As 6 tendências do marketing digital para 2022
Com a chegada de um novo ano, a sua empresa precisa começar a se planejar para atingir os melhores resultados nos próximos meses. Para isso, conhecer as tendências do marketing digital é bem importante.
Você já está por dentro do que estará em alta no marketing em 2022? Caso ainda não esteja, precisa buscar informações o mais rápido possível, para que o seu negócio não seja ultrapassado pela concorrência.
Nós, do time da Voy, queremos ajudá-lo! Por isso, reunimos neste conteúdo o que deverá ser mais promissor para o marketing no decorrer de 2022. Confira, a seguir!
Veja as 6 principais tendências do marketing digital para 2022
Sem dúvida, a pandemia da Covid-19 impulsionou muito as vendas e os relacionamentos online, o que acabou ditando muitas das tendências do marketing digital em 2021.
Em 2022, não será diferente! O cibridismo, ou seja, o fenômeno de estar online e offline ao mesmo tempo, mais do que nunca, virou uma realidade. Praticamente todas as tendências do marketing digital para este ano são reflexos disso. Observe!
1. Eventos híbridos
De acordo com especialistas ouvidos pela BBC News, 2022 pode marcar o fim da pandemia, desde que as pessoas mantenham em dia o quadro vacinal e tomem os devidos cuidados, como distanciamento social e uso de máscaras em lugares públicos.
Tal realidade tem feito com que vários eventos presenciais já estejam sendo planejados para os próximos meses. Feiras, palestras, workshops, coletivas de imprensa, entre outras atividades do mundo físico devem voltar a ser organizadas pelo departamento de marketing e comunicação das empresas.
Porém, o formato híbrido deverá ganhar mais espaço. Isso quer dizer que os eventos serão feitos online e offline, até mesmo para evitar grandes aglomerações, enquanto o coronavírus não é totalmente controlado.
Grandes feiras de negócios, por exemplo, já estão divulgando as suas programações para o público presencial, mas também com transmissões ao vivo pela internet. Isso é interessante, inclusive, para alcançar públicos geograficamente distantes.
2. Uso de bots na comunicação
Cada vez mais os recursos de inteligência artificial estão se desenvolvendo e se tornando acessíveis aos usuários comuns.
Nesse sentido, o atendimento por bots, ou seja, robôs que simulam interações humanas, devem ser usados na comunicação.
Os bots podem ser usados em chats online, em aplicativos mensageiros, em chamadas telefônicas, entre outras situações de contato.
A ideia é que a inteligência artificial otimize os processos de comunicação, podendo esclarecer rapidamente as dúvidas dos clientes ou leads que entram em contato com a empresa, por exemplo.
3. Crescimento do uso de vídeos
Não é novidade que os vídeos ocupam cada vez mais espaço nas estratégias de marketing das empresas. Porém, em 2022, esse tipo de ação deverá crescer ainda mais, tendo em vista que esse tipo de conteúdo cada vez mais cai no gosto popular.
Quando falamos em vídeos, não podemos deixar de citar o Tik Tok, aplicativo chinês que já conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês, de acordo com uma reportagem do G1.
Os vídeos curtos do Tik Tok são cada vez mais consumidos. Por isso, vale a pena pesquisar se o seu público está entre os usuários da plataforma. Em caso positivo, produzir conteúdos para essa rede social pode ser uma grande sacada.
É claro que os vídeos mais longos e aprofundados seguem em alta. Para esse tipo de situação, outras plataformas, como o YouTube, o IGTV e o Facebook são mais recomendadas. Sem limitação de tempo, esses canais são ótimos para reviews de produtos, lançamentos, webséries etc.
4. Práticas de social selling
O social selling pode ser definido como um processo de prospecção de lead e geração e clientes a partir do relacionamento nas redes sociais.
Para isso, as empresas devem ser ativas nas mídias digitais e criar conteúdos engajantes, que estreitem os laços de relacionamento com seus possíveis compradores.
O social selling, no entanto, vai mais além e tem a ver com micro influenciadores internos, que distribuem ou criam conteúdos nas redes sociais.
Os vendedores da empresa podem ser orientados, por exemplo, a participar de grupos de discussão no Facebook, esclarecendo dúvidas e dando orientações relevantes aos usuários. Essa aproximação poderá resultar em mais vendas para o negócio.
5. Reaproveitamento de conteúdos gerados pelos usuários
User Generated Content (UGC) é o nome dado aos conteúdos que envolvem uma marca e que são produzidos pelos usuários comuns.
Exemplos de UGC são depoimentos de clientes deixados de forma espontânea nas redes sociais. Essas publicações podem ser replicadas, mostrando aos demais seguidores como as pessoas estão satisfeitas com o que a sua empresa oferece.
Para os seguidores, certamente vale muito mais a opinião de um usuário “gente como a gente”, do que a de um influenciador ou artista que foi pago para falar do produto ou serviço.
É indicado, inclusive, que as marcas promovam a geração de conteúdos pelos usuários, por meio de promoções e campanhas. Você pode sortear brindes para quem postar uma foto ou vídeo usando um produto comprado da sua loja, por exemplo.
6. Surgimento do metaverso
Recentemente, o Facebook anunciou que será uma empresa de metaverso. A ideia da gigante da tecnologia, que inclusive passou a se chamar Meta, é tornar popular um ambiente digital, que mescla realidade virtual, realidade aumentada e hologramas.
Usando óculos especiais e outros equipamentos, as pessoas conseguirão “mergulhar” em um ambiente virtual imersivo e hiper-realista. Na prática, poderemos sair da nossa realidade e vivenciar outras experiências, como se fosse um mundo paralelo.
O metaverso está entre as tendências do marketing digital para os próximos anos porque pode ser muito explorado pelas marcas.
Imagine, por exemplo, um e-commerce de roupas. A loja virtual poderá desenvolver uma tecnologia imersiva em que os clientes poderão usar a realidade virtual e aumentada para provar as peças e ver como ficam vestidos com elas. Isso melhora muito a experiência de compra online e aumenta as chances de conversão.
Essas são algumas das principais tendências do marketing digital para 2022 e os próximos anos. É claro que algumas podem estar mais próximas e outras mais distantes da realidade do seu negócio. Por isso, fazer esse filtro é muito importante, até mesmo para não desperdiçar dinheiro em algo que não trará resultados.
A Voy conta com especialistas que podem fazer um amplo diagnóstico e apontar quais são as principais estratégias de marketing que o seu negócio deve adotar para ter bons resultados em 2022. Entre em contato conosco!