Inovação alinhada à cultura organizacional: transforme seu negócio

Inovação alinhada à cultura organizacional: entenda como transformar o seu negócio

É bem provável que você já tenha ouvido falar em cultura organizacional, não é mesmo? Mas, você sabe realmente o que isso significa e como pode transformar o seu negócio? 

Caso você não saiba, não precisa se preocupar! Nós, da Voy Agência Digital, em parceria com a Farofa, empresa especialista em estratégias de criatividade, aprendizagem e inovação, preparamos este conteúdo especial para você!

A seguir, vamos explicar mais sobre os processos de cultura organizacional e como eles podem ser alinhados à inovação para transformar os negócios. Vamos lá?

Afinal, o que é a cultura organizacional?

A cultura organizacional pode ser definida como um conjunto de símbolos, ritos e sistemas de uma empresa. Nesse sentido, podem existir organizações mais criativas que outras, mesmo que atuem no mesmo segmento e com características similares, por exemplo.

Nesse sentido, podemos dizer que a combinação de competências individuais, a personalidade de cada pessoa, seus conhecimentos, entre outros valores combinados formam a cultura organizacional. 

Se isso for trabalhado de forma estratégica nas empresas, os resultados positivos serão visíveis. No livro “A regra é não ter regras: a Netflix e a cultura da reinvenção”, você poderá ter um ótimo exemplo de como isso acontece, se inspirando no modelo adotado pela gigante do streaming.

Ambientes criativos, pressupõe maior participação e interação dos times, na construção de produtos e serviços. No entanto, há muitas empresas que foram estruturadas com base no comando e controle, orientadas por gestores. Essa é a transformação que precisamos observar!

Em um mundo cada vez mais competitivo, atuar no desenvolvimento dos times, buscando maior autonomia e agilidade na solução de problemas, pode gerar vantagens competitivas e uma cultura organizacional mais inovadora.

Como podemos tornar uma cultura organizacional mais inovadora?

Agora você já sabe um pouco mais sobre o que é e qual é a importância da cultura organizacional inovadora. Mas, como tirar isso do papel e realmente desenvolver essa estratégia na sua empresa?

Para conquistar isso, você precisa identificar quais são os elementos culturais que sustentam o funcionamento de uma empresa e analisar os objetivos estratégicos da organização.

Feito isso, deve-se verificar se todos os colaboradores têm clareza dos objetivos da organização. Nesse sentido, a comunicação interna tem um papel muito importante, tendo em vista os valores da cultura organizacional vividos e estimulados, na rotina das pessoas que fazem parte do negócio.

A comunicação, no entanto, é uma via de mão dupla. Ou seja, além de falar, é necessário ouvir. A criação de um ambiente de diálogo, com maior orientação para a interação apoiada em métodos, ritos e sistemas de reconhecimento pode acelerar o desenvolvimento de uma nova forma de atuar.

Em um contexto de transformação e evolução tão rápidas, o olhar das empresas para os processos de aprendizagem podem assegurar o desenvolvimento de competências estratégicas para a sustentação dos negócios.

Como os clientes percebem uma cultura inovadora?

Uma das principais características de uma cultura inovadora é a orientação para a solução de problemas. Isso, com certeza, reflete na forma como a empresa se comunica e propõe estratégias para os clientes.

O desenvolvimento de estratégias de inovação precisa ser orientado para o cliente. Dessa forma, as empresas começam a entender suas necessidades e combinar essas demandas com novas tecnologias para oferecer soluções efetivas. Ao fazer isso, certamente serão percebidas no mercado.

Temos diversos exemplos de empresas que desenvolveram uma cultura inovadora e conseguiram transparecer isso para os seus clientes. Veja alguns cases!

Magalu

Desde 2013, a personagem Lu é a cara do Magalu nas redes sociais e outras mídias. A personagem foi criada para humanizar a marca e aproximar os valores da rede varejista aos seus clientes.

Quando a personagem Lu foi criada, os estrategistas fizeram com que ela fosse carismática, simpática e eficiente, assim como Luiza Trajano, majoritária da empresa, exige dos colaboradores de suas lojas.

A personagem, inclusive, se engaja em campanhas sociais que envolvem os valores em que a marca acredita. A Lu já se posicionou com discursos sobre a violência contra a mulher, por exemplo.

Os resultados positivos do Magalu podem ser vistos nas recentes aquisições de empresas pelo grupo, o que formou um ecossistema de negócios, que reúne marcas como o AiQFome e o Kabum. Ao todo são mais de 40 negócios.

Nubank

Bancos quase sempre são associados a cobranças abusivas, muita burocracia, processos demorados, entre outras coisas ruins. Porém, para toda regra há uma exceção e, sem dúvida, essa é o Nubank.

Criado em 2013, o Nubank foi um dos primeiros bancos digitais a se tornar popular no Brasil. Desde sua criação, ele sempre teve uma cultura voltada para o bom atendimento e a ausência da burocracia típica dos bancos.

Por mais incrível que pareça, esse trabalho foi tão bem feito e repercutiu de forma tão positiva, que hoje o Nubank tem uma verdadeira legião de fãs. 

Inclusive, o banco costuma premiar os seus clientes que mais se destacam nas redes sociais da marca, com produtos personalizados com o logotipo e a cor roxa, principal característica de sua identidade visual.

Ainda sobre o Nubank, é interessante destacar que, em junho de 2021, a cantora Anitta foi anunciada como integrante de seu conselho de administração. A estratégia de trazer a maior popstar brasileira para o time da marca busca aproximar a empresa dos consumidores ainda sem familiaridade com produtos bancários.

Os resultados de tudo isso estão se mostrando cada vez mais positivos. Com as ações precificadas em US$ 9, em 2021, o Nubank atingiu valor de mercado de US$ 41,5 bilhões, o equivalente a cerca de R$ 230 bilhões, como mostra uma reportagem da BBC News Brasil.

Ainda de acordo com a publicação, atualmente, o Nubank é o banco mais valioso da América Latina.

Conexo

A Conexo é uma plataforma de inovação aberta, física e digital, com o objetivo de apoiar o processo de transformação digital das Empresas Randon. O conceito foi idealizado pelo Bruno, da Farofa, a partir de uma combinação de tendências. Entre elas a necessidade de acelerar talentos, aproximar ainda mais as grandes empresas da comunidade e reposicionar a marca empregadora, mais próxima ao digital.

A criação de hubs e células de inovação nas grandes empresas, como é o caso da Conexo, é uma boa maneira de incentivar a cultura da inovação nas organizações.

Tudo pronto para a sua empresa iniciar uma estratégia de cultura organizacional voltada para a inovação? Esperamos que este conteúdo tenha trazido bons insights para o seu negócio!

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