Ferramenta de marketing digital: saiba a importância para sua empresa

Por que a sua empresa deve adotar uma ferramenta de automação de marketing digital?

Os recursos de automação estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia, seja no âmbito pessoal ou no profissional. Nas estratégias de comunicação e divulgação das empresas não é diferente. É por esse motivo que adotar uma ferramenta de marketing digital é tão importante.

Com esse recurso, a sua empresa poderá ter muitos ganhos em agilidade para captar novos leads e convertê-los em clientes. Além disso, poderá acompanhar relatórios em tempo real, para que as suas estratégias de inbound marketing sejam constantemente aperfeiçoadas.

Existem diversos exemplos de ferramentas de marketing digital no mercado. A RD Station, a LeadLovers e a Hubspot são exemplos de softwares que já ganharam popularidade entre os profissionais do segmento e tiveram a sua qualidade atestada.

Benefícios da ferramenta de marketing digital para empresas

O departamento de marketing das empresas pode se beneficiar muito com o uso de uma ferramenta de automação de marketing digital. Veja, na sequência, as principais vantagens que o seu negócio terá ao fazer esse investimento!

Criação de fluxos de automação

Com uma ferramenta de marketing digital você poderá criar fluxos de automação, que facilitam o trabalho de conversão de leads em clientes.

Um exemplo do uso desse recurso pode ser visto nas campanhas de fluxo de nutrição de leads por e-mail. Nesse caso, após o usuário executar uma ação, como baixar um e-book em uma landing page, se dá início à automação.

Assim, essa pessoa começará a receber e-mails com uma frequência pré-determinada em sua caixa de entrada. As mensagens devem fazer com que o usuário trilhe por todas as etapas do funil de vendas, até que se sinta seguro para efetivar uma compra e se tornar cliente.

Esse é apenas um exemplo do uso de fluxo de automação. Ele também pode ser usado para enviar newsletter para pessoas interessadas no seu negócio, rastrear pedidos, entre tantas outras possibilidades.

Construção de relacionamento com os contatos

Por meio de ferramentas de marketing, como a RD Station, é possível construir e manter um bom relacionamento com os seus contatos. Isso é fundamental para que você possa enviar os conteúdos certos, para as pessoas certas e na hora certa.

Em suma, quanto mais você souber sobre os seus contatos, como hábitos e gostos, mais conhecimento terá para criar estratégias de relações eficientes, que gerem um relacionamento duradouro. Dessa forma, as oportunidades de vendas recorrentes ocorrerão de forma natural.

Com uma ferramenta de marketing eficiente você poderá gerenciar e manter o histórico completo de cada contato da sua base de leads. Além disso, poderá criar diferentes tipos de segmentação, de acordo com classificações diversas e suas estratégias.

Isso possibilita um marketing de relacionamento muito mais próximo e pessoal. É possível enviar materiais com que as pessoas realmente se identifiquem e não algo genérico, que poderia ser enviado para qualquer um, em grande massa.

Acompanhamento de relatórios de métricas e KPIs

Com uma ferramenta de automação de marketing, você poderá acompanhar relatórios com métricas e indicadores de desempenho (KPIs) de suas campanhas. Isso acontece por meio da integração desses softwares com as suas redes sociais, sites, blogs, CRM, entre outros recursos.

Indicadores como o percentual de churn, o lifetime value, o ticket médio, o custo por lead, o retorno sobre o investimento (ROI), entre outros, poderão ser acompanhados ou calculados, com base nas informações disponíveis.

Ter esse conhecimento é necessário para que as estratégias sejam sempre monitoradas. Qualquer gargalo que for identificado poderá ser eliminado, para que o fluxo ocorra de forma contínua e proporcionem aumento da receita. 

Inclusive, o gestor de marketing terá conhecimento sobre os produtos ou serviços que mais geram vendas ou agregam valor à empresa. Dessa maneira, podendo direcionar as campanhas de publicidade para divulgar mais os itens que trazem maior retorno financeiro para o negócio.

Uso de inteligência artificial

Algumas das ferramentas de marketing digital oferecem recursos de inteligência artificial, que podem ser usados para melhorar as estratégias de relacionamento ou agilizar o atendimento aos clientes.

Os chatbots, por exemplo, podem ser usados nos chats das redes sociais e outros canais de atendimento para responder às dúvidas dos clientes. Para isso, basta que a equipe de marketing identifique os principais questionamentos feitos pelos usuários e prepare respostas para eles.

