Você sabe o que é métrica de vaidade?

O que é métrica de vaidade? Pelo fato de a nossa agência ser especializada em performance, esse é um assunto que gostamos de debater.

Elas nada mais são do que aquelas informações que não levam a nenhum resultado efetivo. Funcionam quase como uma droga para quem investe em mídias sociais, pois as pessoas acabam dando “uma espiadinha” nesses números e acham que estão executando uma observação séria.

No entanto, essas informações isoladas podem significar um grande erro. Muitas empresas e profissionais, por falta de conhecimento técnico, acabam seguindo o caminho mais fácil: mensuram dados específicos e utópicos.

As informações de vaidade são apresentadas de “supetão” para um público que, normalmente, não entende do assunto.  Assim, acham ser importantíssimas, mas, quando levados à um julgamento mais aprofundado e crítico, somem no ar.

Um exemplo prático: o número de seguidores nas redes sociais. Ter muitos seguidores significa o quê, exatamente? Para muitos, essa métrica representa muito, o problema é que números todos nós podemos comprar.

De que adianta 150 mil seguidores e descobrir que apenas 2% deles são engajados e ativos? E se existe 5 mil seguidores engajados, mas nunca nenhum deles comprou de você?

Sob a ótica quantitativa, tais números são ótimos. Porém, ao fazer uma análise mais aprofundada, percebemos que é uma verdadeira ilusão – dependendo muito, é claro, do objetivo estratégico da empresa nas redes sociais.

Mas como fugir dessas métricas de vaidade?

O primeiro passo seria entender que esse tipo de informação não define se você é eficiente ou não. Em segundo lugar, é importante ser humilde o suficiente para compreender que não são necessários números exorbitantes para se tornar uma referência na sua área de atuação.

Foque na qualidade do que é feito e nos resultados obtidos, mesmo que com uma quantia pequena de seguidores ou curtidas, por exemplo. Afinal, é melhor ter resultados efetivos do que uma infinidade de curtidas que não agregam nada ao seu negócio.

Conquiste métricas de valor, que correspondam aos objetivos definidos em planejamento.

3 passos para utilizar o LinkedIn

3 passos para usar o LinkedIn como ferramenta de Marketing Digital

Já falamos de várias coisas aqui no blog da Voy e hoje iremos destacar a importância de uma grande ferramenta para o marketing digital: o LinkedIn.

Antes de tudo, é importante ressaltar que o importante são nossas ações com as ferramentas e não a ferramenta em si. Temos que concordar que de nada adianta uma ferramenta fantástica se não soubermos trabalhar todo seu potencial.

Primeiro passo

Devemos esclarecer que no Linkedin, assim como no Facebook, as empresas têm um lugar especial: o Business Page. Então, esqueça aquela história de perfil: o que sua empresa precisa ter, independe da rede social, é uma página profissional.

É de extrema importância que nesta página você tenha todas as informações básicas bem preenchidas e um resumo que relate todo o potencial e os diferenciais do seu negócio.

Um bom texto deve ter entre dois a quatro parágrafos que expliquem de uma forma clara toda a visão e os valores do seu negócio. Além disso, é importante um carinho especial as imagens, principalmente a do banner – uma das imagens de maior destaque na página.

Outro fator importante é descrever os serviços oferecidos pela sua empresa de uma forma bastante objetiva, deixando claro o que é o produto, para que ele serve, que dor ele cura e quais benefícios ele gera.

Segundo passo

Faça com que os colaboradores sejam engajados nessa rede social e que marquem o seu negócio como a empresa empregadora. Ainda que isso seja muito importante, é necessário que os profissionais tenham um comportamento adequado na rede e que saibam usar estrategicamente o LinkedIn.

Terceiro passo

Provavelmente uma das etapas mais importantes, a produção de conteúdo dentro da plataforma é fundamental. A frequência das postagens não precisa ser tão alta como em outras redes sociais – em média, dois artigos por semana já garantem participação efetiva e engajamento. O mais importante na produção de conteúdo do linkedin é definir um tema, deixando claro o seu objetivo com a rede, que podem ser mais institucionais, direcionadas ao público-alvo da empresa ou para atração de profissionais.

Por fim, uma dica bem interessante é manter um tom de voz mais informativo do que outras redes sociais mais focadas em entretenimento. Use essa rede como uma forma de você demonstrar conhecimento em sua área de atuação e tornar-se autoridade no assunto.

Ainda tem dúvida de como utilizar o LinkedIn como estratégia de Marketing Digital? Chama a gente clicando aqui.

