou longe ele está dos seus objetivos e metas.

Se os KPIs apresentarem resultados positivos, significa que o negócio está no caminho certo. Mas, se forem negativos, acendem um sinal de alerta para que melhorias sejam realizadas na estratégia.

Assim sendo, podemos dizer que, ao definir KPIs para acompanhar, o seu negócio se torna ainda mais assertivo ao avaliar as estratégias. Afinal, se entra em um fluxo de melhoria contínua.

A seguir, vamos apresentar algumas dicas para que você possa definir que indicadores deve acompanhar na sua empresa. Também apresentaremos alguns exemplos de KPIs mais comuns. Acompanhe!

Afinal, como definir os KPIs que devem ser acompanhados no meu negócio?

Existem diversos KPIs que podem ser acompanhados pelas empresas. Por isso, é preciso ser certeiro no momento de escolher quais métricas serão acompanhadas. Caso contrário, você estará apenas desperdiçando energia do seu time para mensurar indicadores que pouco ou nada auxiliam no direcionamento de suas estratégias.

Basicamente, para definir os KPIs que devem ser acompanhados, deve-se observar quais são os objetivos de cada estratégia do negócio. 

Se você quer que a sua empresa tenha mais visibilidade, precisa acompanhar um conjunto de métricas. Agora, se o foco for a geração de leads e oportunidades para o time comercial, os indicadores já serão outros.

Por conta disso, é muito importante que os KPIs estejam diretamente relacionados ao planejamento estratégico da organização. Eles servem para mensurar os resultados das ações que foram definidas nesse documento. 

Para definir os melhores KPIs a serem acompanhados, é interessante conhecer as diferentes categorias de indicadores, bem como as características que eles precisam ter. Veja, na sequência!

Conheça as diferentes categorias de KPIs

Existem quatro diferentes categorias de KPIs que podem ser mensurados e acompanhados. Saiba mais sobre cada uma delas:

Indicadores de produtividade

Os indicadores de produtividade, basicamente, são aqueles que agem para mensurar a quantidade de recursos que a empresa utiliza para produzir ou realizar determinado produto ou serviço.

Ou seja, esse tipo de KPI serve para avaliar o rendimento dos processos da organização de forma contínua.

Indicadores de qualidade

Esse tipo de indicador mensura a qualidade das atividades que são realizadas nas empresas. 

Os indicadores de qualidade estão diretamente relacionados com os de produtividade. Afinal, não basta produzir rápido e realizar tarefas de forma inadequada, por exemplo.

Indicadores de capacidade

Esses indicadores analisam a capacidade de resposta dos processos por meio de uma relação entre as saídas produzidas e as unidades de tempo.

É importante acompanhar os indicadores de capacidade quando se quer descobrir o índice de competitividade de uma empresa no mercado, por exemplo.

Indicadores estratégicos

Sem dúvida os indicadores estratégicos estão entre os mais importantes para as empresas. Eles fornecem informações sobre como o negócio está em relação às metas e aos objetivos que foram definidos anteriormente.

Ou seja, servem para que se possa comparar o cenário atual da organização e aquilo que é esperado para que ela atinja.

Veja quais são as principais características de um bom KPI

Além das categorias de KPIs, é interessante conhecer quais são as principais características de um indicador para ser acompanhado. São elas:

Ser quantificável

É preciso que os KPIs sejam quantificáveis, ou seja, representados numericamente. Somente assim é possível mensurar os resultados dos negócios.

Ter relevância para o negócio

Como explicamos, nem todos os KPIs são relevantes para todos os negócios. É preciso analisar quais são as metas e os objetivos da empresa para escolher os melhores indicadores para se acompanhar.

Ser fácil de calcular

Um bom KPI também precisa ser fácil de calcular, para que você não precise fazer muitas contas e cálculos complexos para acompanhar os resultados do seu negócio.

Quais são os principais KPIs que podem ser acompanhados?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os KPIs e como escolher os melhores para ter assertividade no seu negócio, vamos apresentar os principais deles. 

A ideia é que você analise cada um dos indicadores e pense se é viável ou não acompanhá-lo na sua empresa. Vamos lá?

Taxa de churn

A taxa de churn mensura o quanto sua empresa perdeu de receita ou clientes. Ou seja, quanto menor ela for, melhor.

Para calculá-la, é bem simples: basta dividir a quantidade de clientes que perdeu até o final do período pelo total de clientes que iniciaram.

Se em um mês você fechou 100 novos clientes e perdeu 10, por exemplo, a sua taxa de churn será de 10%.

MRR 

A taxa de Receita Mensal Recorrente (MRR) é bastante usada por empresas que prestam serviços pagos por mensalidades recorrentes, como uma academia, por exemplo.

Para calcular o MRR, basta somar o valor pago por cada um dos clientes. Se você tem um produto cujo valor é R$ 50 e tem 100 clientes, seu MMR é de R$ 5.000.

CAC

O Custo de Aquisição de Clientes (CAC) mensura quanto a empresa precisou investir para conquistar as vendas para cada um de seus clientes em determinado período.

Para calcular o CAC, deve-se aplicar a seguinte fórmula matemática:

CAC = (INVESTIMENTO EM MARKETING + INVESTIMENTO EM VENDAS) / NÚMERO DE NOVOS CLIENTES

LTV

O Lifetime Value (LTV) mensura o lucro que um cliente gera para uma empresa enquanto mantém um relacionamento com ela.

A fórmula do LTV é a seguinte:

LTV = (TICKET MÉDIO x MÉDIA DE COMPRAS POR CLIENTE NO PERÍODO) X MÉDIA DE TEMPO DE RETENÇÃO DE CLIENTES

Taxa de conversão

Taxa de conversão é utilizada para mensurar resultados de modo geral, como a quantidade de leads que foram gerados em um formulário disponível em uma landing page.

Para calcular a taxa de conversão de leads, basta dividir as conversões pela sua audiência. 

Vamos supor que você conquistou 500 leads e a sua página teve 100 visitantes. Nesse caso, a taxa de conversão é de 50%.

Ficou mais fácil definir os KPIs do seu negócio? Caso tenha dúvidas, lembre-se que estamos sempre à disposição para ajudá-lo nas estratégias de marketing do seu negócio.

É só entrar em contato conosco e teremos satisfação em contribuir para que a sua empresa tenha excelentes resultados.

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