Como otimizar sua landing page para obter uma maior taxa de conversão
Se você estudou um pouco sobre estratégias de inbound marketing, já deve ter ouvido falar em landing page, não é mesmo? Trata-se de uma página que contém elementos, em forma de formulário, que busca coletar dados importantes dos visitantes. Esses contatos captados são chamados de lead e são utilizados na estratégia de marketing digital, podendo seguir em uma jornada até se tornar uma oportunidade de negócio ou até mesmo um cliente.
Uma landing page pode ser estrategicamente linkada a um artigo de blog, para que o leitor se cadastre e faça o download de um e-book com mais informações sobre o assunto, por exemplo.
Dessa forma, o usuário precisa compartilhar alguns dados, como o nome e o endereço de e-mail, em um formulário. Com essas informações, o time de marketing e vendas da empresa pode iniciar outras técnicas, como um fluxo de e-mail marketing, para transformar o lead em cliente.
Esse é apenas um exemplo da utilização da landing page no marketing digital, tendo em vista que a página de aterrissagem também pode ser utilizada para outras estratégias.
As 5 melhores dicas para aumentar a taxa de conversão da sua landing page
Independentemente da estratégia que pretende cumprir com a sua landing page, é interessante que você siga alguns critérios para que a taxa de conversão aumente.
A seguir, apresentaremos algumas dicas que farão a sua página converter muito mais, aumentando o sucesso da sua estratégia de marketing e contribuindo para que os objetivos sejam alcançados.
1. Seja direto e simples no título da página
O título da sua página precisa ser simples e direto, já mostrando para o usuário o que ele obterá nela. Não adianta fazer um texto com muitos rodeios!
As pessoas são bombardeadas diariamente com muito conteúdo na internet e o seu precisa se destacar. Por isso, a página precisa ter títulos diretos, para que o visitante seja impactado assim que fizer uma leitura dinâmica no site.
2. Tenha um CTA objetivo
O Call To Action (CTA) é o botão que o usuário deve clicar para obter a oferta da landing page. É bem importante que você trabalhe técnicas de design, como o uso de cores chamativas, para que ele seja facilmente identificado pelo visitante.
Além disso, o texto do botão também precisa ser objetivo e não deixar dúvidas para quem o visualiza. Assim como o título, as frases devem ser simples e diretas, como “Baixe o e-book”, “Assista o webinar”, entre outros.
3. Trabalhe com o senso de urgência
O senso de urgência é um gatilho mental muito utilizado na escrita para web. A ideia é que o texto seja trabalhado de forma que limite o tempo do usuário em obter a oferta que está sendo oferecida.
Se você estiver usando a landing page para vender um produto por um preço especial, por exemplo, pode colocar um relógio contando quantas horas faltam para a oferta expirar. Isso fará com que o usuário perceba que não poderá comprar o item que deseja com desconto, caso não faça isso no tempo determinado.
Para não perder a oferta, o lead acaba comprando no ato e se tornando cliente. Ou seja, a conversão acontece por conta do senso de urgência.
4. Utilize provas sociais que comprovem a eficiência da oferta
Para que a landing page converta mais, você também pode usar outro gatilho mental, o da prova social. Nesse caso, é necessário acrescentar informações que façam com que o lead realmente acredite que a oferta resolverá a sua dor.
Imagine, por exemplo, uma landing page criada por uma escola de idiomas para vender cursos de inglês. Nesse caso, podem ser inseridos, em texto ou vídeo, depoimentos de ex-alunos, que salientem os pontos positivos das aulas e como elas ajudaram eles a se tornarem fluentes na língua.
Ao visualizar esses depoimentos, fica comprovado para o lead que a oferta é eficiente. Logo, as chances da página converter se tornam muito maiores.
5. Proporcione uma leitura em F
Ao desenvolver o layout da landing page, é interessante trabalhar com uma técnica conhecida como leitura em F. Isso porque, de acordo com pesquisas realizadas pelo Nielsen Norman Group, o cérebro humano segue um padrão, ao visualizar sites, que lembra o formato da letra F.
De acordo com essa teoria, visualizamos primeiramente duas linhas horizontais no topo da página e uma vertical no lado esquerdo. Essas, portanto, são as áreas quentes da landing page, tendo em vista que serão as primeiras a serem vistas pelo usuário.
A ideia é que as informações mais relevantes, como o título persuasivo e o botão de CTA, sejam colocados nesses espaços. As informações complementares e com menos relevância para converter o lead em cliente podem ser distribuídas em outros locais da página.
Em resumo, para que uma landing page aumente o seu poder de conversão, é preciso fazer um planejamento minucioso de texto e design. Redatores e designers devem trabalhar juntos e desenvolver um wireframe, que é uma espécie de mapa da página.
Ao formular o wireframe, se recomenda que a equipe pense como usuário e aplique as dicas que citamos anteriormente. Assim, chegará a um projeto eficiente e conquistará mais resultados positivos na estratégia de marketing digital.
Uma dica importante é fazer testes de recepção ao conteúdo. Se sua primeira landing page não anda bem, que tal tentar mudar um detalhe? Seja uma cor, um botão de ação ou uma palavra em destaque. Às vezes uma alteração pode gerar toda a mudança que você precisa, otimizando todo o processo.
Ficou com alguma dúvida ou precisa de ajuda para desenvolver uma landing page? Então converse conosco! Estamos à disposição para ajudá-lo!
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Sinta-se livre para contribuir!