As maiores dúvidas de quem está começando a anunciar no Facebook

As maiores dúvidas de quem está começando a anunciar no Facebook

Como todos já estão cansados de saber, o Facebook é a maior rede social do mundo, com uma base que ultrapassa 2 bilhões de usuários. Portanto, ela é indispensável para aquelas empresas que procuram vender mais pela internet e ter um relacionamento mais próximos com seus usuários.

No início de 2018, o Facebook anunciou uma mudança na forma de entregar os conteúdos publicados na rede. O alcance dos materiais produzidos por empresas diminuiu consideravelmente. Com isso, logicamente, é cada vez mais complicado entregar o conteúdo para o público-alvo, mas existe uma solução: investir em anúncios pagos na rede social.

Em vista dessa necessidade de investimento, muitas dúvidas acabam surgindo com o tempo. A seguir, procuramos responder os principais questionamentos. É só continuar com a leitura.

Guia dos anunciantes

  1. Todas as páginas podem desfrutar desse benefício, enquanto os perfis pessoais não têm essa possibilidade;
  2. Para criar os patrocínios, é importante que você utilize uma conta de anúncios e gerenciador de negócios. Lá você vai poder criar seus anúncios, acompanhar os resultados etc;
  3. Uma dúvida bastante frequente é em relação ao orçamento: quanto e como investir. A resposta é que tudo varia de acordo com cada empresa e seus objetivos. É bom frisar, no entanto, que com pouco dinheiro você consegue bons resultados. Se você imagina que um bom retorno precise de uma verba superior a $1000,00, você pode estar enganado.
  4. Sobre o alcance: é uma das métricas mais comentadas do facebook. A rede social prioriza conteúdos com o comportamento do usuário. Por isso, entender e analisar cada métrica são cruciais para que seu negócio conquiste mais fãs e aumente o engajamento – consequentemente, mais vendas. Porém, com o excesso de informação existente diariamente dentro da rede, fica cada vez mais difícil obter o tão sonhado alcance (o número de pessoas as quais suas publicações foram exibidas).
  5. Segmentação é um fator fundamental para o sucesso dos seus anúncios. Nada adianta você criar um anúncio maravilhoso, se você errar nesse detalhe e aparecer para as pessoas erradas. Coloque bastante tempo nessa parte, ela é essencial.
  6. Capriche nas imagens, afinal elas são responsáveis por 50% dos seus resultados. Os outros 25% são gerados pela segmentação e o restante pela sua página de destino.
  • Nesse quesito, o primeiro fator importante é respeitar a regra de textos em imagens (apenas 20% de texto).
  • O segundo é usar rostos: pessoas estão em busca de outras pessoas, pois somos seres sociais.
  • Terceiro: utilize cores fortes, pois o facebook tem as cores azuis e brancas como padrão da rede, então, qualquer cor forte se destaca dentro da plataforma.
  • Quarto ponto – e bem importante: jamais utilize seta e/ou botões na imagem, exceto se você quer ser bloqueado ou ter suas campanhas rejeitadas. O Facebook não gosta de nada que simule ações que não existem, nem chamada para ações que façam o usuário sair da rede social.

5 dicas para cuidar das suas redes sociais

Separamos 5 dicas essenciais para que o seu negócio tenha mais sucesso com as redes sociais. Vamos lá?

1. Entenda e defina sua estratégia

Sua empresa entende para quem ela se comunica? E quem seriam seus possíveis compradores? Identificar seu público facilitará grande parte do processo e ajuda a melhorar sua comunicação. Responda perguntas como: Por que estou nas redes sociais? Qual minha capacidade de produção de conteúdo? O que eu busco de resultado? Quanto isso irá me custar? Qual importância das mídias sociais para o meu negócio?

2. Trabalhe sua imagem

As redes sociais trabalham com o visual. Vivemos em um período onde o fluxo de conteúdo é tão grande, que se você não tiver um bom design, provável que seu conteúdo nunca seja lido, por não chamar a atenção dos usuários. Entenda que uma boa imagem, em boa resolução, bem estruturada e que transmita claramente sua mensagem atraí mais facilmente o olhar despercebido. Capriche, aposte no design de conteúdo.

3. Planeje o conteúdo

As notícias e novidades postadas pelas empresas nas redes sociais não estão ali por acaso. Ao menos, não deveriam estar. Um verdadeiro trabalho de social media começa com o planejamento do conteúdo. “Qual a missão e visão da minha empresa e de que forma utilizarei isso na divulgação da marca? Que tipo de conteúdo será produzido para apresentar meu produto e também tirar as dúvidas dos consumidores?”. O conteúdo não pode ser apenas divulgador, ele precisa ser educativo e interativo, para que os seus seguidores sintam-se “apaixonados” pela sua empresa. E para que sua empresa seja útil para seus consumidores.

