5 dicas para adotar uma cultura mais inovadora em seu time de marketing
O executivo americano Nick Baldwin define inovação como “a exploração com sucesso de novas ideias”. O conceito pode até parecer simples, mas é bem mais amplo do que imaginamos em um primeiro momento.
Primeiramente, é preciso ter em mente que a inovação não é algo pronto, uma ação que deve ser colocada em prática uma única vez na empresa e pronto.
Para que uma organização seja considerada inovadora, ela precisa estar sempre de olho nas novas tendências, pensar em novos produtos e serviços, buscar novas formas para criar experiências cada vez mais significativas com seus clientes.
Quando uma empresa tem uma cultura inovadora, isso reflete em todos os seus setores. Neste artigo, porém, vamos falar um pouco mais especificamente sobre o departamento de marketing.
Continue a leitura e acompanhe algumas dicas para ter mais inovação no setor de marketing da sua empresa.
5 dicas práticas para uma cultura mais inovadora no marketing da sua empresa
A inovação de uma empresa ocorre de dentro para fora e, dessa forma, o “DNA” do negócio será percebido pelos públicos.
Isso porque o público percebe quando a inovação é “forçada”, que não ocorre de forma genuína.
No setor de marketing, que é quem coordena as atividades relacionadas à comunicação com os diferentes públicos da empresa, a inovação deve ser ainda mais prioritária.
Veja, a seguir, algumas dicas para que o departamento de marketing e comunicação do seu negócio seja mais inovador.
1. Aposte na diversidade do seu time
As empresas inclusivas e diversas são 11 vezes mais inovadoras e têm funcionários seis vezes mais criativos que a concorrência. Isso é o que aponta um estudo feito pela Accenture e divulgado na revista Época Negócios.
É por isso que para fomentar a inovação no setor de marketing da sua empresa, a diversidade do time é muito importante.
O ideal é que não sejam feitas distinções entre as pessoas por conta de credos, raças, religiões, orientação sexual, identidade de gênero etc.
Quanto mais diverso for o seu time, mais criativo ele será, tendo em vista que será possível enxergar as situações por diferentes vieses, tendo em vista a bagagem cultural de cada colaborador.
2. Utilize os dados do marketing analítico para ser mais criativo e inovador
Atualmente, quase tudo gera dados, de modo que fica fácil analisar relatórios analíticos com informações valiosas para os negócios.
Esses mapas analíticos nos trazem panoramas e realidades para que com isso, possamos refletir o que tem dado certo ou não nas estratégias de marketing.
A partir disso, deve-se buscar junto com o time de marketing novas formas de pensar e estratégias mais criativas para que possamos atingir os objetivos e causar maior impacto ou resultado.
Com um marketing estratégico bem desenvolvido, a empresa pode, por exemplo, inovar na forma como constrói a sua marca e a comunica para os seus diferentes públicos.
3. Incentive os profissionais a exercerem a sua criatividade
É muito importante que os gestores de marketing incentivem o protagonismo individual dos seus colaboradores. Ou seja, é preciso dar espaço para que todos possam “brilhar” e explorar os seus talentos na equipe.
Isso é algo que precisa ser enraizado na cultura organizacional da empresa, ou seja, ser algo contínuo. Deve-se ter o cuidado para não realizar apenas ações pontuais e que não tenham continuidade no todo.
De espaço para que eles possam exercer sua criatividade e explorar o viés de inovação. Crie estímulos e projetos que fomentem essa cultura com toda equipe.
Assim, a cultura da inovação passará a ser genuína na empresa. E, conforme novos colaboradores forem contratados, já serão inseridos nesse universo e poderão contribuir para a construção da organização, trazendo através de suas perspectivas, novos pontos de vista.
4. Valorize os seus colaboradores
Finalmente, é preciso valorizar e reconhecer os esforços dos colaboradores. Pagar um salário justo e digno é muito importante, mas apenas isso não é o suficiente.
É imprescindível que o gestor tenha escuta ativa, saiba dar e receber feedbacks, bem como promover a aprendizagem na organização.
Isso tudo pode até parecer básico, mas muitas vezes as empresas esquecem de fazer esse “feijão com arroz”, que é imprescindível para que os colaboradores se sintam mais motivados e até mesmo felizes
Mas, apesar de fazer o básico, também é preciso ir além e buscar outras alternativas e formas para que os profissionais sintam-se verdadeiramente valorizados.
Uma boa estratégia para promover a valorização profissional é a gamificação. Trata-se de um processo em que a empresa promove jogos com os seus colaboradores.
A ideia é que quando o colaborador consiga atingir o objetivo do game, receba uma recompensa, como um bônus no salário, uns dias a mais de folga, uma promoção etc.
Para saber qual é o melhor prêmio para sua gamificação, é importante conhecer bem o seu time e o que é valorizado por eles.
Se o colaborador tiver filhos pequenos, certamente um dia de folga para curtir com as crianças será bem-vindo. Agora, se ele pretende se casar em breve e está mobiliando uma casa, talvez prefira um prêmio em dinheiro, para ter uma “graninha” extra. Enfim, deve-se buscar entender os gostos e o momento de cada um.
A forma como esses prêmios são dados também variam de acordo com as regras do game que foi estruturado pela empresa. Elas podem ser dadas a apenas um ganhador ou cada vez que um “obstáculo” ou “fase” seja cumprida pelos colaboradores.
Enfim, isso é algo bem particular de cada empresa e estratégico dentro de uma gamificação, de acordo com os objetivos de cada negócio.
5. Atualize-se tecnologicamente
Novas tecnologias e recursos surgem quase que diariamente, principalmente as que envolvem o marketing.
Por isso, é importante ficar de olho nas novas tecnologias, saber como utilizá-las e colocá-las em prática. Quem identifica essas tendências rapidamente, sai na frente.
Um bom exemplo disso são as ferramentas de automação. Esse recurso tecnológico permite que as empresas mantenham um bom relacionamento com os seus públicos de forma mais abrangente de forma mais personalizada e assertiva.
As empresas que utilizam plataformas como o RD Station, por exemplo, conseguem criar um relacionamento mais próximo, conquistando seu público e se tornando autoridade para ele. Assim, conquistam os melhores resultados para o negócio e saem na frente da concorrência.
Você considera o departamento de marketing da sua empresa inovador? Caso precise melhorar em algum ponto, esperamos que este conteúdo tenha contribuído e feito você refletir sobre o tema.Continue em nosso blog e leia agora o nosso conteúdo sobre o papel da diversidade cultural para um marketing consciente.
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