Comece a se preparar para 2024: como elaborar estratégias eficazes para o próximo ano?

Comece a se preparar para 2024: como elaborar estratégias eficazes para o próximo ano?

Parece que o ano passou voando, não é mesmo? Já estamos no último trimestre de 2023 e é chegado o momento de começar a pensar lá na frente, no planejamento estratégico de 2024.

O planejamento estratégico é um processo documentado que estabelece as ações que uma empresa deve realizar para cumprir os seus objetivos. O ideal é que ele seja realizado anualmente.

Que tal começar a se preparar para 2024 e fazer o seu negócio decolar no próximo ano? Temos algumas dicas práticas e orientações para você. Acompanhe, a seguir!

Planejamento estratégico: a importância de se preparar para o ano de 2024

O planejamento estratégico, segundo o pesquisador e professor Paulo de Vasconcellos Filho, é uma metodologia de pensamento participativo que visa estabelecer a direção que uma empresa deve seguir. 

Esse estudioso explica que o planejamento estratégico envolve a participação de diferentes stakeholders da organização para descobrir objetivos válidos e não subjetivos, ou seja, metas que sejam claras e orientadas para o futuro. 

O resultado desse processo é um documento formal chamado Plano Estratégico, que serve como um guia para a empresa seguir sua trajetória.

Nesse sentido, é fundamental que os negócios se preparem para o ano de 2024 realizando o planejamento estratégico. Isso permite antecipar mudanças no ambiente de negócios, identificar tendências, ameaças e oportunidades.

 

Assim, garante-se que a empresa esteja preparada para se adaptar e prosperar em um cenário em constante evolução.

Recordando: breve passo a passo para fazer um planejamento estratégico

Como empresário ou gestor de marketing, é bem provável que você já tenha estudado sobre planejamento estratégico, certo? Porém, é sempre bom relembrar sobre o tema, para garantir que nada seja negligenciado no seu negócio.

A tabela abaixo mostra resumidamente um passo a passo para fazer um planejamento estratégico nas empresas. Observe:

Passo Ação
1. Análise do Ambiente Externo Avaliação do mercado, concorrência e fatores externos.
2. Análise do Ambiente Interno Exame dos recursos, capacidades e cultura da organização.
3. Definição da Visão e Missão Estabelecimento da direção e propósito da empresa.
4. Definição de Objetivos e Metas Estabelecimento de metas claras e mensuráveis.
5. Análise SWOT Identificação de Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.
6. Formulação de Estratégias Desenvolvimento de planos para atingir objetivos.
7. Implementação Execução das estratégias com alocação de recursos.
8. Acompanhamento e Avaliação Monitoramento de progresso e avaliação de resultados.
9. Comunicação e Envolvimento Compartilhamento da estratégia e envolvimento dos colaboradores.
10. Feedback e Melhoria Contínua Aprendizado com os resultados e ajustes estratégicos.

 

Seguindo esse passo a passo, a sua empresa terá mais sucesso ao implementar o planejamento estratégico para 2024. É importante acompanhar cada uma das etapas para elaborar estratégias mais eficazes.

Tendências de mercado e comportamento de usuários que nortearão 2024

Ficar de olho nas tendências de mercado e de comportamento do consumidor para o próximo ano é importante para incorporar as novidades em seu planejamento.

Recentemente, a revista Exame, publicação que é referência no mundo dos negócios, realizou um levantamento com tendências de mercado e comportamento dos usuários para 2024. São as seguintes:

A inspiração do Smart Power

O consumo de marcas e produtos será influenciado pela crescente importância de atores globais, como China, Índia e Oriente Médio, na economia mundial. 

Isso resultará em uma visão de mundo menos ocidentalizada, afetando as preferências do consumidor e as estratégias de expansão de mercado das empresas.

Desafios de um mundo sustentável

A busca por sustentabilidade se expandirá, não apenas ambientalmente, mas também socialmente e em termos de governança. 

A transição energética será lenta e impactará os custos, enquanto a economia circular substituirá a reciclagem. 

A proteção de dados pessoais e as questões éticas em torno da inteligência artificial (incluindo GPT-4) serão cruciais.

Valores pessoais em transformação

A pandemia e a crise econômica global levaram a uma mudança nos valores pessoais dos consumidores. 

A sociedade está se tornando mais pragmática, com uma geração jovem menos idealista e mais focada em suas necessidades imediatas. 

Mundo totalmente digital

O Brasil estará cada vez mais digitalizado, com acesso à internet generalizado. No entanto, os consumidores buscarão informações e entretenimento em sites de varejo, marcas e mídias sociais, gerando uma interseção entre os mundos físico e digital. 

As empresas precisarão considerar estratégias digitais, incluindo realidade virtual, artificial ou aumentada, de acordo com suas necessidades e clientes. Trabalhar com dashboard de dados também será fundamental. 

A reinvenção do trabalho

O trabalho deverá ser cada vez mais flexível e portátil, com o home office redefinindo a maneira como as pessoas encaram suas carreiras. 

Novas profissões surgirão com o avanço da inteligência artificial, e as empresas deverão adaptar suas estratégias de contratação e desenvolvimento de funcionários.

4 perfis de consumidores que devem dominar em 2024

Além dessas tendências, ao planejar o próximo ano do seu negócio, convém entender mais sobre o comportamento do consumidor no próximo ano.

A revista Varejo S.A. repercutiu tendências para 2024, apresentadas pela consultoria internacional WGSN. De acordo com esse estudo, os perfis de clientes que dominarão 2024 são: 

1. Reguladores

Pessoas acima de 40 anos que preferem a consistência, buscam o comércio sem contato e valorizam a previsibilidade. 

Preferem coletas externas de itens do dia a dia e novos canais de vendas, como o comércio por voz.

2. Conectores

Consumidores mais jovens e inclinados ao compartilhamento. Estão interessados na sustentabilidade e apoiam organizações descentralizadas. 

Além disso, valorizam rótulos de sustentabilidade e modelos descentralizados.

3. Construtores de memórias

Buscam simplificar a vida, focando no presente e valorizando relacionamentos significativos. 

Esse perfil de consumidores prioriza a economia do cuidado e compras coletivas.

4. Neo-sensorialistas

São híbridos que buscam experiências digitais e físicas, convergindo entre si.

Eles são interessados em criptomoedas, monetização digital e vivência no metaverso, com a necessidade de tecnologias que proporcionem sensações no ambiente virtual.

Voy: a sua parceira para se tornar protagonista no mercado

A Voy é uma agência de protagonismo digital com foco em dar voz a negócios dos mais variados segmentos. 

Estamos à sua disposição para auxiliar na elaboração do planejamento estratégico e nas estratégias da sua empresa. Converse agora mesmo com os nossos especialistas!

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