métricas e monitoramento das mídias sociais

Saiba importância das métricas e monitoramento das mídias sociais

Podemos começar assim: as métricas e monitoramento das mídias sociais são vitais para você e seu negócio.

Para sermos sinceros, são mais do que vitais. São essenciais.

Elas garantem que as suas estratégias de marketing digital façam sentido e funcionem como o planejado, mostrando o que você está alcançado e conquistando com suas ações.

Mas calma, iremos explicar por etapas. Siga com a leitura!  

Métricas e monitoramento das mídias sociais: o que são?

Para que você consiga entender perfeitamente o que significam, vamos defini-las individualmente.

Começando pelas métricas, elas são:

  • Um conjunto de dados, informações, gráficos, números e regras que servem para a medição do seus resultados nas mídias sociais.

As métricas são muito interessantes para as suas atividades, especialmente para que você possa realizar o monitoramento:

  • A análise dos resultados por meio das métricas obtidas. Dessa forma, você consegue entender o que está e não está funcionando em suas estratégias nas mídias sociais.

Quando você faz um bom monitoramento das métricas em mídias sociais, você fortalece seu planejamento e molda suas ações de forma que elas sejam certeiras para a obtenção de resultados reais.

Métricas de vaidade x métricas reais

O marketing digital está cheio de pegadinhas para quem realmente não conhece suas estratégias e formas de mensuração. Uma dessas pegadinhas, por exemplo, são as métricas de vaidade.

Elas são nada mais, nada menos, que informações que não mostram nenhum resultado efetivo. De nada adianta, por exemplo, você ter 150 mil seguidores nas redes sociais, mas apenas 2% deles serem ativos e engajados com a sua marca, né? Falamos mais disso nesse blog post aqui.

Portanto, dentre os inúmeros tipos de métricas (e existem muitas), você deve ficar atento principalmente a:

Mas preste atenção: tudo varia muito de estratégia para estratégia. Se o seu objetivo é conseguir curtidas, então elas podem ser uma boa métrica para você – ainda que likes não expõe resultados reais em muitos casos.

Por isso, larga a vaidade e monitore as métricas reais!

Por que o monitoramento das métricas é tão importante?

Ter consciência de realizar um bom monitoramento, analisando métricas reais, é importantíssimo.

  • Garante que você tenha um panorama de todas as suas estratégias;
  • Permite encontrar oportunidades para maiores e melhores resultados;
  • Ajuda a controlar e evitar crises nas redes sociais;
  • Auxilia a identificar aquilo que funciona, assim como o que deve ser repensado.

Por isso, quando você montar um planejamento para atuar nas mídias sociais, fique atento não somente na elaboração de conteúdo, mas no acompanhamento dos resultados. Uma bom estrategista de marketing digital não pode deixar isso de lado!

Caso você tenha dúvidas sobre o assunto ou quer obter resultados reais nas suas mídias sociais, você pode contar com a Voy. É só nos chamar para uma conversa clicando aqui.  

o que é inbound marketing

O que é Inbound Marketing e o que ele pode fazer pela sua empresa

Você sabe dizer o que é Inbound Marketing e como sua empresa pode obter mais resultados com a implantação dessa metodologia?

Se ainda não sabe, pode ficar tranquilo(a)! Hoje estamos aqui para te ensinar.

Com a modernização das tecnologias e a evolução do comportamento dos consumidores, as empresas acabaram buscando novas formas de ampliar a visibilidade dos seus negócios e conquistar novos clientes.

Mas então, o que é Inbound Marketing?

Primeiro, tente se lembrar daquele tipo de marketing invasivo.

Você recebia ligações constantes de empresas tentando vender seus produtos, mas muitas vezes você só os comprava para fazer o telefone não tocar mais.

Pois então, isso ainda existe… mas já não é tão bem visto.

Falar bem da sua empresa para um amplo público não irá ganhar a confiança das pessoas. O consumidor está cada vez mais exigente, participativo e prefere acreditar na opinião de pessoas comuns.

Como uma forma de superar essa publicidade tradicional, surgiu o Inbound Marketing: um conjunto de estratégias que busca atrair pessoas por meio de conteúdo de qualidade.

Assim, o público compra serviços e produtos com base em suas necessidades e desejos, jamais pela propaganda direta e abusiva direcionada para eles.

Ainda não entendi… me explica melhor?

Claro!

Pensa dessa forma hipotética: você quer saber qual o melhor tipo de carne para assar em um jantar de família. Você pesquisa isso na internet e, de repente, no meio de inúmeras páginas, você acessa um site com 10 opções de receitas.

Você se apaixona por uma dessas receitas, é perfeita para o seu jantar e você acaba decidindo fazer! Só que há um problema: existe um ingrediente inusitado que você nunca ouviu falar. Mas também há uma solução: o site de receitas vende exatamente esse ingrediente.

Então, para fazer essa receita perfeita e deixar todos os seus familiares felizes, você compra o ingrediente do site de receitas!

Percebeu o que aconteceu?

Você tinha uma necessidade, encontrou a resposta na internet e foi induzido(a), de forma objetiva e sutil, a comprar o produto de uma empresa.

Ninguém te ligou para falar incansavelmente do ingrediente até que você o comprasse. Ele foi comprado porque você descobriu e sentiu uma necessidade – muitas vezes, nem mesmo você sabia que a tinha.

E é isso que o Inbound Marketing faz. Ele permite que você resolva suas necessidades e desejos quando eles aparecerem. A pessoa busca uma resposta e, se você e sua empresa fizerem tudo certinho, conseguirão transformar a pessoa em um potencial cliente.

Quais os benefícios do Inbound Marketing?

São muitos, mas a gente fala os melhores:

  • Ele faz com que os clientes cheguem a você por meio de suas próprias pesquisas, sem a necessidade de investimentos em campanhas invasivas;
  • Gera leads qualificados, que eventualmente poderão se tornar novos clientes;
  • Amplia a visibilidade da sua empresa;
  • Engaja pessoas e possibilita que elas se tornem evangelizadores do seu negócio;
  • Aumenta o retorno sobre seus investimentos;
  • Diminui o custo com campanhas publicitárias, propagandas e materiais offline;
  • Estimula a comunicação e o relacionamento com o cliente;
  • Produz conteúdo segmentado e personalizado, assim você encontra o seu público ideal e jamais erra o alvo.

Legal, mas como funciona?

Antes de mais nada, o Inbound é uma estratégia de Marketing Digital. Ele engloba e explora mecanismos com blogs, sites, e-mails, redes sociais etc. Por isso, suas estratégias visam a produção de conteúdo personalizado, segmentado e muito bem afunilado.

Suas principais etapas consistem na atração, na conversão, no relacionamento, na venda e no encantamento. Você busca atrair uma pessoa, a converter em um lead, então mantém um relacionamento próximo e a induz a comprar.

Assim que há há um cliente novo, sua tarefa é encantá-lo para que se torne fiel a marca e, eventualmente, um evangelizador do negócio.

Mas para que tudo isso funcione, você precisa saber produzir conteúdo de forma adequada, fazendo pesquisas e compreendendo seu público e suas necessidades.

Portanto, é necessário conhecer os momentos de compra e estabelecer conexões de ponta a ponta, para que assim exista mais chance de aumentar sua carteira de clientes.

Se você quiser saber mais sobre o assunto ou implementar o Inbound Marketing no seu negócio, é só entrar em contato com a Voy CLICANDO AQUI. Ficaremos felizes em tirar todas as suas dúvidas e, quem sabe, montar uma parceria! 😉