Quando o rebranding é importante para o seu negócio?
É natural que todas as marcas, em algum momento, precisem se reposicionar no mercado. Isso pode acontecer por uma série de motivos, como o lançamento de novos produtos, mudança de público ou troca de postura na cultura organizacional. A esse fenômeno, damos o nome de rebranding.
Para que você saiba mais sobre o assunto e entenda quando o rebranding é importante para a visibilidade do seu negócio, preparamos este conteúdo. Prossiga a leitura e tire as suas dúvidas!
O que é o rebranding?
Podemos definir rebranding como o ato de ressignificar a imagem que as pessoas têm de uma empresa ou produto.
Para isso, as marcas podem mudar o seu nome, slogan, logotipo, identidade visual, entre outros elementos. De tal maneira, conseguem alterar também a forma como são percebidas no mercado.
Por que e quando fazer o rebranding?
Como comentamos, a decisão que leva as marcas a fazerem rebranding pode se originar de diversos fatores.
Geralmente, isso acontece quando a mensagem passada não se adapta mais às características do público-consumidor. Em alguns casos, é o próprio público ou persona da marca que muda.
Quais são os principais tipos de rebranding?
Existem diferentes tipos de rebranding, que podem ser adotados de acordo com as necessidades do negócio. Veja, a seguir!
Rebranding parcial
O rebranding parcial é aquele em que são feitos pequenos ajustes na marca, para adaptar alguns pontos que possam ter ficado desalinhados com o público.
Essa estratégia é recomendada para as grandes marcas, que já são sólidas no mercado e muito presentes no imaginário do público-consumidor.
É o caso, por exemplo, de marcas consolidadas que fazem uma pequena mudança no logotipo, para que ele fique mais moderno e condizente com o momento atual.
Rebranding total
Por sua vez, o rebranding total é necessário quando a marca precisa ser totalmente modificada, trocando até mesmo o nome, em muitos casos.
Isso é bastante comum de ser visto quando duas empresas se fundem e formam uma nova companhia, por exemplo.
Qual é a importância do rebranding para as marcas?
Na vida nada é constante e tudo muda o tempo todo. O perfil de consumidores de uma marca pode passar por alterações, a sociedade pode evoluir e mudar os seus valores e formas de comportamento etc.
Para as empresas, é importante seguir essas mudanças e, dessa forma, seguir relevante para o público. É por conta disso que o rebranding é tão importante e deve ser considerado de tempos em tempos.
Vale lembrar, no entanto, que o rebranding é uma estratégia de reposicionamento. Ela não deve ser usada como meio para corrigir um ciclo baixo de vendas, por exemplo.
Como realizar o rebranding de uma empresa?
Não existe uma “receita de bolo” para fazer o rebranding de uma empresa. Para saber quando é o momento certo dessa estratégia, as empresas precisam estar constantemente monitorando os seus públicos e os cenários em que eles estão inseridos.
A partir desse monitoramento, se percebe a necessidade ou não de atualizar as marcas. Caso seja necessário praticar o rebranding, as empresas podem mudar a sua identidade visual e se posicionar de forma diferente nas mídias.
Para isso, podem ser criadas diferentes tipos de ações nas redes sociais, campanhas de mídia paga, patrocínios a eventos, entre diversas outras modalidades de marketing e comunicação.
Cases de sucesso: veja algumas marcas que fizeram rebranding
Para que você entenda mais sobre o rebranding, separamos alguns cases de sucesso, de marcas que mudaram o seu posicionamento e conseguiram se reposicionar perante os públicos. Veja!
Skol
Se você puxar pela memória e tentar lembrar de alguma campanha da cerveja Skol nos anos 1990 e 2000, certamente formará em sua mente a imagem de uma loira bonita segurando um copo ou garrafa com a bebida.
Porém, com a evolução da sociedade, esse tipo de campanha passou a ser vista como machista, tendo em vista que trata o corpo das mulheres como um objeto.
Em uma estratégia de rebranding, a empresa convidou artistas mulheres para recriarem os seus anúncios do passado, sem as características machistas.
O reposicionamento de valores foi anunciado em comerciais para a televisão e redes sociais, rendendo ampla cobertura midiática.
Havaianas
As sandálias Havaianas existem desde 1962 e, em meados da década de 1990, precisou fazer um forte trabalho de rebranding.
Os executivos da marca perceberam que apenas pessoas de baixa renda compravam os seus chinelos, que até então tinham apenas duas opções de cores: azul ou preto, sempre com a sola branca.
Para conquistar novos públicos e bater de frente com as concorrentes, em 1994, a Havaianas lançou 40 modelos de sandálias diferentes.
Desde então, a marca passou a investir pesado em campanhas publicitárias com celebridades e adotou o slogan “Todo mundo usa”. Isso fez com que a marca conquistasse novos mercados e hoje atinge praticamente todas as classes sociais.
Eliana
Artistas e personalidades da mídia, quando mudam o foco de suas carreiras, também precisam passar por estratégias de rebranding. Exemplo disso aconteceu com a apresentadora Eliana.
Em uma entrevista, Eliana comentou a mudança de imagem que precisou realizar quando deixou de apresentar programas infantis e assumiu atrações dominicais para toda a família na TV.
Ela conta que precisou fazer sessões com uma fonoaudióloga para ajustar o seu tom de voz, mudar o estilo de roupas que usava e ter aulas com uma sexóloga, para deixar de ter uma postura de “menininha” nos palcos.
E então, será que a sua empresa está precisando de um rebranding? Para saber se é necessário adotar um posicionamento de marca, não deixe de fazer muitos estudos e observações.
Aqui em nosso blog sempre publicamos muitos conteúdos interessantes para você. Leia agora o nosso artigo que fala sobre storytelling, a narrativa do marketing digital.
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