User-Generated Content: o que é e como utilizar nas redes sociais?

A produção de conteúdo é um pilar essencial para qualquer estratégia de marketing digital. Mas, você sabia que não são apenas os materiais produzidos pela sua empresa que podem ser usados nessas ações? O User-Generated Content pode e deve ser aproveitado!

 

Se você não sabe sobre o que estamos falando, não se preocupe! Aqui em nosso blog, sempre falamos de marketing de uma forma descomplicada, para que todos possam entender, mesmo que não sejam profissionais dessa área.

 

Por isso, se você quer saber o que é User-Generated Content, como usá-lo nas redes sociais e quais são os seus benefícios, basta continuar com a leitura!

Afinal, o que é User-Generated Content?

User-Generated Content é uma expressão de língua inglesa, que pode ser traduzida como “conteúdo gerado pelo usuário”. 

 

Trata-se, portanto, de todos os conteúdos que são produzidos pelos usuários da internet e que podem ser usados em suas estratégias de marketing digital.

 

É bem provável que, ao acessar um e-commerce, você já tenha se deparado com uma seção de depoimentos, em que clientes deixam as suas opiniões sobre o produto que está sendo vendido.

 

Esse é um exemplo de User-Generated Content! Os depoimentos deixados ali são textos que foram produzidos pelos usuários dos produtos, que contam a sua opinião para que outras pessoas saibam se determinado item é bom ou não. 

Como trabalhar o User-Generated Content em estratégias nas redes sociais?

As redes sociais são excelentes para a sua empresa fazer a curadoria e também incentivar a produção de User-Generated Content. 

 

Veja, a seguir, algumas dicas que podem ser colocadas em prática!

1. Incentive a publicação de conteúdos sobre a marca

Para incentivar a publicação de conteúdos sobre a sua marca, você pode fazer sorteios ou promoções. Assim, os usuários ajudarão a divulgar os seus produtos ou serviços e serão uma espécie de “promotores” da empresa.

 

Você pode criar uma hashtag e mapear esse tipo de publicação, para que consiga repostar e acompanhar as publicações dos seus clientes ou fãs.

 

A loja Camiseteria, por exemplo, incentiva os seus clientes a postarem fotos usando as camisetas adquiridas no e-commerce. Depois, repostam as imagens no perfil da marca no Instagram.

 

Um restaurante, por exemplo, pode mandar uma mensagem carinhosa junto com o pedido enviado por delivery. Assim, estará estimulando o cliente a postar uma “story” mostrando o mimo e marcando a marca.

2. Fique de olho nos comentários envolvendo a sua marca

Ficar de olho nos User-Generated Contents também é importante para que você produza conteúdo respondendo perguntas ou esclarecendo dúvidas do seu público.

 

Em tempos de fake news, em que os boatos podem atingir um grande alcance, isso é importante para ser transparente e estimular uma boa relação com os públicos.

 

https://twitter.com/NetflixBrasil/status/1433114352798867459?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1433114352798867459%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fd-35775466292881310537.ampproject.net%2F2108192119000%2Fframe.html

 

Quem faz isso muito bem nas redes sociais é a Netflix. Recentemente, começaram a circular boatos que a série “Grey’s Anatomy”, um dos títulos mais visualizados no serviço de streaming, seria retirada da plataforma.

 

De olho nos comentários dos usuários e diante uma evidente preocupação dos fãs do seriado, a Netflix usou o Twitter para esclarecer que a informação era mentirosa e que em breve disponibilizará uma nova leva de episódios.

3. Faça perguntas para os usuários

Para promover a produção de conteúdos gerados pelos usuários, você pode fazer perguntas aos seus seguidores.

 

No Instagram, usar a ferramenta “Caixinha de perguntas” é uma excelente alternativa para isso. Dessa forma, além de incentivar a produção, você também poderá responder os usuários e gerar uma interação com a marca.

 

 

O Magazine Luiza, por exemplo, costuma fazer isso com frequência. A personagem Lu, que representa a marca, responde de forma divertida as perguntas enviadas pelos seguidores da loja no Instagram.

4. Verifique as notificações e acompanhe hashtags

Quem trabalha com social media precisa estar sempre de olho nas notificações e acompanhar as hashtags dos perfis. Isso é fundamental para que se possa repostar, responder ou interagir com o público.

 

Se você não der atenção para o User-Generated Content, os usuários vão parar de produzir conteúdos para a sua marca.

Que benefícios o User-Generated Content traz para as marcas?

O User-Generated Content é uma estratégia que traz diversos benefícios para as marcas. Entre os principais, destacamos a seguir os seguintes pontos.

Baixo investimento

Você não precisa investir praticamente nada para ter um User-Generated Content. Afinal, quem produz os materiais são os usuários, de forma totalmente voluntária.

Definição da persona

Ao analisar os conteúdos produzidos pelos usuários, você poderá entender melhor a persona do seu negócio. 

 

Assim, conhecerá mais as necessidades e anseios de quem compra de você e poderá usar essas informações em outras estratégias de marketing.

Aproximação com o público

Estar próximo do público é essencial para quem deseja vender mais ou se tornar uma marca conhecida.

 

Por isso, ao estimular a produção de conteúdos pelo usuário, você se aproxima e interage com a sua audiência. Isso ajuda a fixar a marca e melhorar a sua imagem.

Ganho de confiança

Se um cliente deixar um comentário ou fazer um post exaltando um produto ou serviço da sua marca, poderá impactar muitos outros usuários.

 

As pessoas confiam muito mais em quem é “gente como a gente”, do que em famosos ou influencers que estampam grandes campanhas publicitárias, por exemplo.

 

Logo, quando os usuários produzem conteúdos falando bem do seu negócio, também cresce a confiança que as pessoas têm no seu negócio.

 

E então, pronto  para começar a incentivar o User-Generated Content? Essa é uma estratégia e tanto para melhorar o seu marketing!

 

Por falar em redes sociais, será que existe uma quantidade ideal de posts? Saiba mais em nosso artigo que fala sobre essa questão!

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