reuniões de brainstorming

Como tornar suas reuniões de Brainstorming mais produtivas

Vivemos rodeados por informação vinte e quatro horas por dia. Isso faz com que se torne cada vez mais difícil apurar estas informações para a criação de soluções eficientes. No entanto, é possível realizar reuniões de Brainstorming mais produtivas para o estímulo e a seleção de ideias eficazes.

Mas afinal, o que é Brainstorming?

O Brainstorming, em uma tradução literal, significa: ´´tempestade de ideias“. Este processo consiste basicamente em uma dinâmica de grupo. Nela, cada atividade desenvolvida tem o objetivo de estimular a criatividade dos indivíduos, e assim, gerar novas ideias.

Para que o processo de Brainstorming seja realmente eficaz, é necessário que se siga alguns princípios básicos. Dá uma olhada nas nossas dicas!

Tenha objetivos claros em reuniões de Brainstorming

Para que a conversa entre os membros da equipe não se torne vaga e sem sentido, é necessário que o objetivo a ser alcançado seja estabelecido previamente.

  • Os objetivos podem ser diversos de acordo com as necessidades da empresa, podendo ir de soluções para um problema interno identificado, até a criação de um novo produto para a marca.
  • Objetivos específicos criam soluções claras e com resultados mais eficazes.

Encoraje e estimule

Durante este processo, é preciso que as pessoas se sintam confortáveis a expor suas opiniões. Por isso, nada do que se é falado pode ser julgado ou descartado. Assim as pessoas se sentem abertas a compartilharem sua visão sob os problemas apresentados, e novas boas ideias podem surgir.

  • O ambiente escolhido para este exercício também deve ser criativamente estimulante. Evitar sons altos, cores fortes e imagens chamativas no ambiente, evita que a atenção dos participantes se disperse.
  • Uma dica de otimização é enviar aos membros da equipe, previamente, materiais que expliquem o objetivo da atividade e os orientem a já pensarem em algumas ideias.

Crie conexões

É importante também que se siga linhas de pensamento enquanto surgem as ideias. Um caminho para que isso ocorra da melhor forma é criar subtemas a serem discutidos.

  • Com o decorrer da reunião o foco é ir alinhando as ideias que mais conectam-se ao objetivo central apresentado.
  • Classificar as ideias já apresentadas também faz com que nada de relevante se perca durante as discussões.

Selecione

Nesta etapa é preciso escolher quais ideias que foram apresentadas são cabíveis de execução.

  • Para isso, pode-se fazer por exemplo, uma votação. Nela os membros da equipe escolhem as melhores ideias, afunilando assim tudo o que foi discutido, no que há de mais relevante.

Defina seu caminho

Por fim escolhidas as melhores ideias, é hora de definir quais serão aplicáveis.

  • É importante nesta etapa não descartar as ideias que restaram do processo de Brainstorming. Elas devem ser arquivadas para que no futuro possam também ser aplicadas para a solução de novos problemas.
  • Para saber se as ideias que foram definidas estão compatíveis com as necessidades que a empresa\marca tem, é importante voltar aos objetivos. Ajustados todos os pontos, as ideias estão prontas para aplicação.

O processo de Brainstorming pode ser efetuado de diversas formas e para alcance de muitos objetivos. Esta é uma solução viável para a estimulação de ideias por profissionais de qualquer organização.

Quer saber mais dicas sobre como realizar um Brainstorming eficiente? Entre em contato conosco clicando aqui ou envie uma mensagem para o número (48) 99970-2623. Estamos disponíveis a atender você!

Como criar o blog post perfeito

Conteúdo de sucesso: 8 dicas para criar o blog post perfeito

Construir um blog post perfeito não é uma atividade que você executa da noite para o dia. É um exercício: exige treino constante e bastante paciência.

É por isso que por trás de todo material existe um processo de elaboração, que precisa ser executado com a ajuda da criatividade e com muito cuidado.

Para ajudar você nesse sentido, selecionamos 8 dicas rápidas que acreditamos serem essenciais para qualquer pessoa que busca escrever o material perfeito para um blog. Dá uma olhada!

Título atraente

Se você estiver na internet procurando por algum conteúdo, o título vai ser a primeira informação que você notará. Se ele for ruim, a chance de você não dar um clique é muito grande.

É importante que os títulos criados digam exatamente aquilo que você quer passar e utilizem determinados gatilhos mentais, para chamar a atenção do seu leitor. Busque ser específico, mas também bastante original.

Com um título atraente, é muito provável que o seu conteúdo seja notado no mar de tantos outros. Por isso, preste bastante atenção nisso!

