Estabeleça a diversidade cultural em sua equipe e promova um marketing consciente
As empresas têm despertado para uma necessidade urgente: investir na diversidade cultural de suas equipes.
Essa atitude de contratar diferentes perfis de pessoas, com seus diversos modos de ser, pensar e agir, traz uma pluralidade rica para as organizações – e isso, inclusive, promove a inovação e um marketing mais conscientes.
No entanto, é preciso realmente colocar a diversidade em prática e não ficar apenas no discurso, o que infelizmente é comum em algumas empresas.
Portanto, neste artigo vamos te ajudar a entender a importância dessa atitude, os resultados que ela gera e como, de fato, realizar o alinhamento entre o discurso e a prática dentro das organizações.
Vamos lá!
Mas, afinal, o que significa ter diversidade cultural na empresa?
Diversidade cultural nada mais é do que contratar pessoas com características e habilidades diversas, pertencentes a grupos culturais diferentes.
Por isso, dentro das empresas, investir na diversidade cultural significa ter na equipe diferentes perfis de colaboradores, que se diferem, por exemplo, quanto a:
- classe social;
- orientação sexual;
- gênero;
- religião;
- limitações físicas;
- etnia;
- idade, etc.
É importante dizer que para ter diversidade cultural na empresa, os líderes não precisam levantar todas as pautas atualmente existentes, mas apenas respeitá-las e defender as que fazem sentido com a cultura da própria empresa.
Qual a importância de se investir na diversidade cultural da equipe na empresa?
Um ambiente organizacional saudável e com diversidade cultural promove uma intensa troca de experiências entre as pessoas, tornando os projetos mais inovadores e inspiradores.
Aliás, essa diversidade cultural já vem sendo objeto de estudos há anos. Paulo Freire, por exemplo, um dos nossos mais renomados da história, afirmou que a inteligência cultural é um dos pilares da chamada Aprendizagem Dialógica.
A Aprendizagem Dialógica pressupõe que ocorrem diálogos de forma igualitária, mesmo que as pessoas sejam diferentes. A união da diversidade favorece a criação de sentido pessoal e social – e isso é enriquecedor para o ambiente de trabalho.
Quando a empresa conta com diferentes perfis e todos eles têm espaço para dialogar e trocar experiências, outro benefício é o aumento da produtividade e da cultura colaborativa, além de reduzir a rotatividade de funcionários e reter mais talentos.
A nível de mercado, a diversidade cultural ultrapassa as portas do escritório ou da indústria e gera um significado maior à sociedade. Isso aumenta a percepção de valor dos produtos e serviços, tornando a empresa mais competitiva.
Além disso, as estratégias de comunicação e marketing se tornam mais assertivas, conscientes e verdadeiras – visão, missão, valores e colaboradores entram em sintonia, que é percebida em todas as peças publicitárias para alcançar os consumidores que têm a mesma visão de mundo.
Ou seja: ao promover a diversidade cultural, a empresa só tem a ganhar!
Leia também: Marketing de Protagonismo: entenda a metodologia.
Como implementar a diversidade cultural na empresa?
É preciso realizar um planejamento minucioso para que a diversidade cultural traga todos os benefícios que citamos.
Eis alguns passos importantes para a equipe de RH colocar em prática:
Analise a atual cultura da empresa
A empresa promove a inclusão de diferentes perfis de talentos? Como está esta distribuição pelos setores? Já ocorreram casos de discriminação? Se sim, o que foi feito?
Uma dica é realizar pesquisas de clima organizacional para que os líderes leiam um feedback dos próprios colaboradores sobre esse tema.
Crie processos seletivos mais igualitários
Todas as próximas contratações podem levar em consideração não apenas a diversidade de talentos e habilidades técnicas, mas também a diversidade cultural.
Isso é importante para que o tema não fique apenas no discurso.
Treine os colaboradores sobre o tema diversidade (e saiba ouvi-los)
Diferentes perfis podem gerar diferentes conflitos – isso é comum nas relações humanas. Por isso, é importante sempre oferecer treinamentos para que a equipe entenda a importância de ter uma força de trabalho mais diversificada e inclusiva e um ambiente acolhedor.
Rodas de conversa, mesas redondas e palestras podem ser incluídas nesse treinamento. É muito importante que a empresa adote uma postura de acolher as dúvidas da equipe. Afinal, muitas discussões a respeito da inclusão são recentes – incluindo, ainda, a existência dos chamados vieses inconscientes.
Vieses inconscientes são aqueles preconceitos já incorporados em nosso dia a dia relacionados a diferentes fatores, como raça, classe social, idade, gênero, orientação sexual etc. Muitas vezes cometemos atos preconceituosos mesmo sem saber que estamos agindo assim.
A empresa precisa, portanto, criar um espaço de diálogo, de aprendizado e de convívio para potencializar o entendimento sobre o tema.
Estabeleça métricas de monitoramento
Uma dica importante é criar métricas e KPIs (Indicadores Chave de Performance) para avaliar e monitorar o andamento das medidas de diversidade cultural.
Índice de turnover e pesquisas de clima são dois exemplos de análises importantes para o monitoramento das ações.
Para finalizar, assista ao vídeo da ONU Brasil sobre o tema. A organização investe na diversidade cultural e vem colhendo bons frutos.
Uma das entrevistadas, Flávia Bianco, mulher trans e analista administradora plena da organização, cita uma frase que define perfeitamente a importância da diversidade cultural:
“Quando você tem pessoas que podem ser quem elas são, elas produzem mais e melhor.”
Aqui na Voy, podemos ajudar você em todos esses passos rumo à uma empresa inovadora e com um marketing consciente que valorize ainda mais a missão do seu negócio!
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