Palavras-chave: como utilizá-las na busca orgânica de conteúdo

Como utilizar as palavras-chave para a busca orgânica de seu conteúdo

Pare e pense! O que você fez na última vez em que sentiu uma dor de dente e queria encontrar um dentista próximo ao seu bairro? E quando quis comprar um presente para o seu amigo que estava de aniversário, mas estava totalmente sem ideias? Ou naquela viagem de férias, em uma cidade desconhecida, na qual queria encontrar um bom restaurante?

 

É bem provável que em todas essas situações você tenha feito uma pesquisa no Google, não é mesmo? E, para isso, usou palavras-chave, que nada mais são do que termos de busca utilizados pelos usuários, para encontrar respostas aos mais variados questionamentos.

 

É por isso que as empresas precisam se preocupar em produzir conteúdos para os seus sites e blogs, contemplando palavras-chave que são relevantes para o seu segmento. Dessa forma, as páginas aparecerão em resultados orgânicos (aqueles que não são pagos), quando as pessoas fizerem pesquisas no Google.

 

Preparamos este artigo para que você saiba mais sobre como utilizar as palavras-chave em suas estratégias de marketing de conteúdo. Continue a leitura e fique bem informado!

 

Dicas para encontrar boas palavras-chave para o seu negócio

O próprio Google possibilita algumas maneiras interessantes para encontrar boas palavras-chave para as estratégias de marketing de conteúdo do seu negócio. Veja, a seguir, algumas opções!

Auto completar

O auto completar é uma lista de sugestões que aparece quando alguém começa a digitar algo na barra de buscas no Google. Esse recurso completa as sentenças, de acordo com as palavras-chave que os usuários mais estão pesquisando na plataforma.

 

Se você digitar “loja de roupas”, por exemplo, verá que a ferramenta dá sugestões para completar a pesquisa de forma mais específica, como “loja de roupas masculinas”, “loja de roupas plus size”, “loja de roupas para crianças”, etc.

 

A partir dessas sugestões, veja quais delas fazem sentido para o seu negócio e as utilize na sua produção de conteúdo. 

 

Palavras relacionadas

Outra maneira de encontrar palavras-chave para usar em seus conteúdos é por meio das palavras relacionadas do Google. Tratam-se de sugestões que a plataforma de buscas dá, sempre no final da página, quando alguém faz uma pesquisa.

 

Essas sugestões são sempre termos relacionados com o primeiro pesquisado e são mostradas porque têm um alto volume de busca.

 

Se você fizer uma busca do termo “imobiliária”, por exemplo, verá que aparecem alternativas como “imobiliária de apartamentos”, “imobiliária para aluguéis”, entre outras, nas pesquisas relacionadas.

 

Planejador de palavras-chave

O Google também oferece um planejador de palavras-chave, que serve para fazer campanhas de links patrocinados. No entanto, você também pode utilizá-la para as suas estratégias de marketing de conteúdo, para que seja encontrado pelos usuários de forma orgânica.

 

Para usar esse recurso, acesse a ferramenta e coloque quais são as palavras-chave que considera relevantes para o seu site. Também há a possibilidade de segmentar por região e colocar palavras negativas. Dessa maneira, fica mais fácil de encontrar resultados satisfatórios.

 

A ferramenta mostrará informações relevantes sobre as palavras-chave que você pesquisou, como o volume de busca e a concorrência. De tal maneira, você saberá escolher as mais relevantes para o seu negócio.

 

Além dessas opções fornecidas pelo próprio Google, existem outras ferramentas que podem ser utilizadas para planejar palavras-chave, algumas pagas e outras gratuitas. A Ubersuggest e a Keyword Tool são exemplos disso.

 

Fatores que devem ser considerados ao escolher palavras-chave

Ao escolher as palavras-chave para as suas produções de conteúdo, existem alguns fatores que devem ser considerados. Eles são mostrados quando você faz a pesquisa no planejador do Google ou ferramentas similares. Veja, a seguir, quais são eles!

 

Volume

Representa a quantidade de buscas mensais por determinado termo no Google. Ele é muito importante, uma vez que mostra se as pessoas realmente pesquisam a palavra-chave que você está utilizando.

 

Dificuldade

O Google define a ordem das páginas mostradas nos resultados de busca, de acordo com a relevância que elas têm. De tal maneira, existem algumas palavras-chave que são difíceis de ranquear, tendo em vista que grandes sites já as utilizam e ocupam as primeiras posições no buscador.

 

Assim sendo, esse índice mostra o grau de dificuldade que o seu site ou blog terá para ocupar uma boa posição nos resultados de busca, ao usar determinada palavra-chave.

 

Em suma, quanto menor for a dificuldade apresentada, melhor para você conseguir ranquear as suas páginas no topo das buscas.

 

Intenção de compra

A intenção de compra também é um aspecto que deve ser avaliado para ajudar na tomada de decisão sobre um termo. Algumas palavras são mais relacionadas com a possibilidade de vender um produto ou serviço. 

 

É o caso de “jogo de panelas”, por exemplo, tendo em vista que a pessoa que procura por esse termo, provavelmente já tem a intenção de comprar esse produto.

 

No entanto, uma palavra-chave como “cozinhar feijão” tem baixo potencial de compra, uma vez que o usuário apenas deseja encontrar uma receita para preparar o prato.

 

Isso não quer dizer, no entanto, que essa palavra-chave não seja relevante. Tudo depende do estágio do funil que o usuário está na estratégia de inbound marketing. A pessoa que está pesquisando sobre como cozinhar feijão hoje, pode ter interesse em comprar as suas panelas amanhã.

 

Em uma estratégia de inbound marketing, é necessário planejar palavras-chave para conteúdos de todos os estágios do funil. Assim, aumentam as chances de você ter bons resultados nas vendas.

 

Usando a palavra-chave na produção de conteúdo

Escolhidas as palavras-chave, você precisa utilizá-las estrategicamente em sua produção de conteúdo. Para isso, conhecer sobre SEO é muito importante!

 

É recomendado que se use a palavra-chave escolhida, pelo menos, uma vez na introdução do conteúdo, uma vez na parte final e em um intertítulo. Não é recomendado, no entanto, “forçar” o uso do termo, o repetindo inúmeras vezes. 

 

Isso porque o uso forçado faz com que a leitura seja pouco fluída e algo que o Google valoriza muito é a boa experiência do usuário. Logo, os motores da plataforma já são programados para não ranquear quem utiliza dessa estratégia.

 

Agora você já sabe como tirar o máximo de proveito das palavras-chave em suas estratégias de conteúdo. Sabemos que isso é muito trabalhoso e nem sempre se dispõe de tempo para fazer todo esse trabalho. Por isso, contar com especialistas para ajudar no processo é importante.

 

A Voy é especialista em marketing digital e pode ajudá-lo! Acesse o nosso site e conheça mais sobre os nossos serviços!

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *