A fusão entre o mundo online e offline: o que realmente é o cibridismo?
Talvez você ainda não conheça o termo cibridismo e o que ele representa. Porém, não há dúvidas de que esse conceito já faz parte da sua vida, principalmente no cenário pós-pandêmico que estamos vivenciando.
O cibridismo é um fenômeno que vem sendo estudado há anos por cientistas e especialistas no universo digital, como a pesquisadora brasileira Martha Gabriel. Porém, devido às restrições causadas pela pandemia da Covid-19, o tema se tornou ainda mais relevante no meio acadêmico, no mercado de trabalho e para a sociedade, de modo geral.
Cibridismo nada mais é do que estar online e offline ao mesmo tempo. Ficou confuso? Não se preocupe! Esclarecemos tudo para você, neste conteúdo. Vamos lá?
Cibridismo: entenda como estamos on e off ao mesmo tempo
Para que você entenda bem o que é cibridismo, vamos voltar um pouco no tempo, lá nos anos 2000, quando a internet ainda era bem diferente do que conhecemos hoje.
Vamos supor que lá, no início do milênio, você foi a uma festa com os seus amigos. No evento, você levou a sua câmera fotográfica digital e fez várias fotos legais para registrar esse momento.
Para compartilhar essas fotos e mostrá-las aos seus amigos que não foram à festa, no dia seguinte, você precisava sentar em frente ao computador, conectar a internet, abrir o seu Orkut ou Flogão e criar um álbum de fotografias para o evento.
Ou seja, era praticamente impossível viver realidades online e offline ao mesmo tempo. Tudo era muito delimitado e era preciso encerrar uma atividade no universo físico para depois iniciar outra no digital e vice-versa.
Hoje em dia, tudo é diferente! Carregamos conosco smartphones, tablets, notebooks e outros equipamentos que permitem que estejamos conectados 24 horas por dia.
Logo, se você for a uma festa, pode fazer fotos e vídeos e postar em tempo real nos stories do seu Instagram. Você estará online e offline ao mesmo tempo, tendo em vista que poderá interagir com as pessoas que estão no mesmo ambiente físico que você e também com os seus seguidores na internet.
Isso é ser cíbrido! Como diz a escritora Martha Gabriel: “Cibridismo é o fim da separação do online e do offline, que começou a acontecer quando as tecnologias digitais começaram a se disseminar em nossas vidas criando um hibridismo entre os nossos corpos biológicos e o ciberespaço”.
A pandemia da Covid-19 e a aceleração do mundo cíbrido
No livro “Você, eu e os robôs: pequeno manual do mundo digital”, Martha Gabriel explica que não estamos mais on ou offline, somos ambos ao mesmo tempo.
A escritora diz que não precisamos mais sair de onde estamos para acessar uma máquina para nos conectar online. Isso está se tornando cada vez mais evidente, inclusive, com o desenvolvimento da internet das coisas (IoT) e tecnologias vestíveis, como relógios, pulseiras, tênis e até roupas conectadas.
Também não podemos negar que a pandemia da Covid-19 impulsionou o cibridismo em todo mundo. Agora, as tecnologias são cada vez mais usadas em diferentes contextos da sociedade, promovendo interações entre os universos online e offline.
Vamos pegar como exemplo a área da educação. Quando o novo coronavírus surgiu, todas as escolas e faculdades tiveram que suspender as aulas presenciais e promover encontros online.
Conforme a pandemia foi melhorando e os protocolos de segurança se tornando menos exigentes, algumas instituições de ensino voltaram a oferecer aulas presenciais.
Porém, os encontros seguiram sendo transmitidos ao vivo pela internet, para que os alunos que ainda não se sentem seguros para retornar ao convívio presencial com outras pessoas possam assisti-los em casa.
O professor, nesse caso, está inserido em uma realidade cíbrida. Afinal, ele está falando ao mesmo tempo com os alunos que estão presencialmente na sala de aula e com os que acompanham os ensinamentos pela internet.
O mesmo tem acontecido em diversos campos da sociedade, como as reuniões empresariais, por exemplo.
O cibridismo no marketing: como pensar e implementar estratégias desse tipo?
Tendo em mente que somos cada vez mais cíbridos, as marcas precisam ficar atentas sobre como atender a essa realidade no marketing. Ou seja, como desenvolver estratégias que são online e offline ao mesmo tempo.
Para isso, é preciso pensar “fora da caixa” e desenvolver ações que permitam promover a sua marca no mundo físico e digital ao mesmo tempo.
Nos restaurantes e cafés, por exemplo, podem ser criados cantinhos “instagramáveis”, com cenários em que os clientes possam fazer fotos divertidas para postar nas redes sociais, enquanto consomem os seus produtos.
Já as lojas físicas, podem usar recursos de realidade aumentada, como os QR Codes. Pode-se criar um código para ser colocado junto às prateleiras dos produtos, direcionando o usuário a assistir um vídeo ou ler um conteúdo que mostre como usar aquilo que está sendo vendido, por exemplo.
A realidade virtual, que simula interações entre ambiente físico e digital, também pode ser explorada. Em uma estratégia de branding, por exemplo, pode ser criado um jogo digital para que os usuários tenham mais engajamento.
Enfim, são muitas as possibilidades de explorar o cibridismo no mundo dos negócios. Quem for criativo e conseguir tirar o máximo de proveito disso, terá os melhores resultados em marketing.
Gostou deste conteúdo e quer sempre acompanhar novidades interessantes nas suas redes sociais? Então, siga a gente no Instagram e no Facebook! Sempre trazemos conteúdos valiosos sobre marketing, comunicação digital e negócios!
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Sinta-se livre para contribuir!