Uso recorrente de dados é tendência para o marketing em 2023

O data marketing é uma das principais tendências para o mercado corporativo em 2023. Prova disso é que o tema foi um dos mais abordados na última edição do RD Summit, um dos maiores eventos da área, como mostra uma reportagem do portal Economia SC

O uso recorrente de dados contribui muito para as estratégias que envolvem a produção de conteúdo, por exemplo. 

A partir de informações coletadas, pode-se produzir materiais publicitários e de relacionamento que impactem mais a audiência, gerando mais leads e clientes para as organizações.

Se você também quer ter resultados positivos para a sua marca ou empresa com o data marketing, prossiga a leitura e saiba mais sobre o tema!

Data marketing: entenda como funciona o uso recorrente de dados no marketing

Podemos definir data marketing como a adoção de dados no eixo central da tomada de decisões do marketing nas empresas.

Porém, é importante ressaltar que apenas coletar dados de forma isolada não traz nenhuma contribuição para os negócios.

É preciso trabalhar com ferramentas e recursos que organizem os dados de forma estruturada, para que eles possam ser analisados de forma estratégica. 

Assim, os dados se transformam em informações, que podem ser muito úteis para que melhores decisões sejam tomadas nas estratégias de marketing do seu negócio.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Google e pelo Boston Consulting Group, as empresas que utilizam o data marketing podem aumentar os lucros em até 20%, custando 30% a menos. 

5 dicas para aplicar o data marketing em 2023

Uma vez que você tem a compreensão sobre o que é o data marketing, deve-se saber como aplicá-lo em suas estratégias para 2023. 

Isso pode ser feito de diversas formas. A seguir, veja algumas dicas para ter sucesso ao usar os dados de maneira recorrente.

1. Centralize os dados em um único ambiente

Como explicamos, um dado sozinho pouco ou nada contribui para uma estratégia de marketing digital. Por isso, é importante que eles sejam centralizados em um mesmo espaço, para que possam ser analisados em um formato macro.

Uma boa prática é adotar um dashboard, em que os dados são transformados em gráficos para facilitar o acompanhamento de resultados.

Os clientes da Voy, por exemplo, utilizam o DashVoy, um painel exclusivo e personalizado que reúne todos os dados e métricas importantes para os negócios.

2. Tenha uma cultura orientada a dados

Ao iniciar uma estratégia de data marketing, as empresas precisam modificar a suas culturas organizacionais, que devem passar a ser orientadas a dados.

Muitos gestores cometem o erro de priorizar as suas opiniões pessoais e experiências próprias, ignorando os fatos comprovados pelos dados.

Ao trabalhar com data marketing, deve-se nortear as decisões da empresa com base nas evidências analisadas e não mais por achismos ou suposições. Apenas assim será possível atingir o protagonismo digital.

3. Tome cuidado com as métricas da vaidade

As métricas da vaidade são dados que parecem relevantes em um primeiro momento, mas que não trazem nenhuma informação útil para o negócio.

De nada adianta analisar apenas o número de curtidas que uma publicação teve nas redes sociais da sua empresa, por exemplo. 

O que deve ser feito é verificar quantos leads a publicação gerou, caso esse tenha sido o objetivo do post. 

4. Aprofunde o conhecimento sobre os seus públicos

Trabalhar com o perfil demográfico, gênero, idade e localização dos públicos do seu negócio é importante, mas já é algo tido como básico em uma estratégia de marketing.

Para desenvolver estratégias digitais mais focadas, você precisa compreender a sua audiência mais a fundo.

Você precisa buscar meios para coletar e analisar dados para conhecer quais são as dúvidas e as necessidades dos seus públicos. 

Assim, pode desenvolver conteúdos para o seu blog e para as suas redes sociais, por exemplo. Isso ajuda a engajar o público e gerar mais leads para o negócio.

5. Explore diferentes tipos de dados

É importante que você não se limite à análise de apenas um tipo de dado! Há várias alternativas que podem ser exploradas para gerar insights para suas estratégias.

Você pode obter dados a partir de entrevistas e questionários aplicados aos seus clientes, por exemplo.

Também pode aproveitar relatórios disponibilizados pelas redes sociais e ferramentas como o Google Analytics.

Se você coleta cookies em seu site ou blog, também pode utilizar essas informações de forma estratégica.

Enfim, são diversas as maneiras de explorar dados para conseguir melhores resultados para a sua empresa. Por isso, convém fazer um levantamento de fontes e analisar o que é mais interessante para o seu negócio.

A Voy está por dentro de tudo o que envolve o data marketing e outras tendências para 2023. Que tal contar com a gente para tornar a sua marca protagonista no próximo ano? Entre em contato agora mesmo e conheça os nossos serviços!

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *