Erros de SEO que você não deve cometer

Erros de SEO que você não deve cometer

É bem provável que você já esteja familiarizado com o termo técnicas de SEO (Search Engine Optimization), não é mesmo? Afinal, é impossível falar em marketing digital sem citar esse tipo de estratégia.

Praticar o SEO é fundamental no marketing de conteúdo, para que o seu site, o seu blog e suas páginas nas redes sociais fiquem bem posicionados nos resultados de buscas orgânicas do Google e demais sites de pesquisa.

Porém, é comum que alguns erros sejam cometidos e levem todo o esforço por água abaixo. Estamos aqui para ajudá-lo a evitar executar essas práticas negativas. Continue lendo!

Técnicas de SEO: 8 erros que não devem ser cometidos e como revertê-los

A seguir, apresentaremos uma lista com os principais erros de SEO que vemos por aí, além de mostrar dicas para revertê-los. Acompanhe!

1. Não planejar a palavra-chave

De nada adianta produzir conteúdos para o seu blog e demais canais, caso os assuntos não sejam de interesse do seu público. Por isso, as palavras-chave precisam ser muito bem planejadas, com aquelas com um bom volume de buscas sendo priorizadas.

O próprio Google oferece uma ferramenta, o Google Keyword Planner, que pode ajudar na definição de boas palavras-chave. Esse recurso apresenta o volume de buscas, a competitividade dos termos, entre outros dados relevantes para a sua estratégia. 

2. Uso das palavras-chave em excesso

Saber usar as palavras-chave corretamente é uma das técnicas de SEO mais importantes. Porém, muitos criadores de conteúdo erram ao repetir os termos exaustivamente.

Escrever a palavra-chave várias vezes não vai fazer com que o seu conteúdo seja bem ranqueado. Pelo contrário, os robôs do Google perceberão que você está “forçando” e jogarão a sua página para o fim da lista.

O ideal é que a palavra-chave seja usada no título do conteúdo, em um ou dois subtítulos, na introdução e na conclusão do conteúdo. 

Também é uma boa prática usar termos semânticos, ou seja, que têm significados iguais ou semelhantes. Os algoritmos do Google já tem inteligência capaz de detectar os sinônimos e melhorar o ranqueamento dos conteúdos que os utilizam, a fim de melhorar a experiência do leitor.

3. Copiar conteúdos de outras fontes

Para começar, copiar conteúdos de outros sites ou blogs caracteriza plágio e pode render até mesmo processos judiciais para a sua empresa, caso o autor original reivindique os direitos autorais.

Além disso, a prática de copiar e colar não é bem-vista pelos buscadores do Google. Os robôs identificarão o conteúdo original como referência e o seu como algo pouco relevante.

Isso fará com que a entrega do seu conteúdo seja comprometida e pode até mesmo atrapalhar os conteúdos que estiverem performando bem.

4. Não incluir links

O link building é uma atividade importantíssima para performar bem no Google. Isso é valorizado pelo buscador, que se preocupa em manter o usuário navegando pela internet e oferecer mais informações interessantes sobre o assunto em questão.

Além disso, os algoritmos do Google entendem que os links colocados em um conteúdo são fontes de referência de onde informações foram retiradas. Assim, o seu material comprovará que tem relevância e que foi construído a partir de pesquisas aprofundadas.

É importante que sejam feitos links internos, ou seja, de outros conteúdos do seu próprio site ou blog, e também externos, que são os retirados de outras fontes.

Os links externos podem ser feitos quando você cita pesquisas, reportagens de jornais e revistas, livros, falas de personalidades, entre outras situações.

5. Esquecer a meta-descrição

A meta-descrição é aquele textinho que aparece logo abaixo do título na página de resultados do Google.

Ela é muito importante para o leitor, tendo em vista que resume o que ele encontrará na página. Por isso, é muito valorizada pelos algoritmos e deve sempre ser preenchida, sem esquecimentos.

Além de não esquecer a meta-descrição, recomenda-se que você utilize a palavra-chave do conteúdo ao elaborar este pequeno texto.

6. Não ter um site responsivo

Os sites responsivos são aqueles que se adaptam bem a qualquer tipo de tela. De tal modo, o usuário sempre terá uma boa experiência, independentemente se estiver acessando os conteúdos por meio de um notebook, tablet, celular ou qualquer outro dispositivo.

Como o Google valoriza a experiência do usuário, não ter um site responsivo resultará na baixa entrega dos seus conteúdos nos resultados de pesquisa.

Por isso, caso você ainda tenha um site estático, é fundamental fazer os investimentos necessários e dar uma renovada na estrutura das suas páginas.

7. Ter problemas no Robots.txt

Ainda falando na parte mais técnica do site, é preciso evitar os problemas no Robots.txt, que é um arquivo que fica no servidor e indica as suas páginas para os robôs do Google.

Se o arquivo for mal configurado, dificilmente os seus conteúdos terão uma boa performance nos buscadores. O Google oferece uma ferramenta chamada “Robots.txt Tester”, que permite consultar a configuração do arquivo no seu site. 

8. Criar conteúdos rasos e com baixa qualidade

Entre os erros de SEO mais cometidos está a criação de conteúdos rasos e de baixa qualidade. 

Pensando em ter agilidade e conseguir audiência a qualquer custo, muitos produtores de conteúdo acabam escrevendo qualquer coisa e aplicando algumas técnicas de SEO no texto para que ele performe bem.

Porém, o Google já é capaz de identificar a profundidade e a qualidade dos materiais. Logo, é preciso desenvolver conteúdos realmente interessantes, que cumprem o que prometem e trazem informações relevantes para o leitor.

Engana-se quem pensa que basta fazer um cursinho de poucas horas na internet para criar bons conteúdos. Procure sempre por profissionais de comunicação especialistas na área, que entendam sobre pesquisa, perfis de públicos, regras de ortografia e gramática e, é claro, as técnicas de SEO.

Você identificou algum desses erros de SEO nas estratégias da sua empresa? Em caso positivo, é importante corrigi-los o mais breve possível, para evitar perder audiência e negócios por conta disso.

A Voy é uma agência especialista em conteúdo, contando com excelentes profissionais para planejar e aplicar corretamente as técnicas de SEO para a sua empresa. Entre em contato conosco e conheça os nossos serviços para torná-lo protagonista do seu negócio!

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