Perfil do consumidor do futuro: estudo prevê tendências e análises do mercado para 2024

Perfil do consumidor do futuro: estudo prevê tendências e análises do mercado para 2024

“O consumidor de hoje é diferente dos consumidores de ontem e de amanhã. Em um mundo em rápida evolução, equilibrar as necessidades de hoje com as exigências do amanhã é algo fundamental para qualquer marca continuar existindo no futuro”.

A citação acima é de Carla Buzasi, presidente e CEO da WGSN, organização que realizou um estudo com tendências do perfil do consumidor do futuro, com foco no ano de 2024. 

Como o próximo ano já está ali, virando a esquina, é bom começar a pensar no seu planejamento estratégico. Como diz a frase de Buzasi, isso é essencial para o sucesso do seu negócio.

Por isso, pensamos que você acharia relevante conhecer a pesquisa da WGSN e preparamos um resumo especial. Acompanhe!

Tendências para 2024: os sentimentos do consumidor

A partir de uma metodologia própria, a WGSN descobriu que, em 2024, os consumidores deverão ver despertar sentimentos que se agrupam nas seguintes categorias:

 

  • Choque com o futuro: mudanças rápidas na sociedade e na tecnologia causam um sentimento de apreensão;
  • Excesso de estímulos: a sobrecarga emocional e um estilo de vida sempre conectado estão esgotando os nossos sentidos;
  • Otimismo realista: as pessoas estão mais realistas para encarar os problemas, deixando de lado a positividade tóxica;
  • Encantamento: volta dos sentimentos de fascinação que se mantiveram em segundo plano nos últimos anos.

 

Perfis do consumidor do futuro: conheça os 4 grupos identificados pela WGSN

Com base em dados levantados e nos agrupamentos de sentimentos anteriormente descritos, os pesquisadores da WGSN identificaram quatro grupos de consumidores do futuro. A seguir, conheça cada um deles:

1. Reguladores

Os regulares são pessoas da geração X, conhecida por seu apreço pelo controle. Esse perfil de consumidor está buscando estabilidade após anos de mudanças e incertezas por conta da pandemia. 

Composta por indivíduos na faixa dos 40 a 50 anos, a geração X agora desfruta de posições de liderança, com muitos deles ocupando cargos de CEO em empresas de destaque. No entanto, eles anseiam por previsibilidade em suas vidas.

Os reguladores experimentaram um aumento nas mudanças em suas vidas profissionais, tornando mais desafiador para eles absorver todas essas alterações. 

Nesse sentido, mudanças pequenas, como ter uma nova equipe ou gerente, têm um impacto mais significativo do que grandes mudanças, devido à sobrecarga cognitiva que provocam.

O comércio por voz e o “home commerce” estão se tornando populares entre esse público, oferecendo uma maneira mais simples e conectada de comprar. Isso ocorre especialmente para aqueles que enfrentam dificuldades na pesquisa de produtos online.

O desejo de estar presente e interagir com a família e amigos sem distrações de smartphones também impulsiona o crescimento do “home commerce”. 

Várias empresas já estão explorando formatos de TV commerce, permitindo que os espectadores comprem produtos diretamente dos programas que estão assistindo, por exemplo.

2. Conectores

Os conectores são uma geração que não segue a cultura da pressa, mas busca uma nova perspectiva de sucesso, redefinindo o compartilhamento por meio de compras coletivas e serviços de assinatura. Eles enfrentam uma tempestade perfeita devido às mudanças nos valores, da falta de serviços públicos, da inflação e dos baixos salários.

 

Eles também estão redefinindo a cultura da pressa, questionando a obsessão pela produtividade e adotando estilos de vida mais equilibrados. Na China, por exemplo, a Geração Z segue a cultura do “tang ping”, que vai na contramão do sucesso a qualquer custo em troca da saúde mental.

Em 2024, a tendência do compartilhamento será predominante! Os conectores estão investindo em compras compartilhadas, como imóveis, carros e escritórios. Espaços híbridos e sob demanda também ganharão destaque.

As empresas terão que se adaptar oferecendo ambientes de trabalho flexíveis, priorizando a saúde mental, permitindo o trabalho remoto e apoiando interesses variados de seus funcionários. A retenção de talentos dependerá de treinamentos e atividades educacionais.

Para os conectores, rótulos e etiquetas que garantam sustentabilidade e autenticidade impulsionarão as vendas. 

Em resumo os conectores estão redesenhando a forma como vivem, trabalham e interagem com o mundo, adotando uma abordagem mais equilibrada e centrada na comunidade.

3. Construtores de memórias

Os construtores de memórias são um grupo que se concentra no presente, simplificando a vida e valorizando o tempo em vez de buscar a perfeição. 

Eles encontraram conforto no passado, que é visto como estável e imutável, em contraste com os tempos incertos e estressantes do presente.

O estresse emocional causado pela pandemia levou muitos deles a buscar compensações para o tempo e memórias perdidas. 

Estudos indicam que o estresse pode afetar a formação da memória, tornando essas memórias vulneráveis ao esquecimento.

As tendências para os construtores de memórias incluem a popularidade da decoração retrô como uma busca por segurança no passado e o desejo de simplificar a vida. Isso inclui a eliminação de relacionamentos tóxicos e o foco em relações mais significativas.

O conceito de família está evoluindo, com a economia do cuidado ganhando destaque, à medida que as estruturas familiares se tornam mais diversas. A queda na taxa de natalidade e o aumento de solteiros estão contribuindo para essa mudança.

Essa geração também está reavaliando seu relacionamento com o trabalho, buscando maneiras de equilibrar o tempo dedicado ao trabalho colaborativo e ao tempo dedicado ao pensamento e reflexão. Eles veem o pensamento como um indicador de desempenho e procuram agendar reuniões estratégicas para discussões e tomada de decisões.

Estratégias de engajamento para atender aos construtores de memórias incluem investir na economia do cuidado, considerando produtos que permitam um envelhecimento saudável.

Além disso, deve-se abraçar o conceito de compras coletivas, aproveitando as novas dinâmicas familiares e de moradia multigeracional. 

As empresas devem adotar uma abordagem inclusiva e universal no design de produtos para atender às diversas necessidades desse grupo.

4. Neo-sensorialistas

Os neo-sensorialistas representam um tipo de consumidor híbrido que busca combinar o mundo digital com experiências no mundo real. 

Eles estão ávidos por utilizar criptomoedas para pagamentos físicos, desbloquear recompensas em metaversos para uso na vida real e investir em NFTs para adquirir obras de arte digitais que podem ser exibidas em suas casas. 

Em vez de temer a tecnologia, eles a abraçam com otimismo! Para atender a esse grupo, as empresas devem considerar estratégias que envolvam criptomoedas, NFTs e experiências imersivas, bem como explorar tecnologias hápticas e sensoriais.

E então, você gostou de saber mais sobre os diferentes perfis de consumidor para 2024? Com certeza, entender sobre isso trará uma luz para você direcionar os esforços da sua empresa para o próximo ano. Afinal, o maior objetivo de uma empresa que quer ter lucro é superar as expectativas de seus públicos.

Siga a gente no Instagram e fique sempre por dentro de novidades incríveis para tornar a sua marca protagonista em seu segmento.