Referral Marketing X Marketing de Influência: qual a diferença e como as estratégias ajudam no crescimento da sua empresa
Você já parou para pensar em como as outras pessoas podem nos influenciar a tomar decisões de compra? Pare e pense! Quantas vezes você já comprou ou deixou de comprar algo porque um amigo disse que teve uma experiência boa ou ruim com determinado produto ou serviço?
Existem duas classificações para esse fenômeno: o Referral Marketing e o Marketing de Influência. Na prática, um deles é algo que acontece de forma espontânea e o outro é pago.
A seguir, vamos apresentar mais detalhadamente e trazer exemplos dos dois conceitos. Também vamos orientá-lo sobre como escolher a melhor estratégia para a sua empresa. Siga a leitura e confira!
Referral Marketing: entenda mais sobre esse conceito
Referral Marketing é o nome que se dá quando os clientes recomendam os produtos ou serviços de uma empresa para outras pessoas.
Ou seja, é o velho e conhecido marketing boca-a-boca, que acontece quando alguém fica tão satisfeito com algo que comprou, que costuma indicar o item às pessoas de suas relações.
O Referral Marketing existe praticamente desde os primórdios das relações de compra e venda. Porém, ganhou força com a popularização da internet e das redes sociais.
Ao deixar um comentário positivo sobre um produto ou serviço em uma publicação da empresa, no Facebook ou no Instagram, por exemplo, um usuário pode influenciar uma infinidade de pessoas.
Esse fenômeno é muito eficiente! Para você ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa da Nielsen, 77% dos consumidores se sentem impulsionados a comprar um novo produto quando os descobrem por meio do boca a boca.
O Referral Marketing acontece quando os consumidores se tornam “advogados” da marca, apenas pela boa experiência que tiveram, sem ter uma remuneração para isso.
É claro que as empresas podem dar um “empurrãozinho” para que os usuários falem bem da sua marca. Quem faz isso muito bem é o Nubank.
A fintech já declarou que tem como missão ser amada pelos clientes. Por isso, sempre que uma interação significativa acontece nas redes sociais, envia mimos para os usuários.
Quando o usuário publica uma foto do brinde que recebeu nas redes sociais, influencia os seus amigos a também se tornarem clientes do banco digital.
As ações de Referral Marketing podem ser exploradas, inclusive, para a geração de User-Generated Content, ou seja, conteúdos gerados pelos usuários.
Veja o que são estratégias de Marketing de Influência
O Marketing de Influência é um pouco diferente do Referral Marketing. Nesse caso, estamos falando das estratégias que envolvem produtores de conteúdo independentes e que influenciam grandes públicos extremamente engajados.
Portanto, o Marketing de Influência são as ações realizadas com digital influencers, como blogueiros e youtubers. Atualmente, existem milhares de produtores de conteúdo, que atendem a públicos dos mais diversos nichos.
Nesse caso, a empresa dá algo em troca para que o influenciador fale bem de seus produtos. É a famosa “publi”, realizada em redes sociais, como o Instagram.
Se você tem um e-commerce que vende suplementos alimentares, por exemplo, pode fazer parcerias com um influenciador digital fitness, que tenha uma boa comunidade de seguidores.
Como a audiência dele se interessa pelos produtos que a sua empresa vende, pode-se usar da autoridade que essa pessoa tem para conquistar mais vendas.
Ao trabalhar com o Marketing de Influência, no entanto, é preciso ter alguns cuidados. O principal deles é observar o comportamento do influenciador e a reputação que ele tem nas redes.
Se você vincular a sua marca com uma pessoa que está envolvida em escândalos midiáticos, por exemplo, a imagem da empresa poderá ser afetada de forma negativa.
Referral Marketing X Marketing de Influência: veja como escolher a melhor opção para sua empresa
Agora você já sabe o que é Referral Marketing e Marketing de Influência. Deve estar se perguntando, portanto, qual dessas opções é a melhor para o seu negócio.
Isso depende de vários fatores, como o momento que a sua marca está vivenciando, por exemplo.
O Referral Marketing somente acontece quando a sua marca já está no mercado há um tempo e já ganhou a confiança do público.
Dificilmente o boca-a-boca trará um resultado positivo em um prazo muito curto, isso é algo que se conquista e deve-se trabalhar para isso, sempre oferecendo produtos e um atendimento de qualidade.
Como as pessoas tendem a acreditar muito mais em uma indicação espontânea do que em uma publicidade paga, desenvolver ações de relações públicas para criar mais rapidamente o Referral Marketing é sempre importante.
O Marketing de Influência, por sua vez, pode ser praticado em todos os momentos da marca. Ele pode, inclusive, ser desenvolvido em paralelo ao Referral Marketing.
Quando você está iniciando um novo produto ou entrando em um mercado competitivo, as parcerias com digital influencers podem ser, inclusive, uma forma de apresentar a sua marca para o público.
Na prática, ambas as estratégias são eficientes e podem ser colocadas em ação de forma paralela. Porém, vale a pena analisar com calma os cenários e o momento em que a sua marca está vivenciando. Desse modo, poderá optar por uma ação que traga resultados mais efetivos.
Para conquistar mais resultados para a sua marca, também é interessante entender sobre o Marketing de Performance. Temos um conteúdo que conta tudo sobre essa estratégia. Confira agora mesmo!
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Sinta-se livre para contribuir!