Imagem com destaque

Se o título precisa ser instigante, a imagem precisa ser ainda mais: o apelo visual é muito importante.

Opte por imagens que reflitam o tema que vai ser debatido no blog post, que tenham qualidade e que sejam agradáveis. Se possível, as procure em bancos de imagens (existe diversos gratuitos na internet) e as edite de forma que fiquem de tamanho proporcional ao seu blog.

SEO

Para que escrever um material incrível se ninguém for o ler? Ele precisa aparecer no topo dos sites de pesquisa e é por isso que você precisa utilizar o SEO!

O SEO é um mecanismo de otimização para busca muito importante para qualquer empresa. Ele utiliza técnicas específicas, que são inseridas no seu material e nas ferramentas do seu site/blog, para que o conteúdo tenha maiores chances de ter um alto “ranqueamento” orgânico na internet.

Ele é essencial e um passo muito necessário para a criação do blog post perfeito. Você pode saber mais sobre lendo o conteúdo “O que é SEO: o guia inicial para você entender a técnica”.

Introdução cativante

É muito provável que se sua introdução não for boa, você perderá um leitor logo no começo da leitura.

As primeiras linhas precisam ser interessantes o suficiente para induzirem o internauta a continuar com a leitura. Contextualize rapidamente o tema, use gatilhos mentais, seja sugestivo sobre o que irá explorar no corpo do texto e o chame para a ação de leitura.

Uma introdução cativante significa um leitor cativado!

Tópicos variados

Agora que você tem um título atraente, uma imagem com destaque e uma boa introdução, você precisa estruturar o seu blog post, ou seja, criar seções para o seu texto.

Essa é uma técnica que contribui para a leitura, proporcionando maior legibilidade. As informações passam ser compreendidas mais facilmente pelo leitor e o texto não fica cansativo, denso.

É uma estratégia muito legal, inclusive, para você segmentar os assuntos que serão debatidos. Se você for falar sobre Brand Persona, por exemplo, poderia começar com uma introdução, passar para uma explicação sobre o conceito, então comentar sobre sua importância para uma marca e dar exemplos notáveis.

O blog post ficaria ótimo, não acha?

Qualidade do texto

Não adianta você ter uma grande ideia, mas não saber executa-la. É por isso que você precisa investir na qualidade do que você está escrevendo!

Procure ter bastante atenção aos erros gramaticais, produza frases coesas e tente, sempre que possível, criar parágrafos e sentenças curtas. Caso exista a possibilidade, busque contar uma história que tenha relação direta ao tema que você está escrevendo e interaja com seu leitor, como se estivesse falando diretamente com ele.

O seu público quer aprender, mas quer aprender o mais rápido possível e da forma mais divertida possível. Por isso, proporcione isso a ele!

Domínio sobre o assunto

Esse é outro ponto que influencia diretamente na qualidade do seu texto: o domínio que você tem sobre o assunto que irá escrever.

Antes de colocar a “mão na massa”, é importante realizar uma longa pesquisa sobre o tema – mesmo que você já tenha conhecimento sobre ele. Isso é importante porque, assim, você traz o melhor para o seu conteúdo, demonstra expertise e mostra que conhece todas as novidades.

Chamada para ação

Você já ouviu falar em Call-to-action ou CTA?

Em tradução literal, seria a chamada para ação. Isso quer dizer que em todo conteúdo que você produzir, você precisa induzir seu leitor a realizar determinada atividade.

Seja clicar em um link, sugerir outro conteúdo para leitura, oferecer e-books para download, convidar para assistir algum vídeo ou qualquer outro, é importante que seu público tenha um caminho a trilhar. Basicamente, é o que faremos a seguir! Preste atenção:

Todas as dicas que apresentamos aqui são vitais e, juntas, podem ajudar você na produção de um blog post perfeito. No entanto, se ainda tiver dúvidas sobre o assunto ou qualquer outro tema relacionado a marketing digital, pode nos contatar clicando aqui ou mandando mensagem para o número (48) 99970-2623. Estamos sempre dispostos a ajudar!

o que é SEO

O que é SEO: o guia inicial para você entender a técnica

Você já ouviu falar em mecanismos de busca, certo? Mas já pensou em como o seu conteúdo pode ser otimizado para que ele alcance o topo do Google e outros sites de pesquisa?

Em outras palavras, você sabe o que é SEO? Iremos te dar as primeiras noções sobre o termo neste rápido guia inicial. É só continuar com a leitura!

