Storytelling: como utilizar a narrativa no marketing digital

Storytelling: a narrativa no marketing digital

O famoso roteirista americano Neil Gaiman tem uma frase que diz: “Histórias lidas no momento certo jamais te abandonam. Você pode esquecer o autor ou título. Pode até não lembrar precisamente o que aconteceu. Mas você se identifica com uma história, ela continua com você para sempre”.

É esse o objetivo do storytelling, fazer com que as histórias impactem quem tem acesso a elas. Se você parar para pensar, é isso que acontece quando você lê um livro, assiste a um filme ou ouve a sua avó contando casos do tempo em que ela era menina.

Mas, como aplicar o storytelling para construir uma narrativa no marketing digital? É sobre isso que falaremos neste artigo. Pronto para embarcar nessa aventura com a gente? Então, basta seguir a leitura!

Afinal, o que é o storytelling?

Era uma vez, uma arte de contar, desenvolver e adaptar histórias, utilizando determinados elementos. A esse conceito, deu-se o nome de storytelling.

O ato de contar histórias pode ser aplicado a diversos contextos, como para gerar entretenimento, causar emoção ou impactar um usuário para que ele faça uma compra.

Joseph Campbell, autor do livro “O herói de mil faces”, é um dos principais estudiosos da storytelling. Ele desenvolveu um conceito chamado de “jornada do herói”, que é utilizado em praticamente todos os filmes da Disney, livros de literatura, séries de TV etc.

Para Campbell, todas as histórias seguem 12 etapas. São elas:

 

 

  1. O mundo comum: ocorre a apresentação do protagonista e o mundo em que ele vive;
  2. O chamado para a aventura: um conflito envolvendo o protagonista acontece;
  3. A recusa ao chamado: o protagonista se vê em um conflito e não sabe o que fazer;
  4. O encontro com o mentor: um personagem ou evento faz com que o protagonista tenha a necessidade de agir;
  5. A travessia para o novo mundo: o personagem principal embarca em uma jornada;
  6. Os testes, os aliados e os inimigos: o protagonista precisa passar por diversos obstáculos;
  7. A aproximação: um desafio é superado;
  8. A provação traumática: o protagonista encara um grande desafio e pode desanimar em algum momento;
  9. A recompensa: o personagem recebe uma recompensa pelos seus atos;
  10. O caminho de volta: o protagonista volta para o seu mundo;
  11. A ressurreição do herói: o personagem mais uma vez é testado e vive um conflito;
  12. O retorno com o elixir: o protagonista volta com uma recompensa e tem o seu final determinado.

 

De acordo com Campbell, ao percorrer por cada um desses estágios, uma narrativa completa ocorre.

Que elementos fazem parte do storytelling?

Ao trabalhar com storytelling, seja no marketing digital, ao projetar uma palestra ou escrever um livro de ficção, é importante lembrar dos elementos que uma história deve ter. 

São eles: a mensagem, o ambiente, o personagem e o conflito. Entenda mais sobre cada um deles!

A mensagem

A mensagem é definida como aquilo que se deseja contar em uma história. É preciso mostrar ao receptor, de forma impactante, uma determinada informação ou situação.

O ambiente

Aqui nos referimos simplesmente ao espaço em que os eventos ocorrem. Descrevê-lo bem pode causar mais identificação no público.

O personagem

Trata-se do protagonista da história, ou seja, o ser, humano ou não, que percorreu por uma trajetória.

O conflito

Um dos pontos mais importantes da storytelling é o conflito. Basicamente, ele é o ponto que desperta em uma história e a torna interessante para a audiência.

Se um bom conflito não for criado, a história deixará de ser interessante para a audiência. É por isso que esse elemento é tão importante.

Como o storytelling pode ser aplicado ao marketing digital?

O storytelling pode ser aplicado ao marketing digital de diversas maneiras. Basta que os especialistas no segmento saibam usar a criatividade e encaixar os elementos da contação de histórias em suas estratégias. Veja alguns exemplos!

Storytelling na produção de conteúdo

A produção de conteúdo, como blogposts, pode contar com recursos de storytelling. Isso acontece quando uma história é contada para exemplificar um conceito, por exemplo.

 

 

Em um texto que explica como os médicos devem lidar com as emoções do paciente, por exemplo, pode ter como ponto de partida uma história fictícia, como uma cena de uma série de TV, como Grey’s Anatomy. 

A ideia é inserir o leitor em um contexto, para que a sua atenção seja chamada para uma situação. Depois disso, o conceito desejado é trabalhado.

O conteúdo como história

O seu conteúdo também pode ser uma história, contada em forma de texto, áudio, vídeo ou em outro formato. Isso pode ser visto em muitas campanhas publicitárias feitas para a TV e a internet.

 

 

Um exemplo disso pode ser conferido nas conhecidas campanhas do hipermercado Zaffari, que sempre são aguardadas no fim de ano. Elas sempre trazem mensagens emocionantes envolvendo a marca, buscando passar uma mensagem de positivismo ao leitor.

Storytelling em cápsulas nas redes sociais

Uma boa prática, do uso do storytelling nas redes sociais, está na contação de história em “cápsulas” ou capítulos nas redes sociais. 

Dessa forma, você desenvolve conteúdos envolvendo a sua marca e conquista fidelidade da audiência, tendo em vista que o usuário precisa acompanhar as publicações futuras para entender o desenrolar da história, como se fosse uma novela.

 

 

Exemplo de uma campanha desse tipo, pode ser visto numa campanha feita pela marca de absorventes CareFree, em que a cada dia a atriz Tatá Werneck encenava uma situação usando produtos vendidos pela empresa.

Uso de histórias reais

As histórias reais também podem causar grande impacto e devem ser incluídas em estratégias de marketing digital.

O uso de depoimentos de clientes, que tiveram uma boa experiência com um produto ou serviço, por exemplo, pode ser mais eficiente que um comercial com atores famosos. 

Isso porque as pessoas se identificam mais com quem é “gente como a gente”, que têm um problema similar ao que elas têm agora, e conseguirão resolver com determinado produto.

Enfim, são diversas as formas de inserir o storytelling no marketing de conteúdo. Comece a usar a técnica nas suas estratégias e viva feliz para sempre com os seus leads e clientes!

Ah, antes de começar a criar histórias incríveis, não deixe de dar uma passadinha nos nossos perfis no Instagram e no Facebook. Sempre trazemos boas novidades para você!

 

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