Saiba o que é ROI, como usá-lo e por que ele é tão importante
Você saberia dizer o que é ROI, como usar a técnica e por que ela é essencial para o seu negócio?
Se você pensou sobre e não tem uma resposta, não se preocupe. Iremos explicar tudo para você! O ROI é uma grande necessidade para o Marketing Digital e possibilita uma visão mais ampla da forma como você aplica o seu dinheiro.
Mas o que é ROI?
ROI é uma sigla para Retorno Sobre Investimento e é um cálculo muito utilizado para avaliar se o seu investimento em Marketing Digital está trazendo resultados verdadeiros.
Em outras palavras, ele investiga se a sua empresa está perdendo ou ganhando ao investir em campanhas, anúncios, aquisição de ferramentas digitais ou qualquer outra aplicação financeira.
O ROI é baseado em uma fórmula muito simples e que pode ser calculada de forma precisa e objetiva.
Como calcular o ROI do meu investimento?
O ROI é calculado por meio de operações simples de subtração, multiplicação e divisão. São necessários apenas dois dados para que você possa descobrir ele: o ganho obtido e o investimento inicial, que serão multiplicados por 100 – como você pode ver na fórmula abaixo.
O termo ganho obtido se refere ao lucro que retornou ao seu negócio; é aquilo que você recebe, no final, como rendimento. Já o investimento inicial é justamente o que o nome diz: o que você aplicou na sua campanha/anúncio etc. Por fim, você precisa multiplicar o resultado final por 100, assim você terá um valor apresentado em porcentagem – o que proporciona uma melhor visão sobre seus ganhos ou perdas.
Mas vamos aos exemplos!
Imagine que você tenha um e-commerce. As despesas mensais do seu site são de R$3.000 reais e você vendeu, durante 1 mês, para R$5.000 reais. Dessa forma, você calcularia:
O lucro que você teria, portanto, seria de 66% – o que indica que você teve resultados satisfatórios, considerando o seu investimento inicial.
Mas a situação poderia ser a contrária! Pense que você investiu no seu site para R$5.000 e vendeu para R$3.000. O cálculo ficaria assim:
Viu só? Seu investimento inicial foi maior que o ganho obtido, então você teria uma perda de 40%.
Quais os benefícios do ROI e quem pode utiliza-lo?
A importância do ROI não é meramente saber como o seu dinheiro foi aplicado. É essencialmente saber como ele foi usado e quais os retornos você obteve ao realizar seus investimentos.
Ele é vital para negócios grandes, médios e pequenos, de qualquer segmento ou área de atuação, pois possibilita que a marca [ou o investidor (a)] tenha uma visão maior de como seus esforços financeiros são organizados e utilizados.
Assim, você conhece se suas táticas são eficazes para atingir seus objetivos ou se você precisa melhorar, estabelecer uma nova forma de investir e lucrar. É somente conhecendo os resultados do que você realiza que você pode continuar aprimorando seu negócio. O processo de mensuração é contínuo e muito importante. É o ROI que te ajuda nisso!
Portanto, alguns dos principais benefícios do ROI são:
- Mostrar como uma campanha de marketing digital impacta diretamente no financeiro;
- Incentivar a priorização de anúncios e adiamento de outros com base em suas forças e fraquezas. Um anúncio no Adwords, por exemplo, pode estar rendendo mais que o do Facebook Ads.
- Medir a eficácia de sua estratégia digital;
- Reduzir custos e otimizar investimentos;
- Aprimorar seu planejamento no marketing digital.
Ainda tem dúvidas sobre o Retorno Sobre Investimento? Nós da Voy podemos retirar essas dúvidas! É só entrar em contato conosco CLICANDO AQUI.
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Sinta-se livre para contribuir!