Recomenda-se a prática da estratégia chamada de atendimento híbrido de chat. Assim sendo, os robôs fazem o atendimento inicial e, se os usuários fizerem perguntas muito específicas, os atendentes humanos podem interferir e dar sequência.

Os recursos de inteligência artificial também podem ser usados em formulários para captação de leads, retenção de contatos, realização de pesquisas de satisfação etc.

De maneira geral, podemos dizer que uma ferramenta de marketing digital é um excelente suporte para as estratégias de qualquer negócio. Com esse tipo de sistema, praticamente todas as atividades mais operacionais são automatizadas, restando muito mais tempo para o time ter um pensamento estratégico e voltado para a obtenção de resultados.

Gostou de saber mais sobre as ferramentas de automação de marketing digital? Então, acompanhe as nossas redes sociais e fique sempre de olho em nossas dicas e novidades. Você nos encontra no Facebook e no Instagram.

Como otimizar sua landing page para obter uma maior taxa de conversão

Como otimizar sua landing page para obter uma maior taxa de conversão

Se você estudou um pouco sobre estratégias de inbound marketing, já deve ter ouvido falar em landing page, não é mesmo? Trata-se de uma página que contém elementos, em forma de formulário, que busca coletar dados importantes dos visitantes. Esses contatos captados são chamados de lead e são utilizados na estratégia de marketing digital, podendo seguir em uma jornada até se tornar uma oportunidade de negócio ou até mesmo um cliente.

Uma landing page pode ser estrategicamente linkada a um artigo de blog, para que o leitor se cadastre e faça o download de um e-book com mais informações sobre o assunto, por exemplo. 

Dessa forma, o usuário precisa compartilhar alguns dados, como o nome e o endereço de e-mail, em um formulário. Com essas informações, o time de marketing e vendas da empresa pode iniciar outras técnicas, como um fluxo de e-mail marketing, para transformar o lead em cliente.

Esse é apenas um exemplo da utilização da landing page no marketing digital, tendo em vista que a página de aterrissagem também pode ser utilizada para outras estratégias.

 

As 5 melhores dicas para aumentar a taxa de conversão da sua landing page

Independentemente da estratégia que pretende cumprir com a sua landing page, é interessante que você siga alguns critérios para que a taxa de conversão aumente. 

A seguir, apresentaremos algumas dicas que farão a sua página converter muito mais, aumentando o sucesso da sua estratégia de marketing e contribuindo para que os objetivos sejam alcançados.

 

1. Seja direto e simples no título da página

O título da sua página precisa ser simples e direto, já mostrando para o usuário o que ele obterá nela. Não adianta fazer um texto com muitos rodeios!

As pessoas são bombardeadas diariamente com muito conteúdo na internet e o seu precisa se destacar. Por isso, a página precisa ter títulos diretos, para que o visitante seja impactado assim que fizer uma leitura dinâmica no site.

 

2. Tenha um CTA objetivo

O Call To Action (CTA) é o botão que o usuário deve clicar para obter a oferta da landing page. É bem importante que você trabalhe técnicas de design, como o uso de cores chamativas, para que ele seja facilmente identificado pelo visitante.

Além disso, o texto do botão também precisa ser objetivo e não deixar dúvidas para quem o visualiza. Assim como o título, as frases devem ser simples e diretas, como “Baixe o e-book”, “Assista o webinar”, entre outros.

 

3. Trabalhe com o senso de urgência

O senso de urgência é um gatilho mental muito utilizado na escrita para web. A ideia é que o texto seja trabalhado de forma que limite o tempo do usuário em obter a oferta que está sendo oferecida.

Se você estiver usando a landing page para vender um produto por um preço especial, por exemplo, pode colocar um relógio contando quantas horas faltam para a oferta expirar. Isso fará com que o usuário perceba que não poderá comprar o item que deseja com desconto, caso não faça isso no tempo determinado.

Para não perder a oferta, o lead acaba comprando no ato e se tornando cliente. Ou seja, a conversão acontece por conta do senso de urgência.

 

4. Utilize provas sociais que comprovem a eficiência da oferta

Para que a landing page converta mais, você também pode usar outro gatilho mental, o da prova social. Nesse caso, é necessário acrescentar informações que façam com que o lead realmente acredite que a oferta resolverá a sua dor.