O que é SEO?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization (Mecanismo de Otimização para Busca, em tradução literal) e é uma técnica muito utilizada para otimizar conteúdos de blogs, sites e outras páginas da web.

Por meio de práticas determinadas e específicas, que vão desde a inserção de uma boa palavra-chave até a quantidade considerada adequada de texto (e tópicos), o seu conteúdo pode conseguir melhores posicionamentos nos mecanismos de busca.

Assim, a probabilidade de você amplificar as visitas no seu site é altíssima – afinal de contas, esses mecanismos de buscas estão priorizando o seu site/blog/página pelas boas práticas de SEO que você pratica.

A importância do SEO para sua estratégia de marketing digital

Utilizar o SEO de forma adequada é extremamente necessário – e importante – para sua marca. É uma técnica que, de uma forma ou de outra, aprimorará a sua estratégia de marketing digital (Confira dicas práticas de SEO aqui).

Por exemplo: se sua marca investe em conteúdo de qualidade para o público, ela precisa investir ainda mais em SEO. Por que? Bem, se seus materiais são relevantes, eles precisam alcançar o grande público – e isso é possível utilizando tais técnicas de otimização.

É dessa forma que a sua empresa ganhará maior credibilidade na internet, além de ampliar sua visibilidade. Consequentemente, você terá mais tráfego sendo direcionado para o seu site/página e é muito provável que suas vendas também sejam alavancadas.

Viu como esse mecanismo é importante?

Algumas boas práticas de SEO

Quando falamos em SEO, a primeira coisa que nos vem à cabeça é o uso de palavras-chaves. Elas são, de fato, muito importantes, mas não podemos nos limitar simplesmente a elas.

O SEO precisa estar presente não somente no conteúdo, mas também em imagens, na navegação e no próprio design. É um conjunto muito amplo de possibilidades de aplicação, sendo que algumas das principais são:

  • Implantação de boas medidas técnicas no site, como responsividade, design atrativo, otimização de navegação, velocidade de carregamento etc;
  • Palavras-chaves bem escolhidas e posicionadas, tamanho e qualidade do texto, links internos e externos, meta-descrição, imagens com texto alt;
  • Nas redes sociais: menções, engajamento, alcance, relacionamento e muito mais.

Ao juntar todas essas técnicas, produzindo materiais e otimizando a busca e experiência do usuário, certamente sua marca sairá na frente.

Precisa de ajuda com as suas estratégias de SEO? Nós podemos te ajudar! É só nos chamar CLICANDO AQUI.

 

o que é brand persona

Brand persona: o que é e qual sua importância?

Você sabe qual a brand persona da sua marca?

Ou melhor ainda: se o seu negócio fosse uma pessoa, qual personalidade teria? De que forma se portaria? Como responderia as pessoas e quais atitudes teria em sociedade? Em quais redes sociais estaria ou que tipo de publicações curtiria?

Todas essas perguntas são interessantíssimas para você idealizar a identidade da sua marca; o que faz ela ser o que é. Mas fique tranquilo se ainda não entendeu o que é brand persona. Explicaremos a seguir!

Entenda o que é brand persona

A brand persona é a voz da sua empresa.

Ela é a “pessoa” que você precisa assumir ao se direcionar ao público; o personagem que define a sua marca e que tem características únicas, próprias, que representarão a essência da sua empresa.

De forma resumida, é a linguagem estratégica que você precisa utilizar para se comunicar com seus clientes e seguidores. É uma forma planejada de comunicação que precisa ter emoções, pretensões, desejos, sonhos, experiências etc.

É, basicamente, o jeitinho de ser e socializar da sua marca.

O valor da brand persona

Agora que você já sabe o que é brand persona, precisa saber qual a sua importância – muito simples de responder.

A brand persona permite que você mantenha uma comunicação homogênea em todos os conteúdos, com a mesma personalidade e linguagem. Isso faz com que os pontos de comunicação, do início ao fim, sejam semelhantes e fortaleçam a presença da sua marca.

Além disso, é com ela que você pode estipular melhor os valores, pilares, cultura e missão da sua organização. É uma ótima ferramenta, que faz com que sua empresa seja vista como inovador e com atitude.

Exemplos de brand persona

Quanto mais original, única e interessante for sua brand persona, mais fácil será o seu sucesso na web. É dessa forma, também, que você possibilita o crescimento dos seus seguidores, pode se tornar um case de sucesso e, inclusive, aumentar suas vendas e o valor da sua marca perante os olhos do público.

