Pesquisa por voz: a importância de adaptar as estratégias de marketing para esse recurso
A pesquisa por voz é uma das grandes tendências do marketing para os próximos anos. Afinal, é crescente o uso desse recurso, muito por conta da popularização das assistentes virtuais, como a Siri, a Cortana e a Alexa, que podem ser acessadas em smartphones, tablets e outros dispositivos.
Também estão disparando as vendas de dispositivos como o Amazon Echo e o Google Home. A partir deles, é possível ter verdadeiras conversas com as assistentes virtuais e questionar sobre o clima, tirar dúvidas sobre assuntos variados e, é claro, perguntar sobre produtos e serviços.
Essa tendência é muito interessante para as empresas, que podem tirar proveito da situação em suas estratégias de marketing. Isso porque, quando alguém faz uma pergunta para a Alexa, por exemplo, a assistente responde de acordo com aquilo que ela encontrou na web.
Como a dúvida do usuário pode estar no site ou blog da sua empresa, essa pode ser uma maneira de conquistar mais leads e clientes.
Estratégias de marketing e SEO para tirar proveito da pesquisa por voz
Se você entende um pouco sobre inbound marketing e marketing de conteúdo, deve saber o que é SEO, não é mesmo?
A partir dessas técnicas, os conteúdos produzidos por um blog ou outro canal digital ficam mais bem posicionados, de forma orgânica, nos resultados de buscas do Google e outros sites de pesquisa.
Para se aproveitar da pesquisa por voz, também é preciso apostar no SEO. Porém, as estratégias devem ser um pouco diferenciadas. Veja, a seguir, algumas dicas para que os seus conteúdos sejam encontrados pelas assistentes virtuais!
Utilize palavras-chave mais longas e próximas à linguagem oral
Para ter bons resultados nas pesquisas por voz, é interessante que você produza conteúdos com palavras-chave mais longas e próximas à linguagem oral.
Ficou em dúvida? Não se preocupe que nós explicamos! Vamos supor que você queira comprar roupas femininas online.
Ao fazer uma pesquisa digitando um texto, é bem provável que você pesquise por termos como “roupa feminina online”, “loja de roupas femininas” ou ainda termos mais específicos como “calça feminina”, “blusa feminina” etc.
Essas, portanto, são excelentes palavras-chave para ranquear bem um e-commerce que venda esse tipo de produto.
Porém, quando estamos falando de SEO para pesquisa por voz, a coisa muda de figura! Ao usar uma busca oral, as pessoas se comportam de maneira diferente e elaboram o termo de pesquisa como se estivessem conversando com um amigo.
Dessa forma, é bem provável que o usuário que está fazendo a busca que citamos anteriormente fale algo como: “Ok, Google. Onde comprar roupas femininas?”.
Viu como o termo de pesquisa é mais longo e próximo à forma como falamos com as pessoas reais?
É por isso que, para ficar bem posicionado nos resultados de pesquisas por voz, usar palavras-chave mais compridas (geralmente perguntas) e próximas à linguagem oral e simples do dia a dia é importante.
Conquiste os featured snippets
Também conhecidos como a posição zero do Google, os featured snippets são aqueles cartões com perguntas e respostas que aparecem quando pesquisamos algo no buscador.
Segundo informações divulgadas pelo Google, 40,7% das respostas dadas pelas assistentes virtuais são a leitura de featured snippets. É por esse motivo que conquistar essa posição é cada vez mais importante para os negócios.
Existem várias estratégias de SEO que podem ser colocadas em prática para conquistar os featured snippets. Uma delas é criar conteúdos com perguntas e respostas, em que sejam respondidos, de forma clara, completa e objetiva, os questionamentos referentes ao seu negócio ou ramo de atuação.
Esteja presente no Google Meu Negócio
A pesquisa por voz também é muito comum para a busca de serviços locais. Se você está viajando e parou numa cidade em que não conhece nada, pode pedir para que a assistente virtual indique um restaurante bom para almoçar ou um ponto turístico interessante para conhecer, por exemplo.
Em situações assim, os robôs do Google tentam encontrar as respostas no Google Meu Negócio, plataforma para o cadastro de empresas, mantida pelo buscador.
No Google Meu Negócio, você pode cadastrar o endereço, telefone, e-mail, horário de funcionamento, entre outras informações úteis do seu negócio.
Dessa maneira, a assistente virtual do usuário pode fazer a leitura desses dados, no caso dele pesquisar por algo em que o seu negócio local possa atender.
Aposte na agilidade do seu site
A maior parte das pesquisas por voz são feitas em smartphones e tablets. A internet desses dispositivos nem sempre é das mais velozes, principalmente quando o usuário está usando os dados móveis.
Por isso, é fundamental ter sites e blogs simples e de fácil carregamento. Evite, por exemplo, colocar muitos recursos animados ou imagens pesadas, que possam deixar a página lenta.
Se a página não carregar rápido, ela não será mostrada como resultado na pesquisa por voz feita pelo usuário. Logo, você perderá oportunidades de negócios.
E então, a sua empresa já investe em estratégias de marketing voltadas para a pesquisa por voz? Caso ainda não faça, vale a pena correr atrás do prejuízo e começar a fazer isso o quanto antes.
Quer continuar aprendendo sobre marketing e negócios? Então, a nossa sugestão agora é para que leia o nosso artigo que mostra como visualizar o retorno de resultados em mídia paga. Ele traz orientações bem úteis para você acompanhar os resultados de seus investimentos.
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