SERP: o que é e qual sua importância para o marketing digital

SERP: o que é e qual sua importância para o marketing digital

Existem alguns termos que são bem importantes para quem deseja desenvolver ações de marketing digital. Entre eles está o SERP, algo que deve ser muito considerado pelas empresas e marcas que desejam tirar o máximo de proveito na web.

Compreender sobre a SERP, em suma, é essencial para que você consiga colocar os conteúdos do seu blog no topo dos resultados do Google.

Por isso, é bem importante que você siga a leitura nos tópicos a seguir e esclareça as dúvidas sobre o tema. Vamos lá?

O que é SERP?

A Search Engine Results Page (SERP) pode ser definida como o resultado apresentado pelos buscadores, principalmente o Google, quando o usuário inclui o termo de busca em uma caixa de pesquisa e clica na tecla “Enter”.

Vale lembrar ainda que existem dois diferentes tipos de SERP: o pago e o orgânico.

SERP Pago

Por meio das ferramentas do Google Ads, você pode pagar para que os conteúdos da sua empresa apareçam no topo das SERPs para os usuários, quando eles digitarem determinadas palavras-chave.

Nesse caso, os resultados aparecem no topo e no final da SERP. O usuário também pode identificar que a empresa pagou para ocupar esse espaço. Isso porque, próximo à URL, aparece a palavra “Anúncio”, escrito em negrito.

SERP Orgânico

A SERP orgânica consiste nos resultados de pesquisa que são mostrados logo abaixo dos anúncios. Conquistar esse espaço é bem mais complicado, porém, não impossível.

Para conquistar uma boa posição do SERP orgânico, os conteúdos e páginas devem ser otimizados para SEO, tanto na parte de programação, quanto na escrita dos materiais.

Qual é a importância do SERP para o SEO?

A relação entre SERP e SEO é bastante próxima, tendo em vista que uma coisa depende da outra. 

Resumidamente, a aplicação das técnicas de SEO são as responsáveis por garantir que o seu site apareça nas SERPs e receba cliques dos usuários, que podem se converter em clientes para o seu negócio.

Quais são os principais elementos da SERP?

O Google e outros buscadores estão sempre pensando em alternativas para que os usuários tenham melhores experiências. 

Nesse sentido, algo que foi criado mais recentemente são os elementos da SERP, como o Featured Snippets e o Knowledge Panels.

Featured Snippets

Os Featured Snippets são as caixas de respostas que aparecem antes das posições orgânicas na SERP. 

Por conta dessa ferramenta, muitas vezes, o usuário encontra as respostas para as suas pesquisas rapidamente, sem que seja necessário entrar em um site ou blog.

Os Snippets foram apelidados pelos especialistas em SEO como “posição zero” do Google.

Knowledge Panels

Os Knowledge Panels, por sua vez, são diagramas em que o Google reúne fotos e fatos retirados de várias fontes e monta um resumo sobre o assunto que o usuário está pesquisando.

Geralmente, esse tipo de resultado aparece quando as buscas que realizamos são relacionadas a lugares ou  pessoas públicas.

Se você pesquisar pela palavra-chave “Anitta”, por exemplo, verá um retângulo no lado esquerdo da tela, com links para páginas de streaming em que podem ser ouvidas músicas da cantora, fotos e uma breve biografia sobre a sua vida.

Como fazer isso da maneira correta?

Para conseguir bons resultados na SERP, é fundamental que você trabalhe o SEO de forma correta. Se essas estratégias não forem bem desenvolvidas, o site ou blog da sua empresa dificilmente ficará na primeira página dos resultados de pesquisa.

A seguir, apresentaremos alguns pontos muito importantes a serem executados. Veja!

Otimização das URL’s

As URL’s das suas páginas devem ser otimizadas. Códigos incompreensíveis ou endereços muito longos devem ser descartados, tendo em vista que o Google os considera complexos demais para os usuários.

Criação de meta descriptions

As meta descriptions são resumos sobre os conteúdos que o usuário vai acessar em determinado site.

É interessante que elas sejam objetivas e contenham a palavra-chave para a qual se está dando foco no conteúdo.

Estratégias com palavras-chave

Ao praticar o marketing de conteúdo, a sua empresa precisa pesquisar palavras-chave que são bastante buscadas pelo seu público.

Dessa forma, podem ser produzidos textos com assuntos relacionados a esses termos, para que o seu negócio apareça nos buscadores.

Prática do link building

O link building pode ser definido como uma estratégia que visa construir uma rede de links para uma página. 

Tais links podem ser internos ou externos, ou seja, de suas páginas ou de terceiros. Ao fazer as linkagens com conteúdos relevantes, ao citar um estudo, por exemplo, o Google entende que o seu material é uma fonte confiável e o texto tem embasamento.

Além disso, conforme os seus links são mais citados, a sua página vai ganhando mais autoridade com o Google.

Desenvolvimento de páginas responsivas

Os seus sites, blogs, landing pages e outros tipos de páginas precisam ser responsivos. Ou seja, é necessário que eles se adaptem a diferentes tipos de tela, independentemente do dispositivo usado pelo usuário.

O Google prioriza sites responsivos no SERP. Logo, quem não desenvolve as páginas com essa característica, não conseguirá ter bons resultados no marketing digital.

Conseguimos explicar sobre a SERP e sua importância nas estratégias de marketing? Sabemos que isso pode ser um pouco complicado e é por isso que estamos aqui para ajudá-lo!

A Voy Digital conta com uma equipe especialista em temas como esse e está à disposição para atender o seu negócio. Entre em contato conosco agora mesmo!

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