Marcas com brand personas bem definidas, como a Netflix, são exemplos de sucesso estrondoso na internet. A empresa de streaming é divertida, engraçada e muito companheira. Você já deve conhecer alguma das sacadas mais geniais dela:

O Ponto Frio, por outro lado, adotou a personalidade de um pinguim e estão sempre interagindo com esse jeitinho de ser:

Viu como a brand persona é essencial para um negócio? Ela não somente define quem você é, mas possibilita que você crie laços e vínculos com os seguidores. Dessa forma, a evangelização da sua marca (por parte deles) é mais fácil.

Precisando de ajuda para montar a sua brand persona? Nós podemos te ajudar. É só clicar aqui ou mandar uma mensagem para o número (48) 99970-2623.

o que é funil de marketing

Entenda de uma vez por todas o que é Funil de Marketing

Você sabe o que é Funil de Marketing? Se você não tiver ideia, não se preocupa! A gente vai te explicar.

Para começar, precisamos deixar claro que o marketing tem mudado muito. As empresas que investiam em ações invasivas têm repensado seus métodos.

Apesar da publicidade tradicional ainda ter resultado, muitas empresas buscam desenvolver estratégias mais humanizadas e com foco nas necessidades dos usuários, por meio de conteúdo útil e relevante.

Para produzir esse tipo de conteúdo (e que seja adequado às necessidades das personas), é necessário entender o comportamento do público e quais suas maiores dores. Se torna vital compreender o que seus seguidores e/ou leads buscam e ofertar conteúdos que o ajudam na decisão de compra.

Ao pensar, literalmente, em um funil, sabemos como ele é: possui um topo maior, que vai afunilando em uma proporção menor até chegar ao final. O funil de marketing segue exatamente esta perspectiva: se inicia com um grande volume de visitantes ao seu site e finaliza com uma quantidade menor – pessoas, estas, interessadas em comprar seu produto/serviço.

O Funil de Marketing pode ser dividido em 5 etapas:

  • Atrair;
  • Converter;
  • Relacionar;
  • Fechar;
  • Encantar.

Entenda melhor com a imagem abaixo!

o que é funil de marketing

Ao avaliar essa imagem, fica claro que temos um topo de funil (abrangente), um meio de funil mais qualificado e um fundo, com oportunidades de negócio.

Topo de funil 

Como já comentado, o topo de funil é onde temos um maior número de potenciais clientes. A gente sabe que nem todos continuarão o relacionamento com a sua marca ou se interessarão pelos seus conteúdos. No entanto, no meio desse volume, certamente existirão alguns que se sentirão conectados à sua marca.

Os conteúdos produzidos nessa etapa devem ser mais abrangentes e genéricos, para que seja possível atrair um número maior de pessoas. Assim que ele interagir com seu negócio e demonstrar interesse pelo seu conteúdo, ele irá caminhar na jornada de compra – passando para outras etapas do funil – e se tornando mais próximo de você.

No topo de funil, podemos usar, como exemplo, o seu site. A maior parte dos visitantes da sua página estão nessa etapa da jornada.

Meio de funil 

Nesta etapa o objetivo principal é qualificar os leads, para que eles possam evoluir na jornada de compra. Aqui, normalmente, o usuário já percebeu que tem um “problema a ser resolvido” e está em busca de uma solução. Por isso, você deve produzir conteúdos importantes e técnicos, que mostrem todo o potencial do seu negócio.

Outra ação também importante é ter informações do lead (quanto mais, melhor), para usá-las a seu favor. Assim você pode segmentar os conteúdos conforme o interesse da pessoa, na hora e no momento certo.

Fundo de funil 

No fundo do funil, os conteúdos são mais focados em colocar em evidência o problema e as possíveis soluções do cliente. Pensando nesse fundo de funil, devemos pensar em algo que diferencie a sua empresa e os seus serviços dos demais concorrentes.

Nesta etapa é importante investir tempo e técnica para fazer com que o lead queira conhecer o seu produto ou serviço, como, por exemplo, deixa-lo fazer um teste gratuito.

É importante ressaltar todos os benefícios da sua empresa e também, se possível, buscar por depoimentos de clientes que já adquiriram seu produto/serviço – peça para eles, de uma forma natural e sincera, como foram suas experiências com a marca.

Afinal, pessoas comuns confiam muito mais em pessoas como elas. As pessoas acreditam no contato humano e no compartilhamento de experiência boca-a-boca.

Ainda com dúvidas sobre a jornada de compra e o funil de marketing da sua empresa? Você pode solicitar nossa ajuda! É só clicar aqui ou mandar mensagem no WhatsApp para o número (48) 99970-2623.

