Tiktok para empresas: é um caminho de sucesso?

Empresa e TikTok: é uma parceria de sucesso?

Será que vale a pena apostar em estratégias de TikTok para empresas? Essa é uma dúvida comum que as marcas têm quando investem em marketing digital, tendo em vista o “boom” dessa rede social.

Sem dúvida, o TikTok pode ser uma ótima ferramenta a ser explorada pelo seu negócio, caso as suas personas utilizem essa plataforma para consumir conteúdo. 

Porém, como em toda estratégia de marketing, é preciso ser estratégico para conquistar o protagonismo da sua marca nessa rede social. Continue a leitura para saber mais!

TikTok é a rede social do momento: vale a pena estar nela?

O poder de alcance do TikTok é imenso! Para você ter uma ideia, ele foi o aplicativo mais baixado do mundo em 2022, como mostra uma reportagem do portal Poder 360

Usar o TikTok para empresas, sem dúvida, pode trazer excelentes resultados para as marcas, como aumentar o alcance de público, engajar seguidores, gerar leads e até mesmo fechar vendas.

Porém, nem todo negócio precisa ou deve estar nele! O TikTok é uma rede social mais voltada para a publicação de vídeos divertidos e joviais. Logo, é preciso pensar se a sua marca dialoga com esse perfil de público.

Além disso, apesar dessa rede estar se difundindo para outras faixas etárias, o público do TikTok ainda é majoritariamente jovem. De acordo com a Infobase, 41% dos usuários têm idades entre 16 e 24 anos. 

Se você tem um e-commerce que vende roupas descoladas e acessórios da moda, portanto, o TikTok, sem sombra de dúvida, é uma excelente plataforma para se investir.

Mas, será que o mesmo vale para um escritório de advocacia super sério e que atende principalmente pessoas mais velhas e conservadoras? Provavelmente não, concorda?

Isso não quer dizer que um advogado não pode ter sucesso no Tik Tok, inclusive muitos utilizam a plataforma. Porém, é necessário alinhar o perfil do escritório com o dos clientes que se pretende conquistar.

É esse exercício que deve ser feito ao pensar se vale a pena ou não criar um TikTok para o seu negócio! Ou seja, pense se o perfil da rede social combina com a sua marca e se o tipo de conteúdo produzido agrada os seus públicos e as suas personas.

Reels e TikTok: entendendo a diferença

Quando falamos em TikTok para empresas, é comum que ainda se faça confusão entre essa rede social e os Reels, que são um recurso do Instagram.

O TikTok é uma rede social que possibilita o compartilhamento de vídeos curtos, bem como a interação com outros usuários.

Os Reels, por sua vez, são vídeos curtos, semelhantes aos do TikTok, mas publicados no Instagram. Esse é apenas um dos diversos formatos de conteúdo que podem ser explorados na rede social da Meta.

5 dicas para ter sucesso ao utilizar o TikTok para empresas

Uma vez que você decidiu que vale a pena apostar na produção de conteúdo para o TikTok na sua empresa, é importante seguir algumas dicas. Veja, a seguir!

1. Explore as ferramentas do TikTok para aproveitar as tendências

Os vídeos que mais se destacam no TikTok são aqueles com potencial para se tornarem virais ou memes na internet.

Há sempre trends, desafios, músicas e áudios que estão em alta e que podem ser aproveitados pela sua marca na produção de conteúdo.

Use a criatividade para explorar esses recursos e ferramentas do próprio TikTok para editar os vídeos e conquistar resultados mais expressivos.

2. Mantenha a constância nas publicações

Assim como acontece em outras redes sociais, as publicações no TikTok devem ser feitas com constância, seguindo um planejamento e um calendário editorial.

Então, de nada adianta criar uma conta no TikTok e raramente postar vídeos. Para que você ganhe relevância na rede social, deve-se ter constância nas publicações.

Quanto mais vídeos você postar, mais chances terá de aparecer no For You Page (FYP), seção que traz os vídeos recomendados pelo TikTok para os usuários.

3. Faça parcerias com influenciadores digitais

No TikTok, os usuários tendem a seguir mais perfis de influenciadores digitais e criadores de conteúdo. Então, para ter sucesso na rede social do momento, você pode utilizar estratégias de marketing de influência, fazendo parcerias com tiktokers de sucesso.

A ideia é explorar a sua marca dentro do contexto dos conteúdos publicados pelos influenciadores.

https://www.tiktok.com/@barbaracoura/video/7187879203403042053?lang=pt-BR

A tiktoker Bárbara Coura, por exemplo, ficou conhecida por fazer vídeos de humor simulando situações do dia a dia. Ela tem feito várias parcerias com marcas de diversos segmentos, como a Xiaomi, incluindo produtos das empresas nessas publicações.

4. Mostre os bastidores da sua empresa

Uma boa estratégia para explorar no TikTok é mostrar os bastidores da sua empresa, aproveitando os áudios e trends do momento.

Deve-se apenas ter cautela para não fazer nada “forçado” ou que deixe os seus colaboradores pouco a vontade.

Se um funcionário não quiser participar de uma “dancinha” ou desafio, por exemplo, respeite. Afinal, nem todo mundo gosta de participar desse tipo de ação.

5. Analise as suas métricas

Toda estratégia de marketing bem-sucedida é baseada em métricas e no TikTok não é diferente.

A plataforma oferece um painel interessante com a visão geral e dados sobre as visualizações mensais e semanais, além de mostrar os vídeos com tendências e o número de seguidores que o seu perfil possui.

Com base nesses dados, você pode ir testando formatos e ver o que agrada mais os seus seguidores nessa rede social

Resumindo: usar o TikTok para empresa é muito interessante, principalmente para as marcas com uma identidade mais jovial. 

Então, se você acredita que pode ter sucesso nessa rede social, conte com os especialistas em conteúdo da Voy para produzir vídeos incríveis!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *