7 erros em produção de blog posts que você não pode cometer
Os erros em produção de blog posts são mais frequentes do que você pode imaginar. Eles existem de muitas formas e, em alguns casos, podem até passar despercebidos por você.
Esses equívocos acabam por complicar sua estratégia de Inbound Marketing e podem se solidificar como falhas que dificultam suas estratégias de modo geral.
Por qual motivo? Dificilmente alguém gosta de ler conteúdo superficial ou problemático. As pessoas procuram por materiais que atendam suas necessidades e respondam as suas expectativas.
É por esse motivo que listamos, neste blog post, 7 erros em produção de conteúdo que você não pode cometer. Confira!
Erros de gramática
Já pensou em baixar um e-book que parece ser perfeito para você, mas ao iniciar a leitura ele está repleto de problemas gramaticais?
O uso incorreto da língua escrita determina muito sobre como o seu conteúdo será recebido pelo público. Problemas de pontuação (como vírgulas e pontos), palavras erradas ou frases desconexas irão dificultar a compreensão. Muito provavelmente, fará seu lead/cliente desistir da leitura.
Além do mais, precisamos ser sinceros: erros gramaticais deixam textos, que poderiam ser ótimos, feios. Você não quer ser um produtor de conteúdo com esse problema!
Frases e parágrafos longos
De acordo com a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, 44% da população brasileira não lê. Imagine agora você querer fazer seu público ler frases gigantes e parágrafos maiores ainda. Não funciona, temos que aceitar!
Nos dias de hoje, você precisa ser objetivo e atrativo. As pessoas querem consumir materiais, mas de forma rápida e compreensível.
Por isso, é importante que você produza frases curtas e de efeito – assim, seu leitor passará o olho pela página e compreenderá imediatamente o que você está dizendo.
Parágrafos longos também dificilmente funcionam, por isso procure ser claro em uma quantidade menor de palavras e frases. Para dizer de outra forma, procure fazer blocos de texto menores.
Texto muito complicado ou muito superficial
Como você se sente ao ler um texto jurídico ou, como dizem popularmente, de “juridiquês”?
É complicado!
Agora, como você reage ao ler um texto curto – ou longo – e que não diz absolutamente nada do que você quer saber?
É chato!
Por isso, sempre tenha em mente: o/a produtor (a) de conteúdo precisa criar seu próprio estilo e estar alinhado com a personalidade da marca. Mas, acima de tudo, ele (a) necessita produzir materiais que não são complicados e nem superficiais para seu público.
Procure transparecer todas as informações de uma maneira que qualquer pessoa consiga entender.
SEO ruim
Com tanto conteúdo disponível na internet, você precisa achar uma forma ideal para que o público descubra o seu material. É aí que entra o SEO, a prática para otimização nos mecanismos de busca.
Não vamos entrar na parte técnica agora, mas é essencial você saber que seu texto precisa estar otimizado para que seja encontrado na internet.
Um bom conteúdo precisa ser lido! Saiba utilizar o SEO a seu favor e conquiste novas pessoas para acompanhar a sua marca.
Caso você queira saber mais sobre SEO e sua prática, você pode falar com a Voy clicando aqui.
Não conhecer seu público ou sua linguagem
É uma tarefa extremamente complicada escrever para um público. Ela se torna ainda mais difícil quando você não conhece seus leads/seguidores/clientes, muito menos a personalidade da marca para qual você escreve.
Antes de iniciar qualquer produção de blog post, conheça bem a persona da marca. Entenda também os gostos e características do seu público. Dessa forma, você pode personalizar seu conteúdo para que atinja de forma certeira as necessidades de quem o lê.
Não saber sobre o que está escrevendo
Quando você tenta escrever sobre algo que não conhece, você fala muito, mas, infelizmente, não diz nada.
Produzir um blog post requer muita pesquisa e estudo prévio. Isso porque você precisa dominar o assunto que irá escrever, buscando inspirar, transmitir confiança e conhecimento para seu público.
Portanto, antes de colocar a mão na massa, domine o assunto. É só depois disso, então, que você poderá escreve-lo.
Não editar ou fazer correções
Para finalizar, um bom texto requer múltiplas leituras e edições. Todo cuidado é pouco quando se trata da revisão do seu conteúdo. Afinal, muita coisa pode estar escrita de maneira errada ou dita de forma imperfeita.
Erros em um blog post, como já mencionado, pode complicar muito sua estratégia de marketing digital. É por isso que edita-lo e fazer as correções devidas (caso sejam necessárias) é muito importante.
Afinal, todo mundo quer um blog post perfeito, não é?
Se você ainda tiver dúvidas sobre erros frequentes na produção de blog post – ou de conteúdo, de forma geral –, sinta-se livre para conversar com a gente clicando aqui.
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