E-mail marketing: como garantir a entregabilidade para o funcionamento da estratégia?
Mesmo com o surgimento de novas formas de comunicação, como as redes sociais e os aplicativos de mensagens, o e-mail marketing segue sendo uma das melhores maneiras de nutrir leads, conquistar e fidelizar clientes para as marcas.
Isso ficou claro na mais recente edição do estudo “State of Inbound Marketing Trends”, realizado pela HubSpot. A pesquisa afirma que 95% dos profissionais de marketing entrevistados disseram que os e-mails são muito eficazes para cumprir as metas de negócios.
No entanto, para que o e-mail marketing funcione efetivamente, é necessário seguir alguns passos cruciais nesse processo, sendo a entregabilidade um dos mais importantes. Afinal, de que adianta criar um e-mail incrível se ele não chegar até a caixa de entrada da sua base de relacionamento e clientes em potencial?
Neste artigo, vamos dar dicas que ajudam a garantir a entregabilidade dos seus e-mails e proporcionar o funcionamento efetivo da sua estratégia de e-mail marketing.
Assim, a sua empresa terá mais oportunidades de se tornar protagonista nesse tipo de estratégia. Confira, a seguir!
Entregabilidade X entrega: entenda a diferença
Entrega e entregabilidade são conceitos diferentes, você sabia? Para ter sucesso ao desenvolver uma estratégia de e-mail marketing, é importante que ambos os termos sejam conhecidos.
A entrega se refere ao fato de que o e-mail foi entregue ao provedor do destinatário, ou seja, o servidor que recebeu a mensagem.
Nesse estágio, o servidor pode determinar se a mensagem será aceita ou rejeitada. Por exemplo, se o endereço de e-mail do destinatário estiver incorreto ou inexistente, o servidor de e-mail poderá rejeitar a comunicação.
Já a entregabilidade se refere à capacidade de um e-mail chegar à caixa de entrada do destinatário.
Isso significa que, mesmo que a mensagem tenha sido entregue ao servidor de e-mail, ela pode ser bloqueada por filtros de spam ou enviada para a pasta de promoções, por exemplo.
Nesse sentido, é importante que você entenda que a entregabilidade é influenciada por vários fatores, como a qualidade da sua lista de e-mails, o título e conteúdo do e-mail e as práticas de envio.
Para ter sucesso em uma estratégia de e-mail marketing, é importante focar tanto na entrega quanto na entregabilidade. Somente assim se terá a garantia de que os seus e-mails poderão ser recebidos e lidos pelos destinatários.
Acompanhando a entregabilidade dos seus e-mails
Acompanhar a entregabilidade é fundamental para garantir que seus e-mails estão chegando à caixa de entrada do destinatário e para identificar possíveis problemas.
A seguir, confira algumas dicas para acompanhar a entregabilidade das suas mensagens!
Verifique sua taxa de entregabilidade
A taxa de entregabilidade é o número de e-mails que foram entregues em relação ao número de e-mails enviados.
Você pode verificar essa taxa usando uma ferramenta de análise de e-mail ou monitoramento de entregabilidade, como, por exemplo, plataformas iguais ao RD Station, que possuem esse tipo de funcionalidade.
Monitore sua reputação de IP
A reputação do seu IP é uma medida da confiabilidade do seu servidor de e-mail. Se ela estiver baixa, seus envios podem ser bloqueados pelos filtros de spam.
Por isso, é importante que você verifique regularmente sua reputação de IP, utilizando ferramentas como o Sender Score.
Verifique a taxa de abertura e clique
Se as suas taxas de abertura e clique estiverem baixas, pode ser um sinal de que seus e-mails estão indo para a pasta de spam. Em alguns locais são chamados de bounce, classificados em duas categorias: soft e hard bounce. Do qual o soft pode alegar spam e o hard bounce pode alegar que o lead bloqueou o recebimento de suas comunicações. E entre mais algumas outras alegações.
Monitore essas métricas regularmente para identificar possíveis problemas com a entregabilidade.
