Comece a se preparar para 2024: como elaborar estratégias eficazes para o próximo ano?
Parece que o ano passou voando, não é mesmo? Já estamos no último trimestre de 2023 e é chegado o momento de começar a pensar lá na frente, no planejamento estratégico de 2024.
O planejamento estratégico é um processo documentado que estabelece as ações que uma empresa deve realizar para cumprir os seus objetivos. O ideal é que ele seja realizado anualmente.
Que tal começar a se preparar para 2024 e fazer o seu negócio decolar no próximo ano? Temos algumas dicas práticas e orientações para você. Acompanhe, a seguir!
Planejamento estratégico: a importância de se preparar para o ano de 2024
O planejamento estratégico, segundo o pesquisador e professor Paulo de Vasconcellos Filho, é uma metodologia de pensamento participativo que visa estabelecer a direção que uma empresa deve seguir.
Esse estudioso explica que o planejamento estratégico envolve a participação de diferentes stakeholders da organização para descobrir objetivos válidos e não subjetivos, ou seja, metas que sejam claras e orientadas para o futuro.
O resultado desse processo é um documento formal chamado Plano Estratégico, que serve como um guia para a empresa seguir sua trajetória.
Nesse sentido, é fundamental que os negócios se preparem para o ano de 2024 realizando o planejamento estratégico. Isso permite antecipar mudanças no ambiente de negócios, identificar tendências, ameaças e oportunidades.
Assim, garante-se que a empresa esteja preparada para se adaptar e prosperar em um cenário em constante evolução.
Recordando: breve passo a passo para fazer um planejamento estratégico
Como empresário ou gestor de marketing, é bem provável que você já tenha estudado sobre planejamento estratégico, certo? Porém, é sempre bom relembrar sobre o tema, para garantir que nada seja negligenciado no seu negócio.
A tabela abaixo mostra resumidamente um passo a passo para fazer um planejamento estratégico nas empresas. Observe:
Passo | Ação |
1. Análise do Ambiente Externo | Avaliação do mercado, concorrência e fatores externos. |
2. Análise do Ambiente Interno | Exame dos recursos, capacidades e cultura da organização. |
3. Definição da Visão e Missão | Estabelecimento da direção e propósito da empresa. |
4. Definição de Objetivos e Metas | Estabelecimento de metas claras e mensuráveis. |
5. Análise SWOT | Identificação de Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. |
6. Formulação de Estratégias | Desenvolvimento de planos para atingir objetivos. |
7. Implementação | Execução das estratégias com alocação de recursos. |
8. Acompanhamento e Avaliação | Monitoramento de progresso e avaliação de resultados. |
9. Comunicação e Envolvimento | Compartilhamento da estratégia e envolvimento dos colaboradores. |
10. Feedback e Melhoria Contínua | Aprendizado com os resultados e ajustes estratégicos. |
Seguindo esse passo a passo, a sua empresa terá mais sucesso ao implementar o planejamento estratégico para 2024. É importante acompanhar cada uma das etapas para elaborar estratégias mais eficazes.
Tendências de mercado e comportamento de usuários que nortearão 2024
Ficar de olho nas tendências de mercado e de comportamento do consumidor para o próximo ano é importante para incorporar as novidades em seu planejamento.
Recentemente, a revista Exame, publicação que é referência no mundo dos negócios, realizou um levantamento com tendências de mercado e comportamento dos usuários para 2024. São as seguintes:
A inspiração do Smart Power
O consumo de marcas e produtos será influenciado pela crescente importância de atores globais, como China, Índia e Oriente Médio, na economia mundial.
Isso resultará em uma visão de mundo menos ocidentalizada, afetando as preferências do consumidor e as estratégias de expansão de mercado das empresas.
Desafios de um mundo sustentável
A busca por sustentabilidade se expandirá, não apenas ambientalmente, mas também socialmente e em termos de governança.
A transição energética será lenta e impactará os custos, enquanto a economia circular substituirá a reciclagem.
A proteção de dados pessoais e as questões éticas em torno da inteligência artificial (incluindo GPT-4) serão cruciais.
Valores pessoais em transformação
A pandemia e a crise econômica global levaram a uma mudança nos valores pessoais dos consumidores.
A sociedade está se tornando mais pragmática, com uma geração jovem menos idealista e mais focada em suas necessidades imediatas.
Mundo totalmente digital
O Brasil estará cada vez mais digitalizado, com acesso à internet generalizado. No entanto, os consumidores buscarão informações e entretenimento em sites de varejo, marcas e mídias sociais, gerando uma interseção entre os mundos físico e digital.
As empresas precisarão considerar estratégias digitais, incluindo realidade virtual, artificial ou aumentada, de acordo com suas necessidades e clientes. Trabalhar com dashboard de dados também será fundamental.
A reinvenção do trabalho
O trabalho deverá ser cada vez mais flexível e portátil, com o home office redefinindo a maneira como as pessoas encaram suas carreiras.
Novas profissões surgirão com o avanço da inteligência artificial, e as empresas deverão adaptar suas estratégias de contratação e desenvolvimento de funcionários.
4 perfis de consumidores que devem dominar em 2024
Além dessas tendências, ao planejar o próximo ano do seu negócio, convém entender mais sobre o comportamento do consumidor no próximo ano.
A revista Varejo S.A. repercutiu tendências para 2024, apresentadas pela consultoria internacional WGSN. De acordo com esse estudo, os perfis de clientes que dominarão 2024 são:
1. Reguladores
Pessoas acima de 40 anos que preferem a consistência, buscam o comércio sem contato e valorizam a previsibilidade.
Preferem coletas externas de itens do dia a dia e novos canais de vendas, como o comércio por voz.
2. Conectores
Consumidores mais jovens e inclinados ao compartilhamento. Estão interessados na sustentabilidade e apoiam organizações descentralizadas.
Além disso, valorizam rótulos de sustentabilidade e modelos descentralizados.
3. Construtores de memórias
Buscam simplificar a vida, focando no presente e valorizando relacionamentos significativos.
Esse perfil de consumidores prioriza a economia do cuidado e compras coletivas.
4. Neo-sensorialistas
São híbridos que buscam experiências digitais e físicas, convergindo entre si.
Eles são interessados em criptomoedas, monetização digital e vivência no metaverso, com a necessidade de tecnologias que proporcionem sensações no ambiente virtual.
Voy: a sua parceira para se tornar protagonista no mercado
A Voy é uma agência de protagonismo digital com foco em dar voz a negócios dos mais variados segmentos.
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