Erros em produção de blog posts

7 erros em produção de blog posts que você não pode cometer

Os erros em produção de blog posts são mais frequentes do que você pode imaginar. Eles existem de muitas formas e, em alguns casos, podem até passar despercebidos por você.

Esses equívocos acabam por complicar sua estratégia de Inbound Marketing e podem se solidificar como falhas que dificultam suas estratégias de modo geral.

Por qual motivo? Dificilmente alguém gosta de ler conteúdo superficial ou problemático. As pessoas procuram por materiais que atendam suas necessidades e respondam as suas expectativas.

É por esse motivo que listamos, neste blog post, 7 erros em produção de conteúdo que você não pode cometer. Confira!

Erros de gramática

Já pensou em baixar um e-book que parece ser perfeito para você, mas ao iniciar a leitura ele está repleto de problemas gramaticais?

O uso incorreto da língua escrita determina muito sobre como o seu conteúdo será recebido pelo público. Problemas de pontuação (como vírgulas e pontos), palavras erradas ou frases desconexas irão dificultar a compreensão. Muito provavelmente, fará seu lead/cliente desistir da leitura.

Além do mais, precisamos ser sinceros: erros gramaticais deixam textos, que poderiam ser ótimos, feios. Você não quer ser um produtor de conteúdo com esse problema!

Frases e parágrafos longos

De acordo com a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, 44% da população brasileira não lê. Imagine agora você querer fazer seu público ler frases gigantes e parágrafos maiores ainda. Não funciona, temos que aceitar!

Nos dias de hoje, você precisa ser objetivo e atrativo. As pessoas querem consumir materiais, mas de forma rápida e compreensível.

Por isso, é importante que você produza frases curtas e de efeito – assim, seu leitor passará o olho pela página e compreenderá imediatamente o que você está dizendo.

Parágrafos longos também dificilmente funcionam, por isso procure ser claro em uma quantidade menor de palavras e frases. Para dizer de outra forma, procure fazer blocos de texto menores.

Texto muito complicado ou muito superficial

Como você se sente ao ler um texto jurídico ou, como dizem popularmente, de “juridiquês”?

É complicado!

Agora, como você reage ao ler um texto curto – ou longo – e que não diz absolutamente nada do que você quer saber?

É chato!

Por isso, sempre tenha em mente: o/a produtor (a) de conteúdo precisa criar seu próprio estilo e estar alinhado com a personalidade da marca. Mas, acima de tudo, ele (a) necessita produzir materiais que não são complicados e nem superficiais para seu público.

Procure transparecer todas as informações de uma maneira que qualquer pessoa consiga entender.

SEO ruim

Com tanto conteúdo disponível na internet, você precisa achar uma forma ideal para que o público descubra o seu material. É aí que entra o SEO, a prática para otimização nos mecanismos de busca.

Não vamos entrar na parte técnica agora, mas é essencial você saber que seu texto precisa estar otimizado para que seja encontrado na internet.

Um bom conteúdo precisa ser lido! Saiba utilizar o SEO a seu favor e conquiste novas pessoas para acompanhar a sua marca.

Caso você queira saber mais sobre SEO e sua prática, você pode falar com a Voy clicando aqui.

Não conhecer seu público ou sua linguagem

É uma tarefa extremamente complicada escrever para um público. Ela se torna ainda mais difícil quando você não conhece seus leads/seguidores/clientes, muito menos a personalidade da marca para qual você escreve.

Antes de iniciar qualquer produção de blog post, conheça bem a persona da marca. Entenda também os gostos e características do seu público. Dessa forma, você pode personalizar seu conteúdo para que atinja de forma certeira as necessidades de quem o lê.

Não saber sobre o que está escrevendo

Quando você tenta escrever sobre algo que não conhece, você fala muito, mas, infelizmente, não diz nada.

Produzir um blog post requer muita pesquisa e estudo prévio. Isso porque você precisa dominar o assunto que irá escrever, buscando inspirar, transmitir confiança e conhecimento para seu público.

Portanto, antes de colocar a mão na massa, domine o assunto. É só depois disso, então, que você poderá escreve-lo.

Não editar ou fazer correções

Para finalizar, um bom texto requer múltiplas leituras e edições. Todo cuidado é pouco quando se trata da revisão do seu conteúdo. Afinal, muita coisa pode estar escrita de maneira errada ou dita de forma imperfeita.

Erros em um blog post, como já mencionado, pode complicar muito sua estratégia de marketing digital. É por isso que edita-lo e fazer as correções devidas (caso sejam necessárias) é muito importante.

Afinal, todo mundo quer um blog post perfeito, não é?

Se você ainda tiver dúvidas sobre erros frequentes na produção de blog post – ou de conteúdo, de forma geral –, sinta-se livre para conversar com a gente clicando aqui.

Marketing Digital: como fazer mais com menos

Marketing Digital: como fazer mais com menos

Se você já quis investir em marketing digital, provavelmente pensou sobre os custos que isso traria. Um bom serviço de marketing, com alta qualidade profissional, não é um serviço caro, mas nem sempre é visto como prioridade para muitas empresas.

Mas existe uma solução: você pode colocar a mão na massa e fazer mais com menos. Em outras palavras, você precisaria aprender o básico para administrar suas estratégias digitais, da mesma forma que administra seu próprio negócio.

Hoje trouxemos algumas dicas essenciais para que você consiga ter um ótimo desempenho na internet, sem a necessidade imediata de aplicar grandes valores no serviço – seja em campanhas, ferramentas ou equipe. Vamos lá!

Tudo começa com o planejamento

Planejamento é tudo quando se trata de marketing digital. É por isso que você precisa investir tempo na elaboração dele.

Nesse momento, é necessário que você defina os ambientes no qual você estará presente (site, blog, redes sociais, e-mail marketing etc), quais os objetivos principais e específicos que você tem com cada um, além de estipular metas de curto, médio e longo prazo.

Ao planejar tudo isso, você terá facilidade em ver a sua presença online de uma forma mais ampla e saberá de que forma direcionar seus esforços. Mas isso requer paciência, tempo e cuidado. Por isso, saiba calibrar seu trabalho.

Conheça e compreenda o seu público

O seu negócio possui um perfil ideal de cliente, certo? Quando você passa a se posicionar na internet, ele também passa a ter um perfil ideal de público. É importante que você conheça esse público e, mais do que isso, passe a compreende-lo: descubra o sexo, faixa etária, gostos e hobbies, profissão, onde moram etc.

É dessa forma que você adequará todo o seu conteúdo, o que nos leva para a próxima dica.

Saiba direcionar seu conteúdo

Todos os conteúdos que você produzir para a web precisam ser elaborados e pensados estrategicamente de acordo com o público que segue a sua marca. Eles necessitam perceber que estão sendo ouvidos e que o seu negócio busca o melhor para solucionar os seus problemas.

Isso não diz respeito, exclusivamente, aos produtos que você vende. Quando se trata de marketing online, a venda é consequência do bom trabalho que você produz na internet. Portanto, produza conteúdo que seja relevante e que esteja alinhado com as necessidades/dúvidas do seu público.

Calcule o ROI

Chegamos para a parte dos cálculos: o ROI, ou o Retorno Sobre o Investimento. Essa é uma maneira muito fácil de descobrir o quanto sua empresa está perdendo ou ganhando em cima dos investimentos realizados.

Para calcular o ROI, basta você subtrair a sua receita pelo custo que você teve. Desse resultado, divida também pelo mesmo custo. Ao final, multiplique por 100 – assim você obterá uma porcentagem, que é o lucro obtido (ou perdido).

Para facilitar, tenha sempre em mente a fórmula abaixo:

 

Fórmula de cálculo de ROI no texto "Marketing Digital: como fazer mais com menos"

Caso você queira entender melhor esse conceito, leia esse material produzido por nós: Saiba o que é ROI, como usá-lo e por que ele é tão importante.

Faça uma boa segmentação

Se você deseja atingir seus objetivos, você precisa ter o alvo perfeito. É por isso que a segmentação é tão importante para um negócio, independente de qual ele seja.

Quando você passa a conhecer o seu público e suas necessidades, você precisa direcionar conteúdo perfeito para o grupo de pessoas ideal. Assim, haverá mais chances deles cogitarem realizar as ações que você estiver propondo.

No entanto, isso só é possível quando você realiza uma boa segmentação de conteúdo, público e objetivos. Estipule bem seus objetivos, especifique o material que será produzido/divulgado e segmente de forma apropriada aos receptores.

Capriche na sua presença online

Quando falamos de presença ao online, nos referimos a um conjunto de coisas.

  1. Site bem estruturado e dinâmico, com variedades de ações, conteúdo e possibilidade de contatos;
  2. Redes sociais visualmente bem organizadas, distribuindo o conteúdo de forma metódica e prestativa;
  3. Relacionamento adequado com os seguidores, retirando suas dúvidas, os ajudando em escolhas ou simplesmente sendo uma marca amiga;
  4. Variedade nos canais de atendimento, explorando plataformas digitais adequadas para o seu negócio;
  5. Blog preenchido com bastante conteúdo e que siga a jornada de compra com as devidas sugestões de ações (CTAs) que os leitores poderão realizar.

