Gamificação: como o engajamento de equipe pode trazer bons resultados

Gamificação: como o engajamento de equipe pode trazer bons resultados

A gamificação é um tema que começa a aparecer com cada vez mais frequência nas empresas. Por meio dessa estratégia, é possível aumentar a produtividade dos times e isso se reflete no marketing da companhia.

Por meio da gamificação, os colaboradores da empresa conseguem se manter sempre motivados a entregar melhores resultados. Além disso, a metodologia inovadora pode atrair bons funcionários para a sua empresa.

Neste artigo, explicaremos mais sobre a gamificação e como o engajamento de equipe pode trazer bons resultados para  seu negócio, nos mais variados aspectos. Siga com a gente e saiba mais!

 

Entendendo o processo de gamificação

O processo de gamificação consiste em promover jogos com os colaboradores das empresas. Os games, no entanto, devem ser similares com as atividades que esses profissionais desempenham em suas rotinas de trabalho.

A ideia é que quando o colaborador consiga atingir um objetivo do game, receba uma recompensa, como subir de posição no quadro hierárquico da companhia, por exemplo.

Vale lembrar que a gamificação não é um mero entretenimento para os funcionários. Trata-se de uma estratégia que visa promover o engajamento e a motivação do time.

Além disso, os colaboradores poderão receber feedbacks de seus superiores e colegas, para que suas habilidades sejam sempre melhoradas.

Em suma, toda estratégia de gamificação deve conter quatro elementos básicos:

 

  1. Regras: as normas do jogo devem ser claras para todos;
  2. Metas: todos os jogos devem ter metas para serem atingidas;
  3. Feedback: os jogadores precisam receber um retorno sobre o seu desempenho;
  4. Premiação: o reconhecimento deve ser dado aos vencedores por meio de prêmios.

 

Formas de aplicação da gamificação nas empresas

Existem diversas maneiras de promover a gamificação nas empresas. Dinâmicas já comuns no meio corporativo, como o brainstorm, por exemplo, podem ser adaptadas.

Nesse caso, conforme a relevância das ideias levantadas pelos participantes, uma recompensa pode ser dada pelos diretores. 

Medalhas nas cores bronze, prata e ouro podem ser oferecidas, por exemplo, para os três colaboradores que trouxerem as melhores contribuições.

Caso a organização esteja realmente disposta a investir na estratégia, é possível ir mais além e criar aplicativos para celular, por exemplo.

Até mesmo as premiações podem ser reais. Os colaboradores que se destacarem nos jogos podem ser agraciados com eletroeletrônicos, viagens, entre outras premiações que você julgar interessante.

 

Gamificação no endomarketing: trazendo resultados para a equipe

O endomarketing é o conjunto de estratégias de marketing que se concentram no ambiente interno das empresas, ou seja, com os colaboradores.

O objetivo do endomarketing é fazer com que os funcionários gerem resultados significantes para a empresa, por meio da motivação e do engajamento.

Atualmente, a gamificação e o endomarketing cada vez mais andam juntos. Isso porque os games podem incentivar os colaboradores a melhorarem o seu desempenho interno, explorando gatilhos de motivação.

Vamos imaginar uma estratégia de gamificação aplicada no setor de vendas de uma organização

Nesse caso, a empresa pode criar um quadro que simula um tabuleiro com casas. Conforme o profissional faz novas vendas, anda uma casa. 

No final do mês, se observa qual dos profissionais conquistou mais resultados para a companhia. Como reconhecimento, um quadro de funcionário do mês com a foto do colaborador pode ser fixada na parede e ele ainda receber um bônus em dinheiro, por exemplo. 

O objetivo da gamificação no endomarketing é criar um clima de competição saudável dentro da empresa. Desse modo, todos se sentirão mais motivados a trabalharem em equipe e apresentarem os melhores resultados para a companhia.

 

Resultados do engajamento da equipe para o público externo

Conforme as estratégias de gamificação forem dando resultados, o engajamento da sua equipe também pode ser explorado entre o público externo.

Aqui diversas estratégias podem ser exploradas. Você pode filmar pequenos trechos das dinâmicas e fazer publicações na função “stories” do Instagram, por exemplo.

A foto com o profissional que mais se destacou em uma competição interna também pode ser publicada nas redes sociais da empresa. 

Assim, ele poderá receber os cumprimentos não apenas dos colegas de trabalho, mas também de clientes, familiares, amigos e outros seguidores.

Tudo isso resulta em uma poderosa estratégia de branding awareness, ou seja, uma ação para tornar a sua marca mais reconhecida pelos consumidores.

Quem acompanha as ações de gamificação com os colaboradores terá uma imagem mais positiva da sua empresa. Isso poderá resultar em mais confiança na empresa e, indiretamente, até mesmo gerar vendas.

Também se cria uma imagem positiva entre os profissionais da sua área de atuação. Isso contribui para que a organização seja vista como uma boa empregadora e você receberá currículos de pessoas cada vez mais qualificadas, quando abrir processos seletivos.

Viu como o engajamento de equipes pode trazer bons resultados para a sua empresa? É por isso que apostar na gamificação é uma ideia bem interessante para desenvolver o seu negócio.

Outro conceito que vale a pena entender e aplicar no seu negócio é o growth hacking. Leia o nosso artigo que trata sobre esse assunto e saiba mais!

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *