Branding awareness: como obter reconhecimento no mercado

Branding Awareness: a relevância de obter reconhecimento no mercado

Você sabe o que é branding awareness? Em estratégias de marketing e comunicação, compreender sobre esse conceito é muito importante, tendo em vista que ele serve para mensurar o reconhecimento das marcas no mercado.

A ideia é que as estratégias consigam tornar as marcas mais fortes entre o público, gerando não apenas reconhecimento, mas também admiração e credibilidade.

Nos tópicos a seguir, vamos esclarecer algumas dúvidas comuns sobre o branding awareness, para que você entenda mais sobre essa estratégia e a relevância de obter reconhecimento no mercado. Vamos lá?

Afinal, o que é o branding awareness?

Podemos definir branding awareness como uma métrica que mensura o quanto e como determinada marca é reconhecida pelos consumidores.

A ideia é que se possam desenvolver estratégias de marketing, publicidade e relações públicas para fazer com que as marcas tenham mais notoriedade e sejam lembradas pelo público como uma referência no mercado.

Entende-se ainda que o pico da relevância das marcas acontece quando elas se tornam sinônimos para as soluções que oferecem.

Dificilmente você verá alguém dizer que vai ao mercado comprar achocolatado em pó, hastes flexíveis com algodão nas pontas e amido de milho. 

É bem provável que as pessoas digam que precisam comprar Nescau, Cotonete e Maizena. Isso porque essas marcas atingiram o ápice do branding awareness e já são uma referência para os produtos que elas representam.

Como mensurar o branding awareness?

Mensurar o branding awareness de determinada marca não é uma tarefa muito fácil. Afinal, essa não é uma métrica que pode ser facilmente convertida em números. Ela se trata de algo muito mais social que matemático.

É por isso que uma das melhores maneiras de mensurar o branding awareness é fazendo pesquisas qualitativas, que são aquelas que visam compreender os fenômenos por meio da coleta de dados narrativos.

As pesquisas qualitativas, para mensurar o branding awareness de uma marca, podem ser feitas nas ruas, de forma presencial, e também pela internet, usando canais como as redes sociais ou publicações em blogs e portais de notícias.

No caso das coletas online, é importante que sejam criados formulários intuitivos e fáceis de responder, para que os usuários possam registrar as suas respostas.

A tecnologia também pode ajudar a mensurar o branding awareness. Já existem ferramentas de Customer Relationship Management (CRM) que mensuram a quantidade de vezes que o nome da marca é citado em publicações nas redes sociais e canais online.

Também é interessante usar o Google Alerts, que é um serviço do Google que detecta novos conteúdos indexados com determinada palavra-chave. Dessa forma, pode ser cadastrado o nome da sua marca, para que você seja notificado sempre que houver menção dela em blogs e sites.

Quais são os níveis de reconhecimento das marcas?

No livro “Managing brand equity”,  o professor de marketing da Universidade da Califórnia, David Aaker, estabeleceu quatro níveis de reconhecimento de marca, que devem ser considerados ao analisar o branding awareness. São eles:

  • unware of brand: o consumidor desconhece totalmente as marcas de um determinado segmento;
  • brand recognition: o consumidor reconhece uma ou mais marcas de um segmento, quando observa detalhes, como o logotipo ou embalagem do produto;
  • brand recall: o consumidor reconhece uma ou mais marcas do segmento apenas pelo nome, sem precisar ver o logotipo;
  • top-of-mind: a marca é a primeira a ser lembrada pelo consumidor quando questionado sobre determinado segmento.

Saber quais são os níveis de reconhecimento das marcas é muito importante para quando você for realizar as pesquisas qualitativas de branding awareness. 

Dessa forma, pode-se enquadrar as respostas dos entrevistados nessas categorias e ter uma noção sobre o grau de conhecimento que as pessoas têm, em média, sobre determinada marca.

Como melhorar o branding awareness das marcas?

Existem diversas estratégias de branding awareness que podem ser desenvolvidas pelas marcas, com a finalidade de torná-las mais conhecidas e relevantes pelo público. A seguir, apresentaremos algumas das principais. Veja!

Tenha uma identidade visual bem definida

É muito importante que a sua marca tenha uma identidade visual bem definida com um logotipo, símbolo, grafismos e cores seguindo um padrão.

A identidade visual deve ser usada em todas as comunicações da empresa, como fachadas, materiais de papelaria, embalagens, uniforme dos funcionários e entre outros.

Com o tempo, a marca passará a ser reconhecida apenas com a visualização de elementos da identidade visual. Se você vê o desenho de uma maçã mordida, por exemplo, qual é a primeira coisa que vem à cabeça? É claro que a marca Apple, não é mesmo? É sobre isso que estamos falando!

Desenvolva uma personalidade para a sua marca

É bem interessante que seja criada uma personalidade para a sua marca, que representa aquilo que você pretende passar para o seu público.

O Magazine Luiza, por exemplo, criou a personagem Lu, que tem a personalidade inspirada em sua proprietária, Luiza Trajano. O Ponto Frio, por sua vez, tem um pinguim no logotipo e usa esse personagem para interagir com os clientes nas redes sociais.

Já a cervejaria Kaiser tem o personagem Baixinho, que sempre aparece nos comerciais. Algo parecido é visto com o Bombril, que tem o mesmo ator fazendo os anúncios da marca há anos.

Isso não quer dizer que, necessariamente, a sua marca precise de um personagem, mas sim de uma personalidade. A mesma cordialidade e forma de se comunicar nas redes sociais deve ser tida quando o cliente entra em contato por telefone ou vai até à sede física da empresa, por exemplo.

Invista em marketing de conteúdo

Atualmente, uma das principais formas de ser reconhecido pelo público é investindo em marketing de conteúdo. Quando a sua empresa tem um blog, por exemplo, pode publicar artigos de qualidade sobre determinado assunto. Dessa forma, passa a ser vista como uma referência em determinado segmento.

Além dos blogs, também podem ser produzidos vídeos para o YouTube, publicações nas redes sociais, etc. Tudo isso contribui para que a sua marca ganhe relevância e seja mais reconhecida pelo público.

Tendo tudo isso em mente, você não pode perder mais tempo! Invista em branding awareness, desenvolvendo estratégias que tornem a sua marca mais reconhecida. Lembre-se, no entanto, que os resultados serão alcançados em médio e longo prazo. Não se trata de algo que acontece do dia para a noite!

Uma boa maneira de acelerar esse processo é apostando na criação de conteúdos com as palavras-chave corretas. Quer saber como fazer isso? Então, leia agora o nosso artigo sobre esse tema!

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