Viu só? Esses são apenas alguns pontos cruciais para que a sua presença online seja boa e adequada. Ao fazer isso, você já garante um bom posicionamento da sua marca na web.

Aproveite o WhatsApp 

Por fim, podemos falar de um aplicativo muito utilizado em relações pessoais e que, infelizmente, nem sempre é levado em conta para estratégias comerciais.

O WhatsApp é um aplicativo perfeito: nada tão formal como um e-mail, nem muito íntimo como uma ligação telefônica. É o meio certo para uma interação certeira, capaz de fidelizar seu cliente ainda mais ou transformar um lead qualificado em um novo consumidor do seu produto/serviço.

Por isso, o utilize como opção para contato em suas publicações nas redes sociais (o uso de um API é ótimo para isso), deixe ele visível no seu site e incentive a comunicação dele nas suas relações com o público. É fácil, prático e viável.

Se você quiser fazer muito mais realizando menos, todas essas dicas são vitais. São as estratégias perfeitas para um marketing perfeito.

Mas ainda tem dúvidas? A gente pode te ajudar! É só nos chamar, CLICANDO AQUI.

Saiba o que é ROI, como usá-lo e por que ele é importante

Saiba o que é ROI, como usá-lo e por que ele é tão importante

Você saberia dizer o que é ROI, como usar a técnica e por que ela é essencial para o seu negócio?

Se você pensou sobre e não tem uma resposta, não se preocupe. Iremos explicar tudo para você! O ROI é uma grande necessidade para o Marketing Digital e possibilita uma visão mais ampla da forma como você aplica o seu dinheiro.

Mas o que é ROI? 

ROI é uma sigla para Retorno Sobre Investimento e é um cálculo muito utilizado para avaliar se o seu investimento em Marketing Digital está trazendo resultados verdadeiros.

Em outras palavras, ele investiga se a sua empresa está perdendo ou ganhando ao investir em campanhas, anúncios, aquisição de ferramentas digitais ou qualquer outra aplicação financeira.

O ROI é baseado em uma fórmula muito simples e que pode ser calculada de forma precisa e objetiva.

Como calcular o ROI do meu investimento?

O ROI é calculado por meio de operações simples de subtração, multiplicação e divisão. São necessários apenas dois dados para que você possa descobrir ele: o ganho obtido e o investimento inicial, que serão multiplicados por 100 – como você pode ver na fórmula abaixo.

Calculo de o que é ROI

O termo ganho obtido se refere ao lucro que retornou ao seu negócio; é aquilo que você recebe, no final, como rendimento. Já o investimento inicial é justamente o que o nome diz: o que você aplicou na sua campanha/anúncio etc. Por fim, você precisa multiplicar o resultado final por 100, assim você terá um valor apresentado em porcentagem – o que proporciona uma melhor visão sobre seus ganhos ou perdas.

Mas vamos aos exemplos!

Imagine que você tenha um e-commerce. As despesas mensais do seu site são de R$3.000 reais e você vendeu, durante 1 mês, para R$5.000 reais. Dessa forma, você calcularia:

Calculo de o que é ROI

O lucro que você teria, portanto, seria de 66% – o que indica que você teve resultados satisfatórios, considerando o seu investimento inicial.

Mas a situação poderia ser a contrária! Pense que você investiu no seu site para R$5.000 e vendeu para R$3.000. O cálculo ficaria assim:

Calculo de o que é ROI

Viu só? Seu investimento inicial foi maior que o ganho obtido, então você teria uma perda de 40%.

Quais os benefícios do ROI e quem pode utiliza-lo?

A importância do ROI não é meramente saber como o seu dinheiro foi aplicado. É essencialmente saber como ele foi usado e quais os retornos você obteve ao realizar seus investimentos.

Ele é vital para negócios grandes, médios e pequenos, de qualquer segmento ou área de atuação, pois possibilita que a marca [ou o investidor (a)] tenha uma visão maior de como seus esforços financeiros são organizados e utilizados.

Assim, você conhece se suas táticas são eficazes para atingir seus objetivos ou se você precisa melhorar, estabelecer uma nova forma de investir e lucrar. É somente conhecendo os resultados do que você realiza que você pode continuar aprimorando seu negócio. O processo de mensuração é contínuo e muito importante. É o ROI que te ajuda nisso!

