Quem tem medo da IA? Como o marketing pode ainda ser personalizado na era da Inteligência Artificial
“Toda mudança é uma crise, porque implica sair de uma situação da qual temos controle para nos lançarmos em direção ao desconhecido”. Essa frase foi dita em uma entrevista pelo psiquiatra Eduardo Ferreira-Santos e nos faz refletir sobre muitas coisas que acontecem em nossas vidas, inclusive no que se refere às novidades no campo empresarial e do empreendedorismo.
Para quem vive nesse universo, sem dúvida, os avanços da Inteligência Artificial não saem de pauta: esse é o assunto do momento. Mas, em meio a isso, muitas pessoas e empresas têm desenvolvido uma visão crítica sobre essa tecnologia. Não faltam profissionais que enxergam a IA com maus olhos, mas nós temos uma visão bem mais otimista sobre o tema e viemos ajudar você a refletir. Vamos lá?
Renomados cientistas afirmam: as máquinas nunca vão mandar no mundo!
Você não precisa ter medo da IA! Ela não vai dominar o mundo, tampouco roubar o seu emprego (caso você saiba se adaptar e usar as novas tecnologias de forma eficiente e proativa).
Quem diz isso são Jobst Landgrebe e Barry Smity, pesquisadores da Universidade de Buffalo e autores do livro “Why machines will never rule the world”, em português, “Por que as máquinas nunca irão mandar no mundo”.
Landgrebe e Smity argumentam que, enquanto a Inteligência Artificial tem aplicabilidade em áreas específicas, a ideia de que máquinas poderão ultrapassar ou substituir a inteligência humana é uma falácia.
Eles destacam que a inteligência humana é uma propriedade de um sistema dinâmico complexo — o cérebro humano e o sistema nervoso central — e que sistemas desse tipo não podem ser modelados matematicamente de maneira que permita operações dentro de um computador.
Portanto, a possibilidade de as máquinas dominarem o mundo ou desenvolverem uma inteligência superior à humana é impossível.
Ainda assim, Landgrebe e Smity veem um potencial significativo na IA para melhorar a humanidade, embora enfatizem que esse potencial será realizado sem a necessidade de sistemas que superem a capacidade humana.
Em particular, os autores mencionam que, apesar de profissionais em diversos campos, como o marketing, não serem substituídos por IA, eles podem e devem utilizar o seu potencial para alcançar resultados mais eficazes.
A IA não irá substituir o julgamento humano ou a criatividade, mas pode ser uma ferramenta poderosa se usada adequadamente, auxiliando os humanos a atingirem seus objetivos de maneira mais eficiente e eficaz.
Ao produzir este artigo que você está lendo, por exemplo, IA contribui com a escrita de determinados trechos. Porém, por trás dele há uma equipe de profissionais que envolvem uma gestora de conteúdo que mapeou temas interessantes e palavras-chave úteis para as personas da nossa agência.
Também há um redator que tem a sua bagagem cultural, a sua vivência na área, as suas experiências de pesquisa e até mesmo de vida, como a participação em uma palestra de Barry Smith, autor que citamos anteriormente, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Será que se tivéssemos apenas mandado o ChatGPT ou outra IA generativa produzir este texto teríamos um conteúdo com tanta profundidade? Provavelmente não! Mas isso não coloca a Inteligência Artificial como vilã.
Neste texto, ela foi usada para aprimorar a escrita em alguns trechos, para montar uma estrutura textual coerente, para excluir possíveis vícios de escrita do redator e para deixar o tom de voz mais condizente com o da Voy.
Uso da inteligência artificial para um marketing mais personalizado
Como vimos, a IA pode contribuir muito com as estratégias de marketing, inclusive para que ele seja mais personalizado. A seguir, veja alguns exemplos:
Segmentação e recomendação personalizada
A IA permite analisar grandes volumes de dados para identificar padrões e comportamentos de usuários, facilitando a segmentação de mercado de forma mais precisa. Isso possibilita que as empresas criem ofertas e recomendações altamente personalizadas.
Por exemplo, algoritmos de aprendizado de máquina podem prever quais produtos um cliente pode gostar com base em suas compras anteriores ou navegação no site. I
Isso não só aumenta a probabilidade de conversão, mas também melhora a satisfação do cliente ao sentir que suas necessidades e preferências são compreendidas e valorizadas pela marca.
Automação de campanhas e respostas em tempo real
A automação suportada por IA permite que as empresas otimizem suas campanhas de marketing de forma dinâmica e em tempo real.
Isso inclui desde a automação de e-mails personalizados até a gestão de interações em redes sociais, onde chatbots inteligentes podem fornecer respostas instantâneas às consultas dos clientes.
Essas respostas são não apenas rápidas, mas também personalizadas, baseadas em dados históricos dos clientes, melhorando a eficiência operacional e a satisfação do cliente.
Experiência do cliente aprimorada
A IA pode ser utilizada para melhorar todos os pontos de contato na jornada do cliente. Desde interfaces de usuário intuitivas em websites até suporte pós-venda personalizado, a Inteligência Artificial pode ajudar a criar uma experiência do cliente suave e personalizada.
Por exemplo, sistemas de IA podem analisar o feedback do cliente para identificar pontos de atrito e sugerir melhorias.
Além disso, a IA pode ajudar a personalizar a experiência do usuário ajustando automaticamente o layout ou o conteúdo do site com base nas preferências do usuário, resultando em uma navegação mais intuitiva e gratificante.
Adaptação da linguagem e tom de voz dos conteúdos
A IA também pode ser usada para adaptar a linguagem e o tom de voz em diferentes plataformas de marketing para corresponder às expectativas e preferências de diferentes segmentos de público.
Por exemplo, algoritmos de processamento de linguagem natural (PLN) podem analisar os tipos de linguagem que ressoam melhor com determinados grupos demográficos e adaptar o conteúdo de marketing para refletir essas nuances.
Isso não só melhora a eficácia da comunicação, mas também fortalece a conexão emocional com a marca.
Viu como a Inteligência Artificial pode ajudar a tornar a sua empresa uma protagonista? Então, a dica é: perca o medo e alfabetize-se digitalmente para explorar todo o potencial da IA a seu favor. A mudança até pode assustar no início, mas depois você perceberá como as tecnologias inteligentes podem se tornar grandes aliadas em suas estratégias de marketing.
Aproveite que está qualificando as suas ações e leia agora o nosso artigo “Inbound marketing na era da privacidade digital: estratégias para respeitar os direitos do cliente”. Afinal, esse também é um assunto dos mais relevantes para marcas protagonistas.
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