Imagine, por exemplo, uma landing page criada por uma escola de idiomas para vender cursos de inglês. Nesse caso, podem ser inseridos, em texto ou vídeo, depoimentos de ex-alunos, que salientem os pontos positivos das aulas e como elas ajudaram eles a se tornarem fluentes na língua.

Ao visualizar esses depoimentos, fica comprovado para o lead que a oferta é eficiente. Logo, as chances da página converter se tornam muito maiores.

 

5. Proporcione uma leitura em F

Ao desenvolver o layout da landing page, é interessante trabalhar com uma técnica conhecida como leitura em F. Isso porque, de acordo com pesquisas realizadas pelo Nielsen Norman Group, o cérebro humano segue um padrão, ao visualizar sites, que lembra o formato da letra F.

De acordo com essa teoria, visualizamos primeiramente duas linhas horizontais no topo da página e uma vertical no lado esquerdo. Essas, portanto, são as áreas quentes da landing page, tendo em vista que serão as primeiras a serem vistas pelo usuário.

A ideia é que as informações mais relevantes, como o título persuasivo e o botão de CTA, sejam colocados nesses espaços. As informações complementares e com menos relevância para converter o lead em cliente podem ser distribuídas em outros locais da página.

Em resumo, para que uma landing page aumente o seu poder de conversão, é preciso fazer um planejamento minucioso de texto e design. Redatores e designers devem trabalhar juntos e desenvolver um wireframe, que é uma espécie de mapa da página.

Ao formular o wireframe, se recomenda que a equipe pense como usuário e aplique as dicas que citamos anteriormente. Assim, chegará a um projeto eficiente e conquistará mais resultados positivos na estratégia de marketing digital.

Uma dica importante é fazer testes de recepção ao conteúdo. Se sua primeira landing page não anda bem, que tal tentar mudar um detalhe? Seja uma cor, um botão de ação ou uma palavra em destaque. Às vezes uma alteração pode gerar toda a mudança que você precisa, otimizando todo o processo.

Ficou com alguma dúvida ou precisa de ajuda para desenvolver uma landing page? Então converse conosco! Estamos à disposição para ajudá-lo!

Planejamento de marketing digital tudo o que você precisa saber para sua estratégia em 2021

Planejamento de marketing digital: tudo o que você precisa saber para sua estratégia em 2021

Com o início de um novo ano, você precisa repensar as estratégias em todas as áreas da sua empresa. Ao fazer um planejamento de marketing digital bem estruturado, por exemplo, você aumenta as suas chances de impactar o público certo, conquistar e fidelizar clientes.

Porém, se você não tem ideia sobre como fazer isso, não se preocupe! Preparamos este artigo, que apresentará um passo a passo sobre como criar um plano de marketing digital. Também apresentaremos as principais estratégias desse tipo para pequenos e médios negócios.

Pronto para fazer a sua empresa decolar no meio digital? Então é só seguir a leitura nos tópicos a seguir!

Passo a passo para fazer um planejamento de marketing digital

Antes de mais nada, você precisa entender o conceito de planejamento de marketing digital. Trata-se de um plano de ação que serve para construir as estratégias de marketing online que a empresa fará no decorrer do ano ou de um período preestabelecido.

O planejamento envolve a divulgação da marca, seu propósito, seus produtos ou serviços, bem como estratégias de relacionamento nos ambientes digitais. 

Veja, a seguir, um passo a passo para fazer um planejamento de marketing digital eficiente para o seu negócio!

 

1º passo: pesquisa interna e de mercado

O primeiro passo para fazer um planejamento de marketing digital é a pesquisa! O indicado é que as empresas façam um levantamento dos pontos fortes e dos pontos fracos do seu negócio no ambiente digital.

Também é necessário observar o mercado e a realidade na qual a empresa está inserida. A ideia é que se possa entender quais são as oportunidades que o seu negócio pode aproveitar e explorar nas estratégias de marketing digital.

 

2º passo: definição de personas

Antigamente, quando falávamos em campanhas de marketing, o termo muito comum utilizado era público-alvo. Porém, essa classificação, com o tempo, passou a ser muito generalista e insuficiente para definir o público de uma estratégia digital.

Agora é necessário definir personas, que são personagens semi fictícios, que representam os clientes ideais de uma empresa. É interessante criar perfis bem semelhantes aos seus compradores reais, para que se tenha um melhor direcionamento ao produzir conteúdos.

