4 benefícios da metodologia growth hacking para uma empresa
O marketing não para de evoluir e se renovar. Novos conceitos vão surgindo e é importante que as empresas os acompanhem, para que as suas estratégias sejam sempre aprimoradas.
Uma das novidades que podem ser exploradas é o growth hacking, expressão que cada vez mais ganha relevância no mercado e pode ser uma solução poderosa para os negócios.
Porém, se você não tem ideia sobre o que estamos falando, não se preocupe! Preparamos este artigo para que você entenda o que é o growth hacking, quais são as suas principais estratégias e vantagens. Continue com a gente!
Growth hacking: entenda esse novo conceito
Growth hacking é uma expressão cunhada pelo pesquisador e profissional de marketing Sean Ellis. Ele desenvolveu a metodologia ao trabalhar nos processos de aceleração de startups como o Eventbrite e o Dropbox.
O conceito se baseia em uma maneira inédita de desenvolver estratégias para que os negócios cresçam de forma acelerada, a partir da identificação dos seus pontos críticos.
Na prática, para desenvolver uma estratégia de growth hacking, é necessário seguir 5 passos. São eles:
- Identificar problemas: por meio de pesquisas e análises, a empresa deve identificar quais são os seus maiores problemas no momento;
- Desenvolver estratégias de melhorias: a partir do problema diagnosticado, devem ser desenvolvidas táticas para superá-lo de forma eficiente;
- Aplicar a estratégia: nesta etapa é necessário modelar a maneira mais simples de testar as novas ideias e aplicá-las na organização;
- Garantir o aprendizado: com a estratégia em execução, devem sempre ser feitos relatórios e acompanhadas métricas para que se aprenda com os acertos e os erros cometidos;
- Usar o aprendizado: a partir daquilo que foi aprendido, novos testes devem ser gerados e problemas identificados.
Após todos os passos do growth hacking serem desenvolvidos, é importante voltar ao início, garantindo, dessa forma, um ciclo de melhoria contínua.
Como você pode perceber, não existe nada muito complicado nessa metodologia. O principal objetivo é sempre fazer tudo com disciplina e de forma orientada ao aperfeiçoamento voltado para o crescimento.
Growth team: o time de growth hacking nas empresas
O termo growth hacking é herdado das áreas de TI e segurança da informação. Nesse segmento a palavra “hacker” serve para denominar as pessoas que procuram falhas nos sistemas de segurança para fazer intervenções e modificações.
Trazendo essa realidade para o marketing, podemos dizer, conforme a metodologia anteriormente descrita, que o growth hacker é um profissional que busca falhas na empresa e desenvolve estratégias para superá-las.
Ao estruturar uma estratégia de growth hacking, no entanto, é necessário contar com diversos conhecimentos nas áreas de gestão, comunicação e marketing. Dessa forma se montam times de especialistas, conhecidos como growth teams.
Geralmente, growth trams contam com 4 figuras principais. São elas:
- growth master: é o gestor do time e responsável por todas as decisões finais;
- growth marketers: são os especialistas em áreas específicas do marketing, como SEO, social media, produção de conteúdo etc.;
- growth analysts: são profissionais que analisam as métricas e acompanham resultados, que servem para orientar os times;
- growth makers: são colaboradores mais operacionais e que desenvolvem produtos a partir dos experimentos realizados. Designers, programadores, engenheiros de software, entre outros se encaixam nessa categoria.
É claro que nem sempre todas as empresas conseguem ter um time estruturado dessa forma. Porém, mais importante que ter diversos profissionais com funções específicas é adotar um pensamento de growth hacking no negócio.
4 principais benefícios da metodologia growth hacking
Agora que você já sabe mais sobre o growth hacking, está pronto para entender os benefícios que essa estratégia traz para o seu negócio. Listamos os principais deles, confira:
1. Possibilidade de fazer vários testes ao mesmo tempo
Como você aprendeu, o growth hacking é uma metodologia baseada em testes, que busca a melhoria contínua. Porém, não é preciso testar uma variável de cada vez.
Vários problemas podem ser identificados e várias táticas de solução aplicadas ao mesmo tempo. Dessa forma, a empresa se desenvolve em diversos aspectos.
2. Geração de aprendizado
Dizem que é errando que se aprende, não é mesmo? O growth hacking usa muito dessa sabedoria popular.
A partir dos testes gerados e dos resultados positivos ou negativos, a empresa terá cada vez mais noção sobre o que dá certo e o que dá errado em seu negócio.
Vale lembrar que, no marketing, existem muitas variáveis, como o perfil de público e as personas de cada negócio. Logo, não há mágica ou “receita de bolo” para que algo dê certo em uma empresa.
Muitas vezes, uma estratégia de sucesso em um negócio é um fracasso em outro. Por isso, entender e compreender a própria empresa é tão importante e o growth hacking tem um papel fundamental nesse processo.
3. Aumenta a competitividade
O growth hacking é uma metodologia inovadora e que permite que as empresas sejam mais competitivas.
Não é exagero dizer que uma pequena ou média empresa, com o growth hacking bem estruturado, tem força para brigar de igual para igual com as grandes.
4. Proporciona relevância e autoridade
A partir das estratégias de growth hacking as empresas conseguem desenvolver soluções criativas, inovadoras e com baixo custo.
Em suma, os negócios conseguem amenizar cada vez mais as suas fraquezas e potencializar as suas forças. Isso garante mais autoridade e relevância no mercado.
O growth hacking é uma metodologia tida por muitos especialistas como o futuro do marketing. Pensar como um growth hacker pode ser um grande diferencial para a sua empresa e é por isso que entender sobre esse tema, e sair na frente da concorrência, fará com que o seu negócio cresça e se desenvolva de forma saudável.
Você já conhece o Voy Cast? Em cada episódio do nosso podcast trazemos assuntos relevantes sobre marketing e negócios. Inclusive, em um deles debatemos sobre o growth hacking. Acesse agora mesmo no Spotify!
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Sinta-se livre para contribuir!