Portanto, alguns dos principais benefícios do ROI são:

  • Mostrar como uma campanha de marketing digital impacta diretamente no financeiro;
  • Incentivar a priorização de anúncios e adiamento de outros com base em suas forças e fraquezas. Um anúncio no Adwords, por exemplo, pode estar rendendo mais que o do Facebook Ads.
  • Medir a eficácia de sua estratégia digital;
  • Reduzir custos e otimizar investimentos;
  • Aprimorar seu planejamento no marketing digital.

Ainda tem dúvidas sobre o Retorno Sobre Investimento? Nós da Voy podemos retirar essas dúvidas! É só entrar em contato conosco CLICANDO AQUI.

 

3 vantagens de terceirizar o serviço de marketing para uma agência

Que o marketing digital é importante para qualquer negócio já estamos cansados de saber. No entanto, muitas empresas deixam de investir por falta de tempo ou de profissional qualificado.

Contratar profissionais e montar toda uma estrutura de marketing para atender essa demanda de uma forma efetiva, realmente, não é uma tarefa fácil. Neste post, vamos compartilhar 3 vantagens de contratar uma agência de marketing digital para acabar de vez com esses problemas.

  1. Conhecimento

Conhecimento é sempre o ponto de partida. Uma boa agência é aquela que é expert em seus serviços e é capacitada para realizar toda a parte estratégica e operacional de uma empresa.

Convenhamos: marketing é uma grande responsabilidade. Nem sempre podemos deixar tais responsabilidades na mão de alguém apaixonado por mídias sociais. Embora esse seja um sentimento mútuo entre profissionais de marketing, vai mais que uma simples paixão: é especialização e sabedoria.

Um ponto interessante para você observar antes de contratar uma agência ou decidir montar uma equipe interna, então, é a questão da experiência, da vivência e do conhecimento adquirido ao longo do tempo.

  1. Investimento

O que custa mais caro: contratar um colaborador ou uma agência? Aí está uma grande pergunta.

É difícil encontrar profissionais experientes por um baixo custo. Se sua empresa está com dificuldades em encontrar um profissional ideal ou ainda é pequena e possui uma estrutura enxuta, você pode e deve investir em uma agência. Ela terá conhecimento necessário e uma equipe pronta para dar todo o auxílio necessário no planejamento de uma estratégia de marketing digital para o seu negócio.

  1. Produtividade

Contratar uma agência não significa se afastar das ações de marketing. A proposta de agência é trabalhar em conjunto com o cliente para que ambos, juntos, possam desenvolver um excelente trabalho. Afinal, quem entende mais do negócio do cliente, se não o próprio cliente?

Nós diríamos que um bom entrosamento entre o cliente e a agência é o casamento perfeito, onde um doa informações e outro desenvolve estratégias e campanhas alinhadas com o objetivo do negócio.

Entretanto, é óbvio que ao contratar uma agência você acaba tendo mais tempo livre para cuidar do seu negócio, e ter esse apoio pode torná-lo mais produtivo e mais envolvido com outros projetos.

Ficou com dúvida de como funciona?

Nós podemos lhe explicar melhor!  É só chamar a gente para uma conversa clicando aqui.

ferramenta inteligente do linkedin que ajuda com leads

Conheça a ferramenta inteligente do LinkedIn que preenche dados de usuários

Nosso conteúdo de hoje é totalmente dedicado aquelas empresas que precisam gerar mais leads qualificados e não sabem como fazer isso de uma forma efetiva.

Para isso, iremos conversar sobre o “Lead Gen Forms”: ferramenta inteligente desenvolvida pela LinkedIn que tem como principal objetivo captar leads por meio de campanhas pagas. Segundo o próprio LinkedIn, a principal dificuldade de conversão em dispositivos móveis é fazer alguém preencher um formulário pelo celular.

Lançada em 2017, o Formulário de Geração de Leads completa automaticamente as informações dos usuários assim que eles clicam nos anúncios da empresa.

Tudo isso torna-se incrível pois é sabido que, muitas vezes, a maior dificuldade de profissionais de marketing é conciliar seu tempo para enriquecer seus leads; ou seja, coletar os dados específicos do potencial cliente – já que dificilmente ele fornecerá todas as informações voluntariamente.

Para superar essa dificuldade de obtenção dos dados, o LinkedIn cria uma ferramente que captura todas essas informações de forma automática, tais como o nome, empresa que trabalha, cargo, telefone etc. Como o LinkedIn é uma rede totalmente profissional, as informações provenientes geralmente são precisas e completas.

Depois do formulário, o usuário é direcionado para uma página de agradecimento que conecta com o seu conteúdo e/ou envia para o seu site.

Gostou da dica? Fique atento em nosso blog e continue informado.