Dicas práticas de SEO: otimize seus conteúdos nos mecanismos de buscas
Você provavelmente já deve saber o que é SEO, mas talvez ainda não sabe exatamente como otimizar seus conteúdos para os mecanismos de buscas. Mas calma, nós podemos te ajudar! Hoje iremos te dar algumas dicas práticas de SEO.
Vamos lá?
Palavra-chave
É simples e bem importante: toda conteúdo precisa de palavra-chave.
Ela não pode ser simplesmente qualquer uma e nem sempre a com maior volume de buscas é a escolha certa. Você precisa escolher uma palavra-chave bastante específica e com volume médio para baixo. Assim, sua chance de ranqueamento será bem maior!
Uma dica bastante interessante é analisar se os conteúdos apresentados por determinada palavra-chave são satisfatórios.
Faça uma pesquisa no Google! Se o material for fraco ou ruim, talvez seja sua chance de produzir um conteúdo incrível e trabalhar com bastante afinco no SEO. As chances de aparecer na primeira posição serão enormes!
Lembre-se também de utilizar essa palavra-chave ao decorrer do texto, como no primeiro parágrafo, título, meta-descrição, texto-alt e URL, como veremos a seguir.
URLs
Você já sabe que as URLs funcionam como endereços da sua página, certo?
Por isso, é vital que elas sejam endereços amigáveis, ou seja, boas o suficiente para leitura e memoráveis o bastante para o visitante do seu site.
Uma dica interessante é que sua URL apresente a palavra-chave estipulado para o seu conteúdo, assim suas chances de ranquear são ainda maiores!
Mas fique atento: depois que você definiu sua URL, você não deve altera-la. Em caso de mudança, todo os pontos positivos que você teve em SEO serão perdidos.
Por isso, utilize URLs atemporais; elas precisam fazer sentido mesmo depois de atualizações no seu conteúdo (outra boa prática de SEO) e jamais realize edições nesse endereço.
Site responsivo
Você já deve ter ouvido falar no termo “mobile-friendly”, certo?
É uma estratégia para fazer com que seu site seja “amigável” com mobiles, já que a maior parte do tráfego na internet vem de dispositivos móveis.
Seu site precisa ter a “responsividade” adequada para todos os dispositivos que o estiverem acessarem. De nada adianta ter um conteúdo bacana, mas os usuários saírem da página porque sua página não adequa o material ao dispositivo do internauta.
Ele simplesmente vai desistir e procurar o que quer em outro lugar.
Velocidade do site
Imagine você ter encontrado a página que aparentemente possui o conteúdo perfeito. Mas então você clica no site e ele demora para carregar, ou simplesmente não abre.
Você provavelmente vai procurar por outra página, certo?
O tempo de carregamento do seu site leva muito em conta para um bom ranqueamento na internet, pois os usuários optam por sites que tenham uma boa performance e sejam instantâneos ao trazer a resposta que buscam.
Você pode checar a velocidade do seu site no PageSpeed Insights. Se ele tiver uma baixa velocidade, talvez esteja na hora de você considerar alguns melhoramentos.
Experiência do usuário
Você pode pensar que a experiência do usuário não tem nada a ver com o SEO, mas aí que está enganado!
O tempo de permanência do usuário na página, por exemplo, é um indício positivo para o Google saber que o seu conteúdo está sendo acessado e consumido. Portanto, você precisa ter um conteúdo e uma página atrativa o suficiente para melhorar a experiência do usuário!
Seja visual e criativo, inserindo imagens, tópicos e subtítulos, listas, parágrafos e frases curtas. Quando mais objetivo e legível seu texto/site for, mais longa poderá ser a permanência do usuário. Dessa forma, mais “pontos” você ganha no SEO.
Bom conteúdo e autoridade
Não adianta você escrever um conteúdo com boas práticas de SEO se ele não tiver qualidade e nem apresentar autoridade no assunto.
O ponto é: você precisa dominar e ser especialista no que está dizendo. As pessoas precisam sentir convicção e, mais do que isso, se identificarem com o material.
Portanto, quanto mais útil e eficaz for o que você estiver dizendo, mais facilmente seus visitantes permanecerão na página.
Títulos, tópicos e descrições
Essa também é uma parte bastante importante para render conteúdos bem posicionados.
Um material adequado precisa conter títulos atraentes e incríveis, que instiguem o leitor e estejam alinhados com as palavras-chaves. Buque estruturar seu texto com tópicos e subtópicos, assim a legibilidade do conteúdo será maior, o que é, eventualmente, outra boa prática de SEO.
Por fim, mas não menos importante, saiba usar descrições a seu favor: crie meta-descrições, texto-alt, legendas e tudo o que estiver a disposição para preencher com informações precisas e relacionadas ao assunto que você está escrevendo. Também não se esqueça de fazer link buidings, tanto de forma interna como externa ao seu site.
Um bom tráfego entre páginas é muito importante.
Esperamos que isso seja suficiente para você iniciar suas atividades com SEO e conquistar boas posições nos mecanismos de busca organicamente. Caso você ainda tiver dúvidas sobre SEO ou precisa de ajuda, não se esqueça: é só nos chamar clicando aqui.
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Sinta-se livre para contribuir!