4. Interaja com o público

Se uma pessoa curte sua página é por algum motivo. Saiba valorizar essa curtida. A página de sua empresa pode ser uma porta para diversos clientes que estão realmente interessados em te conhecer melhor. Algumas dicas são: Responda o mais rápido possível, mostre disponibilidade, faça interações, demonstre interesse no problema dos seus seguidores. A interação não é presencial, mas a busca pelo digital cada vez mais aproxima as pessoas das marcas.

5) Analise as métricas e aprenda com os resultados

Do que adianta seguir todas as dicas anteriores, se, depois, não fosse possível medir os resultados? Há várias ferramentas, pagas ou não, que trazem diversas formas de medir os resultados das suas ações nas redes sociais. Entender se a sua estratégia está surtindo efeito, é de extrema importância. Num mar de informações, é possível descobrir se determinada ação foi um sucesso ou o que evitar numa próxima campanha.

Aprender extrair informações das suas ações é primordial para saber se os seus objetivos estão sendo alcançados.

Quer saber mais? Fale conosco!

6 tendências em marketing digital que te levarão ao sucesso na reta final de 2018

6 tendências em marketing digital que te levarão ao sucesso na reta final de 2018

O ano de 2018 já está pela metade. Muita coisa já aconteceu e muitas outras acontecerão. Ano de eleições, de muita incerteza política e volatilidade econômica. Como, então, driblar todos esses problemas e contratempos para ter sucesso em 2018?

A solução é planejar e sair na frente da concorrência, investindo em marketing digital e novas tendências que diferenciem sua empresa das demais.

Pra te ajudar nessa, nós colocamos nossa bola de cristal em prática e fomos atrás de pesquisas e dados que mostram o que pode ser tendência para o marketing digital neste ano.
Sem charlatanismo, vamos te mostrar as tecnologias que estão bombando, o que já vem sendo feito por outras empresas ao redor do mundo e os investimentos que vem dando mais resultado no mundo do marketing digital.

Produção de Conteúdo é lei

Assim como nos últimos anos, as estratégias de Inbound Marketing e produção de conteúdo continuarão sendo essenciais em qualquer estratégia de marketing.
Com tanta informação e estímulos pipocando nas telas de celular, nos computadores e a nossa volta, é essencial ser relevante e diferente, criando algo que realmente traga valor para o usuário.
Quando um banner pula em sua tela, o “x” é primeira coisa que você busca – mesmo sem prestar atenção no conteúdo da mensagem. Ninguém quer ser interrompido. Por isso, o Inbound vem trazendo uma estratégia diferente: o cliente é atraído espontaneamente até o produto ou solução oferecido, por meio de artigos, vídeos, e-Books ou outros materiais.
Uma pesquisa da Content Trends em 2017 mostrou que 71% das empresas pesquisadas já adotam a estratégia de Marketing de Conteúdo e 58,3% pretendem adotar ou já deram início a fase de implementação.

Isso mostra que, cada vez mais, as empresas buscam trazer soluções inteligentes e não apenas vender produtos. Buscam se relacionar, entender melhor seu público e humanizar mais sua marca.
Mas, se todas as empresas estão investindo neste marketing de permissão, como se diferenciar?

A dica é buscar investir na qualidade do que é produzido e da informação passada. Novos conteúdos, como vídeos ao vivo e podcasts, por exemplo, são uma boa escolha.

E, vale frisar, cada vez mais as pessoas buscam conteúdos rápidos e que solucionem suas dúvidas. Então, ser rápido e objetivo pode ser uma boa estratégia.

Transmissões de vídeo ao vivo aproximam marcas e clientes

Como se destacar no feed do Facebook, em meio aos stories do Instagram, se sua marca só posta oferta e quase nunca traz algo novo e interessante? Como sua empresa vai competir com as fotos de um fim de semana no Caribe ou com vídeos mostrando os bastidores de um evento?
Para diferenciar, as transmissões ao vivo (principalmente no Instagram e Facebook), vem tornando-se excelentes estratégias para aproximar a marca do seu público. Resta agora ser criativo para criar novas ideias e reter o público em suas publicações ao vivo.
Exemplos de sucesso não faltam. Nos últimos anos, pudemos ver diversas rádios que deixaram de apostar apenas no áudio e começaram a transmitir seus programas também em vídeo pelo Facebook e Youtube. Isso permite interação em tempo real e dinâmica com seus espectadores.
E com a modernização dos smartphones e novas funcionalidades destes aplicativos, é possível, inclusive, fazer chamadas de vídeo privadas com outras pessoas. Já pensou se a dúvida do seu cliente pudesse ser respondida ao vivo por um de seus colaboradores? Sua empresa pode vender sem fazer com que o cliente saia de casa. Mais prático e muito mais barato!

