Entenda de uma vez por todas o que é Funil de Marketing
Você sabe o que é Funil de Marketing? Se você não tiver ideia, não se preocupa! A gente vai te explicar.
Para começar, precisamos deixar claro que o marketing tem mudado muito. As empresas que investiam em ações invasivas têm repensado seus métodos.
Apesar da publicidade tradicional ainda ter resultado, muitas empresas buscam desenvolver estratégias mais humanizadas e com foco nas necessidades dos usuários, por meio de conteúdo útil e relevante.
Para produzir esse tipo de conteúdo (e que seja adequado às necessidades das personas), é necessário entender o comportamento do público e quais suas maiores dores. Se torna vital compreender o que seus seguidores e/ou leads buscam e ofertar conteúdos que o ajudam na decisão de compra.
Ao pensar, literalmente, em um funil, sabemos como ele é: possui um topo maior, que vai afunilando em uma proporção menor até chegar ao final. O funil de marketing segue exatamente esta perspectiva: se inicia com um grande volume de visitantes ao seu site e finaliza com uma quantidade menor – pessoas, estas, interessadas em comprar seu produto/serviço.
O Funil de Marketing pode ser dividido em 5 etapas:
- Atrair;
- Converter;
- Relacionar;
- Fechar;
- Encantar.
Entenda melhor com a imagem abaixo!
Ao avaliar essa imagem, fica claro que temos um topo de funil (abrangente), um meio de funil mais qualificado e um fundo, com oportunidades de negócio.
Topo de funil
Como já comentado, o topo de funil é onde temos um maior número de potenciais clientes. A gente sabe que nem todos continuarão o relacionamento com a sua marca ou se interessarão pelos seus conteúdos. No entanto, no meio desse volume, certamente existirão alguns que se sentirão conectados à sua marca.
Os conteúdos produzidos nessa etapa devem ser mais abrangentes e genéricos, para que seja possível atrair um número maior de pessoas. Assim que ele interagir com seu negócio e demonstrar interesse pelo seu conteúdo, ele irá caminhar na jornada de compra – passando para outras etapas do funil – e se tornando mais próximo de você.
No topo de funil, podemos usar, como exemplo, o seu site. A maior parte dos visitantes da sua página estão nessa etapa da jornada.
Meio de funil
Nesta etapa o objetivo principal é qualificar os leads, para que eles possam evoluir na jornada de compra. Aqui, normalmente, o usuário já percebeu que tem um “problema a ser resolvido” e está em busca de uma solução. Por isso, você deve produzir conteúdos importantes e técnicos, que mostrem todo o potencial do seu negócio.
Outra ação também importante é ter informações do lead (quanto mais, melhor), para usá-las a seu favor. Assim você pode segmentar os conteúdos conforme o interesse da pessoa, na hora e no momento certo.
Fundo de funil
No fundo do funil, os conteúdos são mais focados em colocar em evidência o problema e as possíveis soluções do cliente. Pensando nesse fundo de funil, devemos pensar em algo que diferencie a sua empresa e os seus serviços dos demais concorrentes.
Nesta etapa é importante investir tempo e técnica para fazer com que o lead queira conhecer o seu produto ou serviço, como, por exemplo, deixa-lo fazer um teste gratuito.
É importante ressaltar todos os benefícios da sua empresa e também, se possível, buscar por depoimentos de clientes que já adquiriram seu produto/serviço – peça para eles, de uma forma natural e sincera, como foram suas experiências com a marca.
Afinal, pessoas comuns confiam muito mais em pessoas como elas. As pessoas acreditam no contato humano e no compartilhamento de experiência boca-a-boca.
Ainda com dúvidas sobre a jornada de compra e o funil de marketing da sua empresa? Você pode solicitar nossa ajuda! É só clicar aqui ou mandar mensagem no WhatsApp para o número (48) 99970-2623.
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