5 dicas para os profissionais de marketing se manterem atualizados

5 dicas para os profissionais de marketing se manterem atualizados

O mundo está em constante evolução, e é fundamental que os profissionais de marketing se mantenham atualizados para acompanhar as tendências e se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. 

A atualização constante é importante não só para o desenvolvimento da carreira do profissional, mas também para garantir o sucesso das estratégias de marketing da empresa em que ele trabalha. 

Nesse sentido, este artigo apresentará dicas valiosas para os profissionais de marketing se manterem atualizados. Ao final, também contaremos sobre uma novidade super bacana que estamos preparando. Vamos lá?

As 5 melhores dicas para profissionais de marketing se manterem atualizados

A área de marketing é uma das mais dinâmicas do mercado, com constantes mudanças nas tendências, ferramentas e comportamentos dos consumidores. É por isso que, para ter sucesso nesse segmento, deve-se estar em constante evolução.

A seguir, veja algumas dicas valiosas para os profissionais de marketing se manterem sempre atualizados.

1. Acompanhe canais especializados

Existem muitos blogs e sites especializados em marketing que são atualizados diariamente com notícias, tendências e dicas valiosas para profissionais da área. 

É importante acompanhar esses canais para se manter atualizado sobre as novidades do mercado. E tem conteúdos para todos os gostos: textos, vídeos, podcasts, entre outros. 

Inclusive, você pode ficar sempre de olho nos canais aqui da Voy! Além do blog, que constantemente é atualizado com os assuntos mais quentes do mundo do marketing, também marcamos presença no Instagram e no LinkedIn. Já segue a gente aí em todos os perfis!

2. Participe de eventos da área

Eventos, como congressos e conferências, são ótimas oportunidades para aprender com especialistas da área, trocar experiências com outros profissionais e conhecer as tendências do mercado. 

Há vários eventos de marketing rolando em todos os cantos do País. O RD Summit, por exemplo, é um dos que mais atrai a comunidade marketeira.

Também é uma boa ideia participar de webinars, lives e outros tipos de eventos realizados online. Assim, você adquire conhecimento de forma ágil e prática, sem nem precisar sair de casa.

3. Veja o aprendizado como algo contínuo

Você já ouviu falar em lifelong learning? Trata-se de uma abordagem que se baseia na premissa de que o aprendizado é um processo contínuo e que deve ser mantido ao longo de toda a vida.

Em áreas como o marketing, onde tudo é muito dinâmico e muda rápido, essa ideia se aplica muito bem. Por isso, mesmo após concluir a graduação, os profissionais da área precisam seguir estudando e se aperfeiçoando para se atualizar no mercado.

Você pode investir em pós-graduações e participar de projetos de pesquisa, por exemplo. Além disso, é uma ótima ideia fazer cursos e treinamentos rápidos, para aprender coisas específicas.

Toda hora está surgindo uma nova ferramenta que precisa ser dominada pelos profissionais de marketing. Quem produz conteúdo, por exemplo, precisa ficar de olho em novidades como as plataformas de inteligência artificial, as redes sociais do momento, como o Tik Tok, entre outras. Buscar por treinamentos para compreender isso é mais do que interessante.

4. Sempre estude o comportamento dos públicos

Você já deve saber isso, mas sempre é bom lembrar que uma estratégia de marketing eficiente só funciona quando há um bom mapeamento de públicos por trás.

Então, sempre busque entender as mudanças na sociedade, o comportamento das pessoas, as tendências e por aí vai.

Quer um exemplo? Na época da pandemia, quando tivemos que ficar em quarentena, muitas empresas que atendiam os clientes presencialmente tiveram que migrar para o formato online.

Logo, os profissionais de marketing de uma rede de lojas que tinha como principal fonte de renda o atendimento físico, por exemplo, tiveram que se mexer para acompanhar o comportamento de um novo público que se formava para fazer compras online.

A sociedade evolui e muda muito rapidamente e o profissional de marketing precisa estar atento a tudo o que acontece à sua volta e interfere no comportamento das pessoas. 

5. Invista em networking

Manter contato com outros profissionais da área é uma forma valiosa de ficar atualizado sobre as tendências e novidades do mercado. 

Participar de grupos de discussão nas redes sociais e eventos de networking podem ajudar a ampliar sua rede de contatos e aprender com outros profissionais. Invista nisso!

UniVoy: universidade corporativa visa levar novos conhecimentos para os profissionais de marketing

Agora chegou a hora de você conhecer a novidade que falamos que iríamos trazer, lá no início do artigo, lembra? Estamos falando da UniVoy, a universidade corporativa da Voy!

A Voy é uma agência de protagonismo digital que desenvolve metodologias exclusivas para os seus clientes. Pensando nisso, desenvolvemos o projeto da UniVoy, em que profissionais especializados são convidados semanalmente para palestrar aos nossos colaboradores.

Agora o projeto cresceu e está aberto a todos os nossos clientes, parceiros, profissionais de marketing e demais interessados. Para participar dos encontros e adquirir muito conhecimento, basta fazer a inscrição gratuitamente.

Que tal fazer agora mesmo a sua inscrição na UniVoy? Já temos alguns treinamentos agendados e muitos outros por vir. Não perca essa oportunidade!

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *