User-Generated Content: como os clientes podem transformar as futuras relações do negócio?

User-Generated Content: como os clientes podem transformar as futuras relações do negócio?

O poder do User-Generated Content no crescimento das empresas certamente é um grande diferencial competitivo. 

Afinal, quando os próprios clientes geram depoimentos, posts espontâneos ou fazem uma classificação 4 ou 5 estrelas nas páginas do site falando bem da sua empresa, isso gera uma grande prova de que os potenciais clientes podem comprar sem receios.

Por isso, se a sua empresa ainda não descobriu o poder que o conteúdo gerado pelo usuário tem, este post é para você. Vamos entender os motivos desse investimento ser essencial e como gerar no público a vontade de enviar depoimentos positivos. 

O que é User-Generated Content

Relembrando rapidamente o que o User-Generated Content (UGC) – Conteúdo Gerado pelo Usuário, em português – trata-se do conteúdo criado e compartilhado por usuários voluntariamente nos canais digitais. 

Isso inclui:

  • depoimentos;
  • postagens nas redes sociais;
  • resenhas;
  • textos, fotos e vídeos;
  • avaliações sobre a empresa e/ou produto e/ou serviço;
  • comentários;
  • reclamações (em sites como o Reclame Aqui);
  • etc. 

Portanto, o User-Generated Content reflete opiniões e experiências pessoais dos consumidores em relação a uma empresa.

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Mas qual é o real poder do User-Generated Content para as empresas?

De uma maneira geral, o UGC é um forte aliado na decisão de compra dos clientes. Afinal, quem nunca deu uma olhada nas avaliações e comentários sobre um produto ou serviço antes de tomar a decisão final? 

A chamada prova social, ou seja, uma prova de que clientes reais estão tendo experiências positivas (ou negativas) com a empresa certamente tem um alto poder de influência. Afinal, essa prova é espontânea – não houve o pagamento de nenhum influenciador para gerar esses depoimentos sobre a empresa. 

O estudo Panorama da Experiência do Consumidor, realizado em agosto de 2021 pela Opinion Box, mostrou que a UGC tem um forte poder na decisão de compra dos consumidores.

Dos 2.109 entrevistados:

  • 60% dos que fazem compras online procuram a avaliação da empresa feita por outros consumidores no Google (49% dos que compram em lojas físicas fazem isso);
  • 56% pesquisam a reputação da empresa no Reclame Aqui (44% dos que compram em lojas físicas fazem isso);
  • 31% procuram o perfil da empresa nas redes sociais (33% dos que compram em lojas físicas fazem isso).

Portanto, outras vantagens de investir em User-Generated Content (positivas) na empresa são:

  • construção de confiança e autoridade;
  • aumento do engajamento da comunidade;
  • ampliação do alcance da empresa;
  • geração de insights para aprimorar produtos ou serviços através de dicas e comentários feitos pelos consumidores;
  • aumento da fidelização do cliente;
  • economia de recursos, já que ocorre um equilíbrio entre o conteúdo gerado pela empresa e o conteúdo espontâneo gerado pelo consumidor.

Grave isto: pessoas confiam em pessoas. E na hora de comprar, elas continuam buscando por opiniões verdadeiras. 

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Estratégias eficazes de User-Generated Content para as empresas

O foco do User-Generated Content não é apenas estimular que os clientes gerem conteúdo – eles precisam gerar conteúdo positivo, é claro.

Confira algumas estratégias interessantes:

1. Criação de conteúdos compartilháveis

Crie postagens e outros materiais que estimulem o público a compartilhá-lo nas redes sociais, mesmo que eles ainda não sejam clientes da empresa. Isso vai gerando interesse, proximidade e engajamento.

2. Campanhas de hashtags (#)

Desenvolva campanhas de hashtags exclusivas que incentivem os usuários a marcar suas postagens relacionadas à sua marca. Isso ajuda a criar uma identidade de marca forte e facilita a busca e compartilhamento do User-Generated Content.

3. Depoimentos de sucesso

Destaque histórias reais de sucesso de clientes que tenham tido resultados positivos com seus produtos ou serviços. Essas narrativas autênticas não apenas demonstram o valor da marca, mas também inspiram outros usuários a compartilharem suas próprias experiências.

4. Perguntas e enquetes

Faça perguntas aos usuários sobre suas preferências, opiniões ou experiências relacionadas ao seu setor. Enquetes interativas incentivam a participação e geram UGC valioso que também pode fornecer insights sobre o público-alvo.

5. Compartilhamento de fotos e vídeos 

Incentive os clientes a compartilharem fotos ou vídeos deles usando seus produtos no contexto da vida real. Isso ajuda os potenciais compradores a visualizarem como os produtos podem se encaixar em suas vidas.

6. Depoimentos em vídeo

Solicite depoimentos em vídeo de clientes satisfeitos, destacando como sua marca resolveu um problema específico para eles. Os vídeos humanizam a experiência e têm um impacto emocional mais profundo.

7. Reconhecimento e recompensas

Reconheça e recompense regularmente os usuários que compartilham User-Generated Content valioso – por exemplo, envie um cupom de desconto para a próxima compra após a avaliação. Isso aumenta a motivação e reforça a conexão entre a marca e os clientes.

8. Compartilhamento de dicas e ideias

Incentive os usuários a compartilharem dicas, hacks ou ideias criativas relacionadas ao uso dos seus produtos. Isso demonstra que você valoriza o conhecimento e a experiência da comunidade.

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Conclusão: “arrume a casa” antes do UGC

Vimos o poder que os clientes têm nas mãos. Com a chegada da revolução digital e as mídias sociais, hoje nós temos acesso a um mundo de informações e opiniões – e as empresas não ficam de fora.

O foco, portanto, precisa ser estimular que os consumidores falem da sua empresa de forma positiva. Nesse caso, é essencial “arrumar a casa” antes, certo?

Algumas dicas essenciais para essa fase de organização são:

  • treine a equipe de vendedores regularmente para oferecer uma boa experiência de compra;
  • organize a sua loja física e/ou virtual para que seja fácil e intuitivo comprar ali;
  • desburocratize os processos de compra em sua loja (precisa mesmo de 5 abas abertas para concluir uma transação financeira?);
  • deixe os canais de comunicação abertos e fáceis de serem encontrados;
  • agradeça os depoimentos positivos e responda educadamente os negativos;
  • reforce o pós-vendas, preocupando-se, de fato, com a boa experiência de uso do produto ou serviço;
  • abra os canais online para avaliações e comentários;
  • monitore o que andam falando sobre a sua empresa nos canais digitais. 

Se precisar de ajuda para tudo isso, conte com a Voy Digital. Tem dúvidas sobre o que fazer e por onde começar? Converse agora mesmo com um de nossos especialistas.

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