Mobile marketing: entenda por que você não pode deixar de lado essa estratégia!
Mobile marketing: esse é um termo conhecido e que você precisa se adaptar, caso queira impulsionar o seu negócio e torná-lo protagonista no seu segmento.
Basicamente, o mobile marketing é um conjunto de ações que envolvem o uso de dispositivos móveis para desenvolver estratégias que acompanham os leads e os clientes em toda a sua jornada de compra nos negócios. Além disso, ações de relacionamento também podem ser aplicadas.
Vamos saber mais sobre esse tipo de estratégia e compreender por que ela é tão importante? Então, prossiga com a leitura!
Mobile marketing: recapitulando o que é e como funciona esse tipo de estratégia
Como comentamos, as estratégias de mobile marketing são aquelas que envolvem o uso de dispositivos móveis para influenciar, interagir e se relacionar com leads e clientes.
Para que esse tipo de ação realmente se destaque e tenha resultado, é importante que os gestores de marketing tenham uma mudança de mentalidade.
A ideia é que se tenha um pensamento voltado para o mobile first, ou seja, os dispositivos móveis em primeiro lugar.
Até poucos anos atrás, era comum que ao desenvolver um site, por exemplo, se pensasse primeiro no layout para computadores. Somente depois era que os designers e os programadores buscavam meios para adaptar as páginas para os dispositivos móveis.
Hoje, a coisa já mudou de figura! Grande parte dos usuários faz mais acessos pelos smartphones do que pelos notebooks, por exemplo. Logo, o ideal é que o mobile seja colocado em primeiro lugar ao se desenvolver novos produtos e estratégias digitais.
Principais vantagens do mobile marketing para os negócios
Ter uma visão voltada para o mobile first traz grandes vantagens para o seu negócio! Observe, abaixo, as principais delas!
O número de usuários de dispositivos móveis é enorme
Pare e pense! Você conhece alguém que não use smartphone nos dias de hoje? É bem provável que não!
Pessoas de todas as idades, estilos, ideologias, gêneros e classes sociais já incorporaram os celulares e outros itens, como tablets e relógios inteligentes em seu dia a dia.
Para você ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa feita pela consultoria Newzoo, publicada na revista Exame, o Brasil tem cerca de 109 milhões de celulares em uso.
Tal número coloca o nosso País entre as cinco nações com maior número de celulares do mundo! Ficamos atrás apenas da Indonésia, dos Estados Unidos, da Índia e da China.
Resumindo: há muitos (muitos mesmo) clientes em potencial para você atingir com estratégias de mobile marketing.
As pessoas estão cada vez mais habituadas a compras pelo celular
Além de estarem cada vez mais conectadas, as pessoas estão cada vez mais comprando pelo celular.
Segundo dados do Panorama Mobile Time, levantados pela Opinion Box, 99% dos brasileiros que usam smartphones já fizeram alguma compra pelo dispositivo.
As vendas online, portanto, não param de crescer! Na pandemia da Covid-19, quando era necessário manter o isolamento social, as pessoas descobriram essa possibilidade e ela veio para ficar!
Os anúncios podem ser personalizados por localização
Outra grande vantagem do mobile marketing é a possibilidade de personalizar os anúncios em redes sociais e buscadores por localização.
Isso é ótimo para que os anúncios do seu negócio sejam mostrados para pessoas que estão próximas dele e possam fazer compras.
Ou seja, o mobile marketing não se restringe às compras online! Ele também pode incentivar os usuários dos dispositivos móveis a irem até uma loja física, por exemplo.
Exemplos de estratégias de mobile marketing para o seu negócio
Há várias estratégias que podem ser desenvolvidas a partir dos preceitos do mobile marketing. Conheça as principais delas!
Atente-se ao Google Analytics
Para começar uma estratégia de mobile marketing, é importante estar atento aos indicadores do Google Analytics.
No sistema de relatórios do Google, há um tópico que fala quantos acessos são feitos por desktop, mobile e tablet.
É claro que cada negócio possui divergências, mas antes de qualquer tomada de decisão em layoutização e ajustes, devem ser levados em consideração os números levantados ao consultar o Google Analytics,
Site responsivo
Os sites responsivos são aqueles que se adaptam a qualquer tamanho de tela, sempre garantindo uma boa experiência para o usuário.
Sendo assim, se alguém acessar o site no celular ou no tablet, terá uma experiência tão boa quanto a de quem acessá-lo pelo computador.
Desenvolvimento de aplicativos
Que tal ter um aplicativo próprio para o seu negócio? Essa é uma ótima alternativa para e-commerces, negócios gastronômicos, portais de notícias, entre tantas outras possibilidades.
Um restaurante que tem o seu próprio app de delivery, por exemplo, não precisa disputar a atenção do usuário com tantas opções que estão em marketplaces, como o iFood. Logo, fica mais fácil fidelizar clientes.
Uso de QR Codes
Os QR Codes são ótimos para criar estratégias a partir do conceito conhecido por cibridismo, que mescla o mundo real com o virtual.
Em uma loja física, QR Codes podem ser colocados nas prateleiras dos produtos, para que os clientes possam acessar vídeos ou ler informações complementares sobre os itens vendidos.
Além disso, os QR Codes são ótimos para facilitar o pagamento feito por PIX.
Estratégias nas redes sociais
As infinitas possibilidades de ações nas redes sociais também se enquadram como mobile marketing.
A produção de conteúdo para mídias como o Instagram, o Tik Tok e o Facebook podem ser estratégicas para atingir nichos específicos de público.
Comunicação via SMS ou WhatsApp
O envio de mensagens via SMS ou WhatsApp são mais um exemplo de ação via mobile marketing.
Esse tipo de ação pode ser feita para várias finalidades, como enviar ofertas, informar status de pedidos, praticar o marketing de relacionamento e por aí vai.
Você já deve ter percebido como o mobile marketing é importante, não é mesmo? Então, não deixe de seguir essa tendência irreversível nas estratégias digitais da sua empresa.
E, por falar em tendências, recomendamos agora a leitura de nosso artigo que fala sobre o uso recorrente de dados para o marketing em 2023.
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