Como tornar suas reuniões de Brainstorming mais produtivas
Vivemos rodeados por informação vinte e quatro horas por dia. Isso faz com que se torne cada vez mais difícil apurar estas informações para a criação de soluções eficientes. No entanto, é possível realizar reuniões de Brainstorming mais produtivas para o estímulo e a seleção de ideias eficazes.
Mas afinal, o que é Brainstorming?
O Brainstorming, em uma tradução literal, significa: ´´tempestade de ideias“. Este processo consiste basicamente em uma dinâmica de grupo. Nela, cada atividade desenvolvida tem o objetivo de estimular a criatividade dos indivíduos, e assim, gerar novas ideias.
Para que o processo de Brainstorming seja realmente eficaz, é necessário que se siga alguns princípios básicos. Dá uma olhada nas nossas dicas!
Tenha objetivos claros em reuniões de Brainstorming
Para que a conversa entre os membros da equipe não se torne vaga e sem sentido, é necessário que o objetivo a ser alcançado seja estabelecido previamente.
- Os objetivos podem ser diversos de acordo com as necessidades da empresa, podendo ir de soluções para um problema interno identificado, até a criação de um novo produto para a marca.
- Objetivos específicos criam soluções claras e com resultados mais eficazes.
Encoraje e estimule
Durante este processo, é preciso que as pessoas se sintam confortáveis a expor suas opiniões. Por isso, nada do que se é falado pode ser julgado ou descartado. Assim as pessoas se sentem abertas a compartilharem sua visão sob os problemas apresentados, e novas boas ideias podem surgir.
- O ambiente escolhido para este exercício também deve ser criativamente estimulante. Evitar sons altos, cores fortes e imagens chamativas no ambiente, evita que a atenção dos participantes se disperse.
- Uma dica de otimização é enviar aos membros da equipe, previamente, materiais que expliquem o objetivo da atividade e os orientem a já pensarem em algumas ideias.
Crie conexões
É importante também que se siga linhas de pensamento enquanto surgem as ideias. Um caminho para que isso ocorra da melhor forma é criar subtemas a serem discutidos.
- Com o decorrer da reunião o foco é ir alinhando as ideias que mais conectam-se ao objetivo central apresentado.
- Classificar as ideias já apresentadas também faz com que nada de relevante se perca durante as discussões.
Selecione
Nesta etapa é preciso escolher quais ideias que foram apresentadas são cabíveis de execução.
- Para isso, pode-se fazer por exemplo, uma votação. Nela os membros da equipe escolhem as melhores ideias, afunilando assim tudo o que foi discutido, no que há de mais relevante.
Defina seu caminho
Por fim escolhidas as melhores ideias, é hora de definir quais serão aplicáveis.
- É importante nesta etapa não descartar as ideias que restaram do processo de Brainstorming. Elas devem ser arquivadas para que no futuro possam também ser aplicadas para a solução de novos problemas.
- Para saber se as ideias que foram definidas estão compatíveis com as necessidades que a empresa\marca tem, é importante voltar aos objetivos. Ajustados todos os pontos, as ideias estão prontas para aplicação.
O processo de Brainstorming pode ser efetuado de diversas formas e para alcance de muitos objetivos. Esta é uma solução viável para a estimulação de ideias por profissionais de qualquer organização.
Quer saber mais dicas sobre como realizar um Brainstorming eficiente? Entre em contato conosco clicando aqui ou envie uma mensagem para o número (48) 99970-2623. Estamos disponíveis a atender você!