Marketing digital 5 tendências para os próximos anos

5 tendências sobre o marketing digital para os próximos anos

É consenso entre os empresários que, hoje em dia, todas as empresas que desejam se dar bem no mercado e vender mais precisam investir em marketing digital. Independentemente do tamanho do negócio, a internet é um dos principais meios de chegar até os consumidores e tornar as marcas conhecidas.

 

As estratégias de marketing digital são as mais diversas possíveis. Pode-se investir em produção de conteúdo para blogs, redes sociais, e-mail marketing, inbound marketing etc.

 

Porém, o marketing digital está sempre evoluindo e é necessário ficar sempre de olho nas tendências. Apresentaremos, a seguir, algumas das novidades do segmento que devem estar em alta nos próximos meses e anos. Siga a leitura e faça o seu negócio sair na frente da concorrência!

1. Lives

A pandemia da Covid-19 fez com que as pessoas tivessem que passar mais tempo em casa. Sem poder fazer shows e aparições em eventos presenciais, os cantores e bandas tiveram que se reinventar e apostar em lives na internet para fazer as suas apresentações.

 

O formato caiu no gosto popular e logo os estrategistas de marketing digital viram um grande potencial nas lives. Exemplo disso pode ser visto em um mega evento online feito pelo Magazine Luiza, durante a Black Friday.

 

A Black das Blacks Magalu, como a live foi batizada, contou com a apresentação de Luciano Huck e Taís Araújo. Como convidados, a gigante varejista trouxe artistas que estão em alta na música atualmente, como Anitta, Glória Groove, Dilsinho e os Barões da Pisadinha.

 

 

O evento foi transmitido ao vivo pelo YouTube, pelo canal de TV Multishow e pela plataforma de streaming Globoplay. Entre uma atração e outra, os artistas faziam ações de merchandising dos produtos do Magalu, aproveitando a grande audiência para impulsionar as vendas.

 

É claro que nem todos os negócios podem fazer um evento dessa magnitude, mas apostar nas lives, fazendo transmissões em que esclarece dúvidas dos seus clientes, por exemplo, pode ser uma ideia para vender mais. Sem dúvida, essa é uma grande tendência do marketing digital para os próximos tempos. 

2. Humanização no marketing digital

O marketing digital também tende a ser cada vez mais humanizado e próximo dos consumidores. Nos últimos anos se tem percebido que a comunicação precisa ser cada vez mais nichada e próxima dos clientes.

 

As mensagens não podem mais ser generalistas e atingir a grande massa, por exemplo. Se a sua empresa fizer isso, é bem provável que não tenha tantos resultados positivos.

 

Ao desenvolver estratégias de e-mail marketing, por exemplo, é necessário que as mensagens pareçam que foram desenvolvidas exclusivamente para aquele destinatário. Os usuários estão cada vez mais rejeitando as marcas que não os tratam de forma única e individual.

3. Produção de conteúdo de qualidade e com profundidade

O marketing de conteúdo teve um grande “boom” nos últimos anos, o que fez com que muitas empresas começassem a criar muitos materiais, como blogposts, e-books, entre outros.

 

O problema é que muitas empresas pensavam no marketing de conteúdo apenas como uma estratégia para rankear melhor no Google, buscando meios para agradar os algoritmos, sem se preocupar na qualidade da mensagem que estava sendo passada

 

O que se percebeu com isso é que agora existe uma avalanche de conteúdos sobre todos os tipos de assunto na internet. Porém, se formos passar uma peneira, grande parte deles é superficial e não entrega respostas para os questionamentos dos usuários.  

 

A tendência para a produção de conteúdo no marketing digital, portanto, é o que chamamos de slow content. Trata-se de um modelo em que há uma desaceleração no processo produtivo.

 

As empresas perceberam que vale mais a pena produzir menos e apostar em conteúdos de mais qualidade, com profundidade nas informações. 

 

Os redatores e produtores devem investir mais tempo em pesquisa, apuração de dados com especialistas, entre outras táticas, para entregar materiais otimizados para SEO, mas que também façam a diferença para os usuários.

4. Marcas engajadas em causas sociais

Quem trabalha com inbound marketing sabe o quanto engajamento é importante. É preciso ganhar o cliente e fazer com que ele se sinta conectado com o seu negócio, por meio de estratégias de relacionamento e branding awareness.

 

É preciso ficar sempre de olho nos movimentos e causas sociais que os seus clientes apoiam e trazer essas narrativas para dentro da sua empresa. 

 

Recentemente, por exemplo, vimos o movimento Vidas Negras Importam, que combate o racismo, ganhar força em todo o mundo. Diversas marcas, como a Natura, se engajaram nessa causa nas redes sociais.

Porém, não adianta apenas fazer um post bonitinho e postar nas redes! O seu discurso precisa estar alinhado com as atitudes da marca. No caso da Natura, por exemplo, existe um coletivo de colaboradores que dedica parte de seu tempo para desenvolver as questões raciais na companhia. 

 

Logo, a marca demonstra que realmente se preocupa com essa causa e não apenas está tentando se promover em cima de uma luta que está gerando grande comoção e engajamento.

5. SAC 4.0

O SAC 4.0 é uma evolução dos serviços de atendimento ao clientes tradicionais. Por meio desse serviço, os consumidores podem resolver problemas ou esclarecer dúvidas por meio de diversos canais.

 

É importante que o SAC esteja alinhado ao marketing digital. Quem faz o atendimento ao consumidor, por exemplo, precisa saber sobre promoções, posicionamento da marca, entre outras questões. A integração nunca se fez tão necessária quanto agora.

 

Ainda sobre o SAC 4.0, é uma grande tendência a adoção do atendimento híbrido, em que os clientes são atendidos primeiramente por um serviço de chatbot. Caso o robô não consiga resolver as suas questões, um humano faz a intervenção e segue respondendo o usuário.

 

Estar ciente e por dentro das tendências sobre o marketing digital para os próximos anos é muito importante para que a sua empresa esteja sempre um passo à frente dos concorrentes. Ao saber antes das novidades que impactam o seu público, você terá mais engajamento e vendas.

A Voy está sempre de olho nas movimentações e tendências do mercado de marketing e comunicação. Entre em contato conosco e impulsione a sua marca!

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