Mantenha sua lista de e-mails atualizada
Verifique regularmente sua lista de e-mails para garantir que todos os endereços cadastrados sejam válidos e ativos.
Se você enviar e-mails para endereços inativos ou incorretos, isso pode prejudicar a entregabilidade e aumentar sua taxa de rejeição.
Ao seguir essas dicas, você poderá monitorar a entregabilidade da sua estratégia e garantir que seus e-mails cheguem à caixa de entrada dos destinatários.
Nunca utilize lista fria
Como o nome já diz, é uma grande fria mesmo apostar nesse tipo de lista. Elas significam que são listas de leads que nunca tiveram nenhum tipo de contato com a sua empresa. Muitas vezes são listas compradas ou trocadas em prol de alguma estratégia com outras empresas.
Não aceite isso, inclusive, esse tipo de prática fere as políticas da LGPD, então se você deseja uma base de leads sólida, da qual a entregabilidade funcione de forma eficaz, comece do jeito certo. Aliás, quantidade não dita qualidade.
Boas práticas para garantir a entregabilidade em estratégias de e-mail marketing
Agora que você já sabe mais sobre a entregabilidade, é interessante que conheça certas práticas que podem ajudar a garantir que as suas mensagens cheguem aos destinatários.
Na sequência, veja uma série de ações que podem ser realizadas nesse sentido!
Configure o Sender Policy Framework (SPF)
O SPF é uma técnica convencional de autenticação de e-mail que ajuda a proteger o seu domínio contra ataques de spoofing.
Além disso, ele ajuda a garantir que suas mensagens de e-mail não sejam marcadas como spam pelos servidores de recebimento.
Por isso, é importante configurar o SPF corretamente para que seus e-mails não sejam considerados spam.
Configure o Domain Keys Identified Mail (DKIM)
O DKIM é uma técnica que detecta quando a mensagem é alterada ou mudanças não autorizadas são feitas no endereço.
Assim como é feito no SPF, é importante configurar o DKIM corretamente para melhorar a entregabilidade.
Configure o Domain-based Message Authentication, Reporting & Conformance (DMARC)
O DMARC é uma técnica que ajuda a proteger os usuários contra phishing e spam. Ele ajuda a verificar se os e-mails enviados pelo domínio do remetente são autênticos e também bloqueia endereços suspeitos.
De tal forma, para melhorar a entregabilidade dos e-mails, deve-se configurar o DMARC. Para isso, também é necessário atualizar o registro TXT no provedor do domínio.
Observe o Domain Name System (DNS)
O DNS é responsável por resolver nomes de domínio em endereços IP. Sendo assum, é importante que você verifique se o DNS está configurado corretamente para o seu domínio.
Também certifique-se de que o seu provedor de DNS tenha configurado corretamente as entradas necessárias.
Configure o DNS Reverso
O DNS Reverso é responsável por associar endereços IP a nomes de domínio.
Sendo assim, é importante configurar corretamente o DNS Reverso para melhorar a entregabilidade dos seus e-mails.
Inclua um link de descadastro
É importante incluir um link de descadastro em seus e-mails para que os destinatários possam optar por não receber mais e-mails da sua empresa.
Isso pode ajudar a reduzir a taxa de reclamações e melhorar a entregabilidade. Além disso, contribui para que a sua base seja formada por usuários que realmente têm interesse no seu negócio.
Tome cuidado com as imagens
Imagens em excesso ou muito pesadas podem prejudicar a entregabilidade dos seus e-mails. Aliás, as imagens podem nem chegar a abrir em determinados servidores de e-mail.
De tal modo, é importante otimizar as imagens e os seus tamanhos. Isso pode ser feito facilmente em qualquer software de edição de mídias.
Sabemos que há muita coisa para se preocupar ao executar estratégias de e-mail marketing. Por isso, contar com especialistas é importante, para ajudar o seu negócio a realmente ter sucesso e garantir uma boa entregabilidade das mensagens.
A Voy está à disposição para ajudar o seu negócio a melhorar as suas ações de e-mail marketing. Fale conosco e torne a sua marca uma protagonista digital!
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