Aposte na força dos Influencers

Os influencers – ou em influenciadores digitais, no bom português – são aqueles famosos na internet que tem o poder de influenciar seus seguidores a comprarem determinados produtos ou executarem alguma ação.

Pesquisas afirmam que 90% dos consumidores confiam em recomendações de colegas, enquanto apenas 33% dos consumidores confiam em anúncios. Então é muito mais fácil chegar ao seu cliente através de um influenciador que passa confiança do que um outdoor no centro da cidade.

Engana-se, no entanto, quem pensa que estes influenciadores precisam de um público gigantesco. A tendência agora é os “pequenos”, com públicos entre 10 e 100 mil pessoas e com segmentação específica.

Aquele cara que posta os artigos sobre empreendedorismo no Linkedin e tem lá seus 50 mil seguidores pode ser uma ótima oportunidade de marketing para uma startup que quer divulgar seus serviços, por exemplo.

Um chatbot pode ser seu melhor funcionário

Não importa se faz chuva ou sol, se o cliente é grosso ou um amor, os chatbots sempre responderão da melhor maneira possível e de forma atenciosa. São recursos de inteligência artificial cada vez mais presentes no atendimento entre empresas e clientes.
Uma pesquisa realizada no ano passado, durante a Social Media Week, 65% dos entrevistados afirmaram que já investem ou vão começar a investir nesta tecnologia.

É a hora de pensar nas buscas por voz

Ok, Google.

Hey, Cortana.

E aí, Siri.

Você provavelmente já usou alguma dessas frases pra chamar o seu assistente virtual. É possível não só fazer pesquisas, como também usar aplicativos, responder mensagens, trocar de músicas e muito mais ao utilizar os comandos por voz. Nos Estados Unidos, por exemplo, já é possível ter uma interface controlada apenas por esse formato, como é o caso do Google Home ou do Amazon Echo.
As estratégias de SEO, portanto, também precisam pensar nesse mercado. Veremos cada vez menos as pessoas digitando palavras; elas procurarão falar. Então, é uma excelente área a ser explorada, tanto na questão do Search Engine Optimization (SEO), como para a criação de novos produtos e estratégias que utilizem esta inteligência artificial com reconhecimento de comandos de voz.

Inteligência de marketing e criatividade farão a diferença

Apesar de diversas tecnologias e a inserção crescente das inteligências artificiais no ramo do marketing digital, uma coisa vai continuar fazendo a diferença para as empresas: o fator humano, a inteligência e a criatividade.
Nada vai adiantar você ter todas estas ferramentas e tecnologias a sua disposição se não tiver uma equipe competente e criativa pra fazer o negócio acontecer.
É como dizia Elbert Hubbard, filósofo e escritor norte-americano: “Uma máquina pode fazer o trabalho de cinquenta pessoas comuns. Mas nenhuma máquina pode fazer o trabalho de uma pessoa extraordinária”.

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O que é marketing digital?

O que é Marketing Digital?

Antes de nos aprofundarmos no assunto, vamos deixar claro uma coisa: MARKETING É MARKETING, seja online ou off-line.

E o que de fato é Marketing, você já sabe?
Philip Kotler — é considerado o pai do Marketing — conceitua marketing como “o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.E o que é marketing digital? A mesma coisa! Porém, feito de forma diferente.

 

É o bom e velho marketing trabalhado por meio de ferramentas digitais, como site, blog, redes sociais, etc. Bom, agora que já sabemos o essencial, vamos ao que realmente interessa. Marketing Digital é o conjunto de atividade que são executadas online com o objetivo de atrair potenciais clientes, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade da marca. Dentre suas principais estratégias está à produção de conteúdo.

Uma coisa precisa ficar muito clara, o digital não resolve um marketing e/ou empresa ruim. O digital pelo contrário, amplifica tudo! O que é ruim fica pior, e o que é bom se torna ainda melhor. A web potencializa a relação com os clientes e dá voz a ele, então, é prudente colocar a casa em ordem antes de ter uma presença digital.Estamos vivendo um momento onde nossa geração é acostumada com buscar online, ou seja, uma marca não é mais o que ela diz que é, e sim o que GOOGLE diz que ela é. E nesse caso, o Marketing de busca acaba ajudando no processo de construção de marca.Muito se houve falar em marketing digital, mas muitas empresas ainda não sabem como aproveitar todo o potencial para o seu negócio.

Não resta dúvida sobre a utilidade e o crescimento do marketing digital, e muita gente já sabe disso. E você? Quer estar preparado para esse mercado e ainda não sabe como? Nós te ajudamos.