Conteúdos criados por Inteligência Artificial são reconhecidos no Google

Conteúdos criados por Inteligência Artificial são reconhecidos pelo Google?

Quem se interessa por marketing e tecnologia certamente já ouviu falar do ChatGPT, não é mesmo? A ferramenta de Inteligência Artificial do momento está dando o que falar e promete revolucionar a forma como as empresas produzem conteúdo para os seus canais.

Mas, será que os conteúdos criados por Inteligência Artificial são reconhecidos pelo Google? É essa a pergunta que não quer calar, quando o assunto é SEO.

Embora ainda não exista uma resposta definitiva para essa questão, existem algumas evidências importantes para ficarmos de olho. Siga lendo para saber mais!

Inteligência Artificial: entenda como ela consegue produzir conteúdos

As plataformas de inteligência artificial, como o ChatGPT, são alimentadas por grandes quantidades de dados textuais. Esses dados são usados para treinar modelos de linguagem, que são capazes de aprender padrões linguísticos e gerar novos textos com base nesses padrões.

O processo de criação de conteúdo começa com uma entrada de texto fornecida pelo usuário, como uma pergunta ou uma afirmação. O modelo de linguagem então processa essa entrada e usa seus conhecimentos prévios para gerar uma resposta ou continuação coerente.

Veja um exemplo, na imagem abaixo, quando pedimos para o ChatGPT criar uma receita de bolo de cenoura. 

Observe como o conteúdo é muito bem feito e que poderia facilmente ser publicado em um blog de dicas culinárias, sem que o leitor sequer imaginasse que o texto não foi feito por um ser humano.

Impactos e evidências sobre o uso da Inteligência Artificial no SEO

Tendo em vista a qualidade de escrita dos textos criados pelo ChatGPT e outras ferramentas de Inteligência Artificial, abre-se um debate sobre os impactos desses conteúdos para o SEO. 

Veja, a seguir, uma série de impactos e evidências que pesquisamos sobre o assunto e que são importantes para ficarmos de olho.

O número de buscas sem cliques aumentará de forma significativa

De acordo com um estudo realizado pela SparkToro e pela SimilarWeb, cerca de 64,82% das pesquisas feitas no Google já não registram cliques.

Isso acontece porque os usuários encontram as respostas que precisam nos featured snippets, que são aquelas caixinhas de perguntas e respostas que aparecem na SERP.

O Bing, plataforma de busca da Microsoft e principal concorrente do Google, já firmou parceria com a empresa desenvolvedora do ChatGPT. 

Em breve, a plataforma será integrada ao buscador, como mostra a imagem abaixo, que já anuncia a novidade.

Para não ser passado para trás, o Google também já está preparando uma plataforma similar. Trata-se do Bard, que deverá bater de frente com o ChatGPT, como evidencia uma reportagem do Correio Braziliense.

Sendo assim, a tendência é que os criadores de conteúdo precisem cada vez mais desenvolver materiais que não apenas tragam palavras-chave em evidência. 

É preciso ter o feeling do que as pessoas pesquisam, para que as suas respostas possam parar nas caixinhas da inteligência artificial.

A Inteligência Artificial poderá ser uma grande aliada das estratégias de SEO

A Inteligência Artificial poderá ser muito explorada pelos estrategistas de SEO para gerar ideias de conteúdo, criar tópicos e identificar tendências.

Veja um exemplo, a seguir, quando solicitamos ao ChatGPT algumas ideias de posts que podem ser produzidos para um blog de moda masculina:

Sem dúvida, as ideias de conteúdo apresentadas são pertinentes e poderiam perfeitamente serem aproveitadas em um blog desse nicho, concorda?

Conteúdos totalmente desenvolvidos por Inteligência Artificial são facilmente identificados pelo Google e outras ferramentas

Embora os conteúdos produzidos pela Inteligência Artificial sejam muito completos e até mesmo bem escritos, eles são facilmente identificáveis.

Em entrevista ao Search Engine Journal, John Mueller, um dos porta-vozes do Google, declarou o seguinte: “As pessoas têm gerado conteúdo automático de muitas formas diferentes. Mas, é praticamente o mesmo que embaralhar palavras, procurar sinônimos ou fazer truques de tradução como antigamente. Suspeito que a qualidade do conteúdo seja um pouco melhor hoje em dia, mas ainda é gerado automaticamente, o que quer dizer que são contra nossas diretrizes. Por isso, consideramos como spam.”

Inclusive, há ferramentas, como Al Text Classifier e a ChatGPT Detector, que conseguem identificar se um conteúdo foi produzido por Inteligência Artificial ou por humanos.

Conteúdos desenvolvidos por Inteligência Artificial são generalistas demais

É importante ainda que as empresas entendam que os conteúdos desenvolvidos por Inteligência Artificial são generalistas demais.

Lembre-se que, como evidencia a fala de John Mueller, as plataformas como o ChatGPT apenas “embaralham” as palavras de outra forma. Ou seja, elas apenas repetem aquilo que alguém já disse e não trazem nada novo.

No marketing de protagonismo, em que as marcas devem alcançar relevância perante o público, os conteúdos devem ser aprofundados e relevantes. Logo, apostar somente na produção de textos feitos por Inteligência Artificial não é uma ideia interessante.

Afinal, os conteúdos criados por Inteligência Artificial são reconhecidos pelo Google?

Agora chegou a hora de responder a pergunta que nos trouxe até aqui! Segundo uma declaração dada por Danny Sullivan, pesquisador do Google, os conteúdos feitos por Inteligência Artificial serão reconhecidos pelo buscador.

Mas, há um porém! O Google seguirá dando preferência para mostrar aos usuários os conteúdos que são mais aprofundados e inéditos. Ou seja, que apresentem dados, que tragam resultados de pesquisas, que trabalhem novos pontos de vista sobre determinado assunto etc.

Como as plataformas de Inteligência Artificial apenas reformulam aquilo que já existe em algum lugar, dificilmente elas conseguem criar um conteúdo realmente inédito. É aí que entra a inteligência humana, que seguirá sendo usada e priorizada.

O que a Voy pensa sobre isso?

A Voy acredita que, embora a Inteligência Artificial seja capaz de gerar conteúdo textual, ela não consegue substituir completamente os estrategistas e os produtores de conteúdo. 

O ChatGPT e outras plataformas do tipo podem e devem ser usadas para auxiliar na criação de conteúdo. 

Inclusive, recomendamos a utilização para ter ideias de pautas, pensar em palavras-chave e até mesmo para escrever trechos de conteúdos quando der aquele “branco” na hora da produção.

Porém, o uso deve ser restrito a isso, uma ferramenta de auxílio, mas que não substitui, de forma alguma, a inteligência humana.

Os bons estrategistas e redatores são os únicos capazes de trazer um ponto de vista criativo e estratégico para a produção de conteúdo. 

Eles conseguem criar conteúdos exclusivos, com o tom e o estilo de voz de cada persona, além de entender o que os clientes e os leads esperam de uma marca. Tudo isso deve ser considerado em uma estratégia de SEO.

Gostou de saber mais sobre os conteúdos criados por Inteligência Artificial para SEO? Aproveite e confira também o nosso artigo que apresenta 6 mitos de Inbound Marketing em que você não pode acreditar!

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