Pense, por exemplo, em uma loja de roupas femininas, que vende vários tipos de peças. O público-alvo desse estabelecimento são mulheres. Porém, dentro dessa classificação existem diversos nichos, que podem ser segmentados por idade, gostos, afinidades, necessidades, etc.

Um conteúdo com dicas de moda para uma senhora de 50 anos não deve ter o mesmo enfoque que o material voltado para uma moça que está na casa dos 20, por exemplo. Por isso, desenvolver personas é muito importante para saber com quem você está falando!

 

3º passo: crie planos de ação

Com base nos estudos de mercado e nas personas do seu negócio, devem ser criados planos de ação para o marketing digital. Assim, é nessa etapa que serão definidos quais são os canais a serem trabalhados na campanha.

Além disso, é importante que você estabeleça quais serão as estratégias de marketing digital que serão executadas, bem como quais são os recursos físicos e humanos necessários para conduzi-las. Também é relevante definir metas a serem alcançadas e as métricas que serão acompanhadas para mensurá-las. Outro ponto relevante, é ter um plano orçamentário, afinal, de nada adianta planejar se não tiver orçamento suficiente para realizar.

 

4º passo: conheça as principais estratégias de marketing digital

Existem diversas estratégias que podem fazer parte do seu planejamento de marketing digital. Isso não significa, no entanto, que o seu negócio precisa executar todas elas. 

O ideal é que sejam escolhidas as melhores estratégias, de acordo com os objetivos e as personas da empresa. Na sequência, apresentaremos as principais delas. Confira!

 

  • Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia focada na criação e distribuição de conteúdos relevantes para as personas de um negócio. Eles podem ser desenvolvidos em diversos formatos, como blogposts, e-books, infográficos, imagens e vídeos.

O principal objetivo do marketing de conteúdo é impactar as personas e tornar a marca relevante. Além disso, é importante salientar que uma boa prática é utilizar técnicas de SEO nos materiais, fazendo-os serem encontrados mais facilmente quando os usuários realizarem pesquisas no Google e outros buscadores. 

 

  • Inbound marketing

O inbound marketing é uma concepção do marketing focado em atrair, converter e encantar clientes. Uma metodologia utilizada no marketing digital, direcionada para objetivos específicos de cada empresa. Para que isso aconteça, a estratégia precisa ser como um guarda-chuva, que engloba outras ações e ferramentas do universo digital, como por exemplo o marketing de conteúdo, as ações nas redes sociais, etc.

Vamos para um exemplo prático: imagine, por exemplo, que a sua empresa produziu um e-book muito interessante sobre um tema de interesse da sua persona. Para fazer o download do material em uma página da internet, o possível cliente deverá compartilhar com você o seu endereço de e-mail.

Com esse dado em mãos, você pode iniciar uma estratégia de e-mail marketing, enviando periodicamente sugestões de leituras de artigos do seu blog, vídeos do seu canal no YouTube, etc. A ideia é começar a manter um relacionamento com essa pessoa, para que ela se sinta confiante e confortável para comprar com você.

Depois que o seu consumidor em potencial se apresentar bem nutrido de informações, você pode começar a enviar anúncios dos seus produtos ou serviços, para que a compra seja efetivada.

Resumidamente, o inbound marketing consiste em três etapas: atração, consideração e decisão. É necessário ser estratégico em cada uma dessas atividades.

 

  • Mídias sociais

As redes sociais não podem ficar de fora do planejamento de marketing digital. É interessante desenvolver estratégias para cada um dos canais que você deseja explorar. Afinal, não podemos esquecer que cada rede social tem suas especificidades, onde devemos explorar e aproveitar o melhor de cada uma.

O ideal é saber quais são as redes sociais que os seus clientes e prospects mais usam, para focar a estratégia em ambientes nos quais a sua audiência realmente se encontra.

Para ter mais sucesso nas mídias sociais, você também pode focar em anúncios pagos. Nesse caso, você investe determinada quantia de dinheiro no Facebook e no Instagram para que as suas publicações sejam vistas por mais pessoas.

Ao trabalhar com mídias pagas, você também pode segmentar os anúncios de acordo com a faixa etária, localização geográfica, interesses e outros nichos. Assim, poderá ter mais eficiência para atingir as suas personas, resultando em uma estratégia mais assertiva.

Pronto para fazer o seu planejamento de marketing? E que tal contar com a ajuda de especialistas para conquistar mais resultados positivos?

A Voy Agência Digital tem expertise na área e está à disposição para ajudá-lo. Entre em contato e converse conosco!