Reconhecer o protagonismo individual é essencial para a empresa ser protagonista no mercado
Uma empresa que busca o protagonismo é aquela que se posiciona, tem uma postura inovadora e papel de destaque no mercado.
Porém, para que uma marca assuma a posição de protagonista, é essencial que ela incentive os seus colaboradores a terem esse tipo de atitude na empresa.
Podemos dizer, portanto, que reconhecer o protagonismo individual é essencial para a empresa ser protagonista no mercado. É sobre esse assunto que trataremos neste artigo.
Continue a leitura para entender mais sobre a importância e como fomentar o protagonismo individual entre os colaboradores do seu negócio!
O conceito e a importância do funcionário protagonista
Para compreender sobre o conceito de protagonista no meio empresarial, é importante “bebermos da fonte” da literatura e das teorias que os escritores usam para desenvolver as tramas de livros, filmes, séries, novelas etc.
No livro “Língua portuguesa: laboratório de texto”, a autora Elisabeth Penzlien Tafner define os personagens de uma narrativa em três categorias:
- protagonista: é o personagem principal, de grande projeção dentro da narração;
- antagonista: é o personagem que se opõe ao protagonista;
- secundário: é aquele que desempenha papéis de menor destaque ao lado do protagonista. Eles também podem influenciar o personagem principal a tomar decisões e, muitas vezes, se tornam seus confidentes.
Trazendo essas ideias para o meio organizacional, o que vemos muitas vezes, é o proprietário ou CEO do negócio agindo como protagonista e os demais colaboradores como secundários.
Ao manter essa postura em seu ambiente interno, dificilmente a marca assumirá uma posição de protagonista no mercado. Afinal, a imagem de apenas uma pessoa será trabalhada, as ações estratégicas passarão pelo crivo de somente um profissional e por aí vai.
Na prática, a famosa frase “tenha olhar de dono”, que tanto se fala aos colaboradores das empresas, acaba não se concretizando. A maioria das organizações nem sequer dá suporte e estrutura para que isso se realize.
Afinal, como o profissional vai ter olhar de dono, se não pode e nem tem abertura para tomar decisões? Como ele vai ser protagonista, caso tenha medo de falar e de se expor?
Uma empresa protagonista, portanto, deve incentivar o protagonismo individual. Isso incentivará a inovação, fará com que todos “borbulhem” novas ideias e coloquem a marca à frente da concorrência.
“Uma andorinha só, não faz verão”, como diz o ditado! Logo, quando todos os funcionários da empresa têm o papel de protagonista, isso transparece para o mercado, a marca ganha mais projeção e destaque e consegue melhores resultados com os clientes e demais públicos externos.
A partir dessa análise, a empresa deve compreender se está preparada para avançar, com transformação e com coragem, sempre incentivando os seus colaboradores a também terem essas atitudes.
4 dicas para fomentar atividades de protagonismo em seus funcionários
Agora que você já sabe mais sobre a importância do funcionário protagonista, que tal aprender a fomentar esse perfil em seus colaboradores? Confira as nossas dicas!
1. Inclua o protagonismo em sua cultura organizacional
A cultura organizacional pode ser definida como um conjunto de valores e crenças nos quais a empresa acredita.
Nesse sentido, é importante que o protagonismo seja incluído na cultura da empresa e as atitudes motivadas pela transformação e pela coragem sejam incentivadas e colocadas em prática no dia a dia.
Os colaboradores devem saber o que é um funcionário protagonista e quais são as atitudes que eles devem ter para alcançar esse patamar.
2. Incentive pelo exemplo
A cultura não é algo que “acontece” ou se insere do dia para a noite. Trata-se de algo que precisa ser trabalhado e incentivado, até que as atitudes se tornem naturais.
No meio empresarial, a cultura se desenvolve do topo da pirâmide organizacional para os demais níveis de colaboradores. Ou seja, ela é repassada pelo exemplo!
É impossível cobrar que os funcionários da linha operacional tenham atitudes de protagonistas, caso os seus gestores não façam isso, por exemplo.
Logo, o protagonismo deve ser incentivado pelo exemplo, com os líderes agindo dessa forma, para que os demais colaboradores se sintam motivados a fazer o mesmo.
3. Dê autonomia aos funcionários
Um funcionário com autonomia é aquele que tem certa liberdade para agir onde ele trabalha.
Isso não significa, no entanto, que ele só faz o que quer e quando quer, mas sim que pode cumprir as tarefas de acordo com a sua autogestão.
Além disso, os funcionários com autonomia podem agir e criar soluções para problemas, sem pensar em possíveis penalidades.
Ou seja, eles não devem esperar ordens para fazer as coisas, o que revela o perfil de protagonista.
4. Reconheça as boas ideias dos colaboradores
Os colaboradores devem ser incentivados a ter boas ideias na empresa. Para isso, a organização pode criar políticas que premiam as melhores atitudes ou projetos.
Uma boa prática é criar uma espécie de “caixinha de sugestões”, em que os funcionários podem apontar melhorias para a organização.
Como também, aplicar a gamificação entre os colaboradores, com atividades que podem gerar respostas para questões da própria equipe ou que estimulem a criatividade e novas ações para o negócio.
Quem tiver a melhor ideia do mês ou ao longo dos meses, pode receber um bônus no salário, um brinde, uma viagem ou outro tipo de incentivo.
De tal forma, se estará motivando os funcionários a assumirem o protagonismo individual, o que, como vimos, é essencial para que uma marca se torne protagonista.
Agora que você já sabe como incentivar o protagonismo entre os seus colaboradores, não perca mais tempo! Comece a colocar isso em prática o quanto antes e impulsione o seu negócio.
Veja também o nosso artigo que explica a metodologia do marketing de protagonismo e tenha mais